Ouça ao vivo
No ar agora

Acervo MPB: Toquinho

novabrasilfm
12:38 09.10.2021
Música

Acervo MPB: Toquinho

– Antônio Pecci Filho, o Toquinho, é um dos maiores nomes da música popular brasileira. – Violonista dos melhores que este mundo já viu, cantor e compositor altamente sensível, Toquinho, com 55 anos de carreira, tem mais 90 discos lançados e mais de 500 composições, sendo um dos artistas mais produtivos e que mais contribuiu … Continued

novabrasilfm - 09.10.2021 - 12:38
Acervo MPB: Toquinho
Acervo MPB: Toquinho

– Antônio Pecci Filho, o Toquinho, é um dos maiores nomes da música popular brasileira.

– Violonista dos melhores que este mundo já viu, cantor e compositor altamente sensível, Toquinho, com 55 anos de carreira, tem mais 90 discos lançados e mais de 500 composições, sendo um dos artistas mais produtivos e que mais contribuiu para a história da nossa música.

– Traz em sua obra, ao mesmo tempo, simplicidade e sofisticação e mescla influências populares e eruditas de forma brilhante.

– Nascido em São Paulo, capital paulista, e corinthiano roxo, seu apelido era Toninho, mas por razão de ter demorado um pouco a ganhar altura na infância, o apelido mudou para Toquinho e assim seguiu para sempre.

– A música começou a entrar em sua vida ainda na infância, por meio da coleção de discos de seu pai, grande apreciador de gêneros musicais diversos. Escutava Luiz Gonzaga, Ângela Maria, Francisco Alves, Vicente Celestino, Orlando Dias, Nelson Gonçalves e Vinicius de Moraes. Mas também apreciava música clássica, como Chopin e o italiano Beniamino Gigli e o rock’n roll de Elvis Presley e da banda The Platters.

– Aluno brilhante, sempre primeiro da classe, Toquinho se cobrava demais, querendo sempre atingir os melhores resultados na escola. Sua mãe, preocupada, insistiu que ele fizesse uma atividade extra, que lhe tirasse o peso daquelas cobranças. Toquinho escolheu aprender violão.

– Isso foi bem na época em que saiu o primeiro disco de João Gilberto, que – com a sua maneira peculiar de tocar violão e seus acordes dissonantes – influenciava o jovem admirador Toquinho. Seu desempenho brilhante na escola, refletiu-se logo nas primeiras aulas de violão – aos 14 anos, com Paulinho Nogueira – e Toquinho passou a dominar o instrumento com maestria e habilidade técnica impressionante.

– Logo o professor introduziu Toquinho no universo do violão, apresentando-o a diversos outros violonistas e levando o garoto para apresentar-se em clubes e faculdades.

– Aos poucos, Toquinho foi criando seu estilo próprio. Escutava com muita atenção as gravações de Baden Powell – considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos e grande parceiro de Vinicius de Morais naquela época – e procurava aprender cada vez mais, amadurecendo como instrumentista e aprimorando-se na técnica.

– Depois, passou a estudar com o violonista Edgard Gianullo e ficou muito amigo de Oscar Castro Neves, cantor, compositor, instrumentista e diretor musical, que ajudou a lançar a bossa nova – nacional e internacionalmente – ao lado de nomes como João Gilberto e Tom Jobim.

– Oscar também foi fundamental na formação de Toquinho como artista, assim como a amizade com Chico Buarque, que trouxe a Toquinho a liberdade de não se prender a somente uma tendência musical e a valorizar compositores como Noel Rosa, Ismael Silva e Lamartine Babo.

Toquinho em programa de Televisão
Toquinho em programa de televisão

– Em 1964 Toquinho fez sua primeira aparição em um programa de televisão, o Hully-Bossa, de Walter Silva, na TV Record, tocando a música Consolação, de Vinicius de Moraes e Baden Powell. Depois, apresentou-se, junto com outros jovens e promissores talentos da época, no show Mens Sana in Corpore Samba, também de Walter Silva.

– Com 18 anos, estreava no Teatro Maria Della Costa, no elenco do musical Balanço de Orfeu, a convite do diretor Luiz Carlos Vergueiro, que conheceu Toquinho tocando violão e ficou impressionado com o talento do músico. A peça era uma condensação de Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes.

– No mesmo ano, Toquinho é convidado para assumir a direção musical do espetáculo de protesto Liberdade, Liberdade, de Millor Fernandes, em São Paulo, no lugar de Oscar Castro Neves. Um desafio para um jovem artista, que Toquinho encarou também com maestria.

Continue lendo este conteúdo aqui.

Quer escutar este acervo e de outros artistas? Confira a primeira temporada do podcast Acervo MPB.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Acervo MPB Toquinho
< Notícia Anterior

Indicações brasileiras no 22º Grammy Latino

09.10.2021 09:00
Indicações brasileiras no 22º Grammy Latino
Próxima Notícia >

Acervo MPB: Toquinho - Parte 2

10.10.2021 12:38
Acervo MPB: Toquinho - Parte 2