Agnaldo Rayol morre em São Paulo, após queda em casa
Agnaldo Rayol morre em São Paulo, após queda em casa
Com 70 anos de carreira, o cantor era um artista versátil e, além dos sucessos musicais, teve atuações na TV e no cinema
O Brasil se despede de Agnaldo Rayol, expoente da música nacional que marcou gerações com sua voz inconfundível e presença carismática. O cantor faleceu após uma queda em seu apartamento nesta madrugada, aos 86 anos de idade. Após a queda, ele estava internado no Hospital HSANP, localizado no bairro de Santana, Zona Norte da capital paulista.
Nascido no Rio de Janeiro, em 1938, teve uma carreira que atravessou sete décadas, deixando um legado de valor incalculável para o cancioneiro popular. Além de cantor, também foi apresentador e ator.
Descendente de italianos vindos da Calábria, começou muito cedo, ainda aos cinco anos de idade, no programa Papel Carbono da famosa Rádio Nacional, apresentado por Renato Murce. Cinco anos depois estrelava nas telonas, no filme Também Somos Irmãos.
Sua potência vocal o tornou conhecido a partir dos anos 1950, quando assumiu o estilo de voz empostada com músicas do gênero operístico, traços que carregou da geração de cantores anterior à dele, como Vicente Celestino e Francisco Alves, os maiores daquela época.
A década de 1960 foi a de maior sucesso para Agnaldo, quando ganhou programas de televisão na Rede Record, como o Agnaldo Rayol Show e o Corte Rayol Show, apresentado ao lado do humorista Renato Corte Real. Além destes, estreou no programa Jovem Guarda, líder de audiência.
Sua passagem pela TV Cultura aconteceu nos anos 1980, quando apresentou o programa musical Festa Baile. Na mesma época, se apresentava em países da América do Sul, chegando, inclusive, a vencer uma edição do Festival Inernacional da Canção, no Uruguai.
Canonização de Frei Galvão
Em 2006, Agnaldo Rayol sofreu um acidente no aeroporto de Porto Alegre, ao tropeçar e cair no chão. Com a queda, e por sofrer de osteoporose, o artista fraturou o fêmur da perna direita. Um ano depois, já recuperado, foi convidado para cantar durante a missa de canonozação de Frei Galvão, pelo então Papa Bento XVI. A cerimônia aconteceu em São Paulo, na pista do aeroporto Campo de Marte.
Última despedida dos fãs
Segundo a assessoria de imprensa do cantor, a queda aconteceu em sua casa, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo. Agnaldo Rayol bateu a cabeça e foi levado ao Hospital Hsamp pelo SAMU com um corte na cabeça, mas ainda lúcido. O artista não resistiu ao ferimento e faleceu em ambiente hospitalar. Mais informações sobre o velório e cerimônia de despedida serão divulgadas em breve.