Principais sucessos de Chiquinha Gonzaga – 90 anos sem a artista

Lívia Nolla
14:25 25.02.2025
Autor

Lívia Nolla

Cantora e Pesquisadora Musical
Curiosidades

Principais sucessos de Chiquinha Gonzaga – 90 anos sem a artista

Primeira mulher a reger uma orquestra na história do Brasil, Chiquinha partiu em 28 de fevereiro de 1935 e o site da Novabrasil relembra os seus maiores sucessos

Avatar Lívia Nolla
- 25.02.2025 - 14:25
Principais sucessos de Chiquinha Gonzaga – 90 anos sem a artista
A pianista, compositora e regente Chiquinha Gonzaga | Imagem: Reprodução

Há exatos 90 anos, no dia 28 de fevereiro de 1935, nos despedíamos de uma das figuras mais importantes da história da música popular brasileira: a compositora, instrumentista e regente Chiquinha Gonzaga. Por isso, hoje, vamos relembrar os principais sucessos de Chiquinha Gonzaga.

Chiquinha foi a primeira compositora popular e a primeira pianista de choro (chorona) do Brasil, além de ser também a primeira mulher a reger uma orquestra no país. 

Elaé também autora da primeira marchinha de carnaval com letra da nossa história: a clássica Ô Abre Alas, escrita em 1899, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, que passava na frente de sua casa, no bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro.

A importância de Chiquinha Gonzaga é tão grande, que a data de seu nascimento tornou-se oficialmente – em maio 2012 – o Dia da Música Popular Brasileira, por meio da Lei 12.624, sancionada no Rio de Janeiro, cidade em que a artista nasceu. 

Nascida em uma família de pretencoes aristocráticas do Rio de Janeiro, Chiquinha cresceu e se educou em um período de grandes transformações na vida da cidade. 

Além de escrever, ler e fazer cálculos, estudar o catecismo, e outras prendas femininas, a jovem aprendeu a tocar piano, estudando com o maestro Elias Álvares Lobo.

Desde cedo, também frequentava rodas de lundu, umbigada e outros ritmos oriundos da África. Aos 11 anos, em 1858, escreveu sua primeira composição, a música natalina “Canção dos Pastores”.

1932 – Chiquinha Gonzaga, 85 anos. Fonte: Chiquinha Gonzaga, uma história de vida, por Edinha Diniz, Editora Zahar, 2009.

Pioneira e Revolucionária 

Pioneira e revolucionária, Chiquinha Gonzaga foi uma mulher muito à frente de seu tempo.  Quebrou muitas barreiras e rompeu padrões, tanto na música – abrindo portas (ou alas!) para muitas mulheres, em uma profissão que não era exercida por elas na época – quanto na sociedade: lutando pelas liberdades no país.

Chiquinha Gonzaga também participou da campanha abolicionista e da proclamação da república do Brasil e enfrentou uma cultura opressora, ao romper casamentos e perder a guarda dos filhos para dedicar-se à carreira. 

Ela chamava atenção nas rodas boêmias do Rio de Janeiro, sua cidade, por ser independente e por fumar em público, algo que não era considerado de “bom tom” para mulheres na época.

A artista enfrentou todos os preconceitos da sociedade patriarcal e escravista para se firmar como pianista, compositora, regente e, por fim, líder de classe em defesa dos direitos autorais. 

Veja também:

Ao todo, Chiquinha compôs músicas para 77 peças teatrais, tendo sido autora de cerca de duas mil composições em gêneros variados: valsas, polcas, tangos, lundus, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, choros e serenatas.

Ela nos deixou aos 89 anos, em 28 de fevereiro de 1935 – bem na época em que começava o Carnaval daquele ano – ao lado de João Batista Lage, seu grande amor, amigo, parceiro e fiel companheiro, que aprendeu muito sobre música e sobre a vida com a parceira. 

Chiquinha Gonzaga teve seu trabalho reconhecido em vida, sendo festejada pelo público e pela crítica. Dos compositores brasileiros, Chiquinha Gonzaga foi a que trabalhou com maior intensidade a transição entre a música estrangeira e a nacional. Com isso, abriu o caminho e ajudou a definir os rumos da música propriamente brasileira, que se consolidou nas primeiras décadas do século XX.

Em 1999, foi criada no Brasil a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, para mulheres que militam em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais.

Para saber todos os detalhes sobre a vida e a obra de Chiquinha Gonzaga, acesse o Acervo MPB especial que a Novabrasil preparou para homenageá-la.

Hoje, preparamos uma lista com os 10 maiores sucessos de Chiquinha Gonzaga neste dia especial. 

10 maiores sucessos de Chiquinha Gonzaga

1 – Ô Abre Alas (1899)

2 – Atraente (1877)

3 – Sultana (1878)

4 – Camila (1879)

5 – Cubanita (1910)

6 – A Bandoleira (1905)

7 – Corta-Jaca (1914)

8 – A Baiana dos Pastéis (1912)

9 – A Partida do Tropeiro (1914)

10 – Lua Branca (1929)

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

#novabrasil brasil brasilidade Brasilidades Chiquinha Gonzaga choro cultura Especiais história da música MPB mulheres na música Música Brasileira música popular brasileira Notas musicais pioneirismo playlist sucessos de chiquinha gonzaga
< Notícia Anterior

Artistas lançam “álbum mudo” em protesto contra Inteligência Artificial

25.02.2025 14:16
Artistas lançam “álbum mudo” em protesto contra Inteligência Artificial
Próxima Notícia >

Dona Onete lança "Quatro Contas", viagem musical pelas encantarias do Pará

25.02.2025 14:33
Dona Onete lança "Quatro Contas", viagem musical pelas encantarias do Pará
colunista

Lívia Nolla

Lívia Nolla é cantora, apresentadora e pesquisadora musical

Suas redes