Ouça ao vivo
No ar agora

60 anos da Cássia Eller: Confira playlist especial

Novabrasil
12:00 10.12.2022
Jornalismo

60 anos da Cássia Eller: Confira playlist especial

Dezembro é um mês para celebrar Cássia Eller! Hoje, dia 10 de dezembro de 2022, uma das maiores vozes de todos os tempos da música popular brasileira completaria 60 anos. E, no dia 29 de dezembro deste ano, completaremos 21 anos sem a voz, a presença, a explosão e o talento de Cássia Eller. Relembre … Continued

Novabrasil - 10.12.2022 - 12:00
60 anos da Cássia Eller: Confira playlist especial
60 anos da Cássia Eller: Confira playlist especial

Dezembro é um mês para celebrar Cássia Eller! Hoje, dia 10 de dezembro de 2022, uma das maiores vozes de todos os tempos da música popular brasileira completaria 60 anos. E, no dia 29 de dezembro deste ano, completaremos 21 anos sem a voz, a presença, a explosão e o talento de Cássia Eller. Relembre sua vida, carreira e uma playlist com seus maiores sucessos.

“Eu poderia ser um grande cineasta

Um detetive e ter segredos numa pasta

Eu poderia ser um monge no Nepal

Um jardineiro, um marinheiro etc. e tal

E não há nenhuma outra hipótese

Que eu não considere

Mas o que eu queria mesmo ser

É a Cássia Eller”

Eu Queria Ser Cássia Eller – Péricles Cavalcanti

Dotada de um grandioso talento vocal – timbre grave e potente – de originalidade única na interpretação e de uma performance de palco marcante e avassaladora (apesar da timidez fora do palco) a cantora, compositora e multi-instrumentista carioca nos deixou cedo e inesperadamente – no auge da carreira – 19 dias após completar 39 anos, vítima de um infarto do miocárdio. Mas isso não a impediu de fazer história e marcar para sempre a nossa MPB.

Cássia Eller foi uma das maiores representantes do rock brasileiro nos anos 90

Cássia foi uma das maiores representantes do rock brasileiro nos anos 90, mas era também muito versátil, transitando por vários estilos. Gravou canções de grandes nomes de nossa música como:

  • De seu eterno parceiro e amigo Nando Reis;
  • Caetano Veloso;
  • Cazuza;
  • Frejat;
  • Luiz Melodia;
  • Marisa Monte;
  • Chico Buarque;
  • Renato Russo;
  • Rita Lee, Riachão, Arrigo Barnabé e Wally Salomão, dando interpretações muito significativas e cheias de personalidade a tudo o que gravava.

Quando interpretava canções internacionais como de The Beatles, Nirvana, Janis Joplin ou Edith Piaf, também impressionava pela precisão técnica e pela interpretação original.

Cássia Eller ocupa a posição 18 entre as 100 maiores vozes da música brasileira

Cássia Eller ocupa a posição 18 entre as 100 maiores vozes da música brasileira, em lista elaborada pela Revista Rolling Stone Brasil, em 2012.  Na lista dos 100 maiores artistas da música brasileira, feita pela mesma revista em 2008, Cássia ocupa a 40ª posição.

Entre as tantas canções de sucesso eternizadas em sua voz estão:

  • Malandragem;
  • O Segundo Sol;
  • Por Enquanto;
  • Relicário;
  • Palavras ao Vento;
  • As Coisas Tão Mais Lindas;
  • E.C.T.;
  • No Recreio;
  • Meu Mundo Ficaria Completo;
  • All Star;
  • Luz Dos Olhos;
  • 1º de Julho.

E tantas outras, lançadas em seis álbuns de estúdio, seis ao vivo e várias coletâneas.

“Meu amoooor, meu Chicãoooo”

Cássia também nos deixou seu filho Chicão (pra quem ela canta: “Meu amoooor, meu Chicãoooo”, da canção 1º de Julho, escrita por Renato Russo especialmente para a amiga, quando estava grávida).

Chico Chico – nome artístico de Francisco Eller, que acompanhou a mãe em muitos shows e palcos quando criança –  tornou-se um cantor, músico e compositor brilhante e acabou de ser indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com seu primeiro álbum solo autoral, Pomares, de 2021.

Apesar de sua identidade única, a voz, o timbre, o jeito de cantar e de se comunicar de Chicão são muito parecidos com os da mãe, e escutá-lo e vê-lo defender suas canções nos dá um certo afago no coração.

Mas não diminui a saudade que sentimos da nossa eterna Cássia Eller. Esse grande ícone, um furacão que passou por aqui e nos transformou para sempre. 

Chico e Cássia Éller
Chico e Cássia Éller. | Foto: Arquivo pessoal/Instagram @duasvezeschico.

Em 2002, depois de sua morte, seu disco Acústico MTV venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa

Em 2002, depois de sua morte, seu disco Acústico MTV venceu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa. No mesmo ano, Nando Reis, grande amigo e produtor de diversos trabalhos de Cássia, produziu o álbum póstumo Dez de Dezembro (dia de seu aniversário!), com canções inéditas na voz da cantora.

Vale a pena se aprofundar na história da vida e da obra da Cássia, acessando o Acervo MPB especial Cássia Eller, série de áudio-biografias original Novabrasil, que conta a história de grandes nomes da nossa MPB.

Playlist com os maiores sucessos de Cássia Eller

Viva, Cássia Eller! Para homenagear esta grande cantora, preparamos uma playlist especial – Cássia 60 – para vocês:


Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

all star Brasilidades Cassia Eller Cássia Eller biografia Cássia Eller e Chico Cássia Eller sucessos cultura cultura brasileira cultura nacional malandragem Notas musicais por enquanto
< Notícia Anterior

Encontros Históricos na Sala SP terá tributo à Gal Costa

10.12.2022 09:30
Encontros Históricos na Sala SP terá tributo à Gal Costa
Próxima Notícia >

Marina Sena: A estrela mineira que conquistou o Brasil e a internet

10.12.2022 15:00
Marina Sena: A estrela mineira que conquistou o Brasil e a internet