74 anos de Elis
74 anos de Elis
Elis Regina Carvalho Costa, nossa querida Elis, nasceu em 17 de março de 1945, na capital do Rio Grande do Sul. Hoje, ela estaria completando 74 anos. Considerada uma das maiores cantoras brasileiras e por alguns a maior, a primeira filha do casal Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa, deixou um vazio no coração da música brasileira. Contudo, … Continued
Elis Regina Carvalho Costa, nossa querida Elis, nasceu em 17 de março de 1945, na capital do Rio Grande do Sul. Hoje, ela estaria completando 74 anos.
Considerada uma das maiores cantoras brasileiras e por alguns a maior, a primeira filha do casal Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa, deixou um vazio no coração da música brasileira. Contudo, a pimentinha apelido dado a Elispor Vinicius de Moraes continua a encantar gerações por suas interpretações, como da música Falso Brilhante, músicas e trabalhos deixados. Confira um pouco da trajetória de Elis Regina.
Elis teve uma infância simples em uma vila operária. Aos 12 anos participou do programa de rádio Clube do Guri, em Farroupilha. Em 1958 fechou seu primeiro contrato musical com a Rádio Gaúcha para se apresentar no programa Maurício Sobrinho.
Aos 16 anos, lançou seu primeiro EP Viva a Brotolândia. Em 1965, ela venceu o primeiro Festival de Música Popular, realizado pela antiga TV Excelsior, com a música Arrastão de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Por sua apresentação foi considerada a melhor cantora daquele ano.
Nesse mesmo ano surge uma das parcerias históricas da música brasileira, ElisRegina e Jair Rodrigues. Depois de um encontro em um show no Teatro Paramount, eles resolveram gravar o álbum Dois na Bossa, primeiro trabalho brasileiro a alcançar a marca de 1 milhão de cópias vendidas. O álbum teve outros dois volumes de mesmo nome. Entre 1965 e 1967, eles apresentaram juntos o programa O Fino da Bossa.
No ano de 1969, ela impressionou o maestro Peter Knight e sua orquestra. Juntos eles gravaram o disco Elis in London, ao vivo, sem repetir nenhuma das dozes canções. Em 1974, em parceria com Tom Jobim, foi lançado o disco Elis & Tom, considerado um dos melhores da nossa música. Um fato interessante é que ela ajudou a despontar carreiras de artistas como Milton Nascimento, Ivan Lins, Gilberto Gil e Guilherme Arantes.
Elis teve três filhos, João Marcello Bôscoli, de seu casamento com Ronaldo Bôscoli, Pedro Mariano e Maria Rita, de sua união com César Camargo Mariano. Todos os filhos seguiram carreira na música. No ano de 1982, aos 36 anos, ElisRegina faleceu.
Texto: Thaynara Portácio