Ouça ao vivo
No ar agora

Acervo MPB: Toquinho – Parte 2

novabrasilfm
12:38 10.10.2021
Música

Acervo MPB: Toquinho – Parte 2

A primeira parte deste conteúdo, você encontra aqui. – Ainda em 1964, a primeira melodia de Toquinho recebe uma letra, escrita por seu amigo Chico Buarque: surgia então a canção Lua Cheia, primeira música de Toquinho a ser gravada em disco, três anos depois, no LP Chico Buarque de Holanda – Volume 2. A parceria … Continued

novabrasilfm - 10.10.2021 - 12:38
Acervo MPB: Toquinho – Parte 2
Acervo MPB: Toquinho – Parte 2

A primeira parte deste conteúdo, você encontra aqui.

– Ainda em 1964, a primeira melodia de Toquinho recebe uma letra, escrita por seu amigo Chico Buarque: surgia então a canção Lua Cheia, primeira música de Toquinho a ser gravada em disco, três anos depois, no LP Chico Buarque de Holanda – Volume 2. A parceria com Chico viria a se repetir anos mais tarde, em outras canções, e a amizade duraria uma vida toda.

Chico Buarque e Toquinho forma uma parceria em 1964

– Em 1965, Toquinho apresenta-se ao lado de Sérgio Ricardo no espetáculo Este Mundo É Meu, uma micro revista musical, dirigida por Francisco de Assis. Entre músicas e histórias, Toquinho e Sérgio liam notícias de jornal que traduziam a dura realidade do país em tempos sombrios de ditadura militar.

– Também em 1965, Toquinho lança o seu primeiro compacto, com gravações ao vivo das canções Só Tinha de Ser Com Você, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira e Primavera, de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes.

– Em 1966, grava o seu primeiro LP, o Violão do Toquinho, com solos de violão apoiados pelo órgão de Ely Arcoverde, pela flauta de Thommas Lee e pela bateria de Roberto Marco Antônio. Das 13 faixas do disco, cinco são de Vinicius de Moraes. Entre elas, Canto de Ossanha e Deixa (com Baden Powell) e Valsa de Eurídice. As outras faixas são de compositores como Chico Buarque, Edu Lobo e Geraldo Vandré, além de uma gravação única de uma composição de Elis Regina, de quem Toquinho era muito amigo.

– No 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, Toquinho inscreve sua canção Belinha, em parceria com Vitor Martins, defendida por Wilson Simonal. Mesmo não tendo se classificado, Belinha foi a primeira canção de Toquinho a tocar no rádio.

– Já a canção Boca da Noite, de Toquinho com Paulo Vanzolini, classificou-se – no ano seguinte – para a final do 3º Festival Internacional da Canção, ficando em 8º lugar. Também com Paulo, Toquinho compôs as canções Noite Longa e No Fim Não Se Perde Nada.

– Em 1968, Toquinho vai pela primeira vez para a Europa, fazer os arranjos de um disco de Chico Buarque e apaixona-se por Roma, cidade em que Chico havia se exilado, por conta dos tempos duros de perseguição aos artistas e às liberdades, em plena ditadura militar. Em 1969, Toquinho volta à cidade para fazer uma temporada de shows ao lado do amigo – somente os dois e seus violões – ficando lá por seis meses.

– Ainda na Itália, emprestou a qualidade de seu violão para um disco em homenagem a Vinicius de Moraes: A Vida, Amigo, É A Arte do Encontro. Título sugestivo, para a arte do encontro que aproximou os dois artistas pouco tempo depois, em uma parceria que transformou para sempre a história da música brasileira e a vida do jovem Toquinho.

– Antes de voltar para o Brasil, Toquinho deixou um tema de despedida pelo tempo que passaram juntos, para que Chico colocasse a letra. Assim, nasceu a canção Samba de Orly: “Vai meu irmão, pega esse avião, você tem razão de correr assim deste frio… Vê como é que anda aquela vida à toa, e se puder, me manda uma notícia boa”.

– Mais tarde, Vinicius de Moraes também entraria como parceiro na composição, ao alterar um verso da canção. O poeta sugeriu que substituíssem a frase “Peço perdão pela duração desta temporada”, que achou muito leve para retratar o que Chico tinha passado no exílio, por ” Peço perdão pela omissão um tanto forçada”. A frase não passou pela censura, mas Vinicius continuou assinando a composição.

Em 1969, Toquinho torna-se parceiro de Jorge Ben Jor

– Também em 1969, Toquinho tornou-se parceiro de Jorge Ben Jor. Com ele, Toquinho compôs o seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Os dois apresentaram a música em um concurso da TV Tupi e ela foi a grande campeã. Logo tornou-se um hit e passou a tocar em todas as rádios. No mesmo compacto em que lançaram Que Maravilha, estava a canção Carolina, Carol Bela, também dos dois compositores.

– A partir desses acontecimentos, Toquinho começou a ganhar destaque como compositor. Torna-se integrante do programa Ensaio Geral, da TV Excelsior, com outros artistas, como o seu antigo professor Paulinho Nogueira, Maria Bethânia, Geraldo Vandré, Nana Caymmi e Marília Medralha.

– Em 1970, lança seu segundo disco, Toquinho, com composições suas e de parceiros, onde também se arrisca pela primeira vez como cantor. Está nesse disco, além dos dois sucessos em parceria com Jorge Ben Jor, a canção Na Água Negra da Lagoa.

– No mesmo ano, Toquinho faz a direção musical do espetáculo Tudo Novo de Novo, com Marília Medralha, Gianfrancesco Guarnieri e Miriam Muniz. Com Guarnieri, compôs outras canções para teatro, como na trilha da peça Botequim, de 1973.

– Ao escutar o violão de Toquinho no disco que o homenageava, Vinicius de Moraes fica impressionado com o talento do violonista. Eles não haviam se encontrado durante as gravações na Itália e tinham se falado apenas uma vez na vida, em outra ocasião. O poeta – grande ídolo de Toquinho – convidou-o para acompanhá-lo numa temporada de shows em Buenos Aires, na Argentina.

– Logo no navio de ida, começaram a construir uma linda amizade e a parceria de uma vida toda. Toquinho mostrou uma composição sua para Vinicius, que – dois meses depois – colocou a letra, tornando-se a primeira de muitas de suas canções juntos: Como Dizia O Poeta.

– Ainda em 1970, fizeram o seu primeiro show juntos, que foi um sucesso absoluto. Logo em seguida vieram as canções À Benção, Bahia e Mais Um Adeus .

– O show que fazem em Buenos Aires – ao lado da cantora Maria Creuza – vira disco, ainda sem nenhuma composição da dupla, mas uma das mais belas joias gravadas da música brasileira.

– Em 1971, lançam o primeiro disco com suas composições em parceria, originado a partir de um show que fizeram com Marília Medralha. Neste disco, está o grande clássico Tarde em Itapoã.

Confira a última parte deste conteúdo aqui.

Quer escutar este acervo e de outros artistas? Confira a primeira temporada do podcast Acervo MPB.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Acervo MPB Toquinho
< Notícia Anterior

Acervo MPB: Toquinho

09.10.2021 12:38
Acervo MPB: Toquinho
Próxima Notícia >

Maria Bethânia lança podcast que une música e literatura

10.10.2021 13:55
Maria Bethânia lança podcast que une música e literatura
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business