O nome dele é Jão, um dos maiores sucessos da atualidade
O nome dele é Jão, um dos maiores sucessos da atualidade
Cantor e compositor paulista completa 30 anos de vida neste domingo; confira especial do site da Novabrasil
Um dos maiores fenômenos do pop nacional da atualidade completa 30 anos hoje: o cantor e compositor paulista Jão.
Você conhece Jão?
João Vitor Romania Balbino nasceu em Américo Brasiliense, cidade do interior de São Paulo, em 3 de novembro de 1994.
O apelido Jão veio de sua irmã, que o chamava por esse nome desde quando eram crianças. Jão conta que foi criado em uma família que fala abertamente sobre sentimentos, o que considera como um dos fatores responsáveis pelo tom sentimental de suas composições.
Logo começou a compor e produzir sozinho em seu quarto no interior de São Paulo. Aos 17 anos, se mudou para São Paulo, para fazer faculdade de Publicidade e Propaganda na Universidade de São Paulo (USP).
Em 2016, Jão começou sua carreira musical, postando covers de canções no YouTube. Suas grandes referências na música eram Marisa Monte e Cazuza.
Não demorou muito para ele chamar a atenção dos produtores da Head Media, selo da Universal Music Group, e lançar seu single de estreia, Dança pra Mim (em parceria com o DJ e produtor Pedrowl), em novembro do mesmo ano.
Com seu timbre incomum e seu estilo romântico, o artista começou a reunir uma legião de fãs fervorosos que o acompanham e se multiplicam, se identificando com suas letras e músicas.
O EP de estreia, Primeiro Acústico, foi lançado em junho de 2018, seguido por seu primeiro álbum de estúdio, Lobos, em agosto do mesmo ano, que – em um ano – contou com mais de 350 milhões de streams.
Lobos foi lançado no mesmo ano em que Jão se formou na faculdade, com um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o funk carioca e a cantora Anitta.
O álbum conta com composições marcantes, em torno de suas narrativas pessoais que deixam visíveis suas fragilidades, tristezas e medos, com destaque para: Vou Morrer Sozinho e Me Beija com Raiva (parcerias com Pedro Tófani, Dan Valbusa, Marcelinho Ferraz e Pedro Dash) e Imaturo (com Dash, Valbusa e Ferraz).
Ainda em 2018, Jão deu início à sua primeira turnê nacional, que contou com datas esgotadas.
No final de 2019, o artista lançou seu segundo disco, Anti-Herói. Com esse segundo lançamento, alcançou a marca de 1,6 milhões streams apenas no primeiro dia, tornando-se a quarta melhor estreia para um álbum pop no Spotify.
Desse disco, destaque para os hits Enquanto Me Beija (parceria com Pedro Tófani) e Essa Eu Fiz pro Nosso Amor (com Tófani e Los Brasileiros).
Um fenômeno também de palco
No entanto, é no palco que Jão se transforma e se consagra. Com um show enérgico e libertador, sua segunda turnê rodou o Brasil todo com apresentações esgotadas em importantes casas e gerou um disco ao vivo.
Em 2020, o cantor participou dos principais festivais de música do país. Seu terceiro álbum de estúdio, Pirata, foi lançado em outubro de 2021, com destaque para as canções Não te Amo, Coringa e Idiota (parcerias com Pedro Tófani e Guilherme Pereira).
Idiota foi indicada a Melhor Canção em Língua Portuguesa, no Grammy Latino de 2022. Pirata também foi indicado a Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Em agosto de 2023, Jão lançou seu quarto álbum, Super, projeto que encerra uma série de quatro álbuns guiados pelos quatro elementos — terra (Lobos, 2018), ar (Anti-Herói, 2019), água (Pirata, 2021) e fogo (Super). O álbum traz sucessos como Me Lambe (parceria de Jão com Pedro Tofani, Tropkillaz e Zebu) e Escorpião (parceria com Pedro Tofani e Zebu).
Em junho de 2024, o cantor relançou o álbum Super como Supernova, com 7 faixas inéditas e a versão estendida da canção Locadora.
Entre outros, Jão já foi premiado com três MTV Miaw Brasil, um Prêmio Multishow de Música Brasileira, um Troféu Imprensa e Internet e recebeu uma indicação no Nickelodeon Kids’ Choice Awards.
O artista também já fez participações em canções e regravações de nomes como Anitta, Vitor Kley, Jota Quest, Ivete Sangalo, Ludmilla, Luísa Sonza e Nando Reis.
por Lívia Nolla