Especial Pais e Filhos da Música Popular Brasileira; confira
Especial Pais e Filhos da Música Popular Brasileira; confira
Preparamos uma lista especial para os apaixonados por música popular brasileira, em homenagem aos paizões espalhados por este Brasil e também aos paizões da MPB
Todo segundo domingo de agosto é celebrada uma data muito especial do nosso calendário: o Dia dos Pais!
Por isso, neste 11 de agosto de 2024, nós preparamos uma lista especial para os apaixonados por música popular brasileira, em homenagem aos paizões espalhados por este Brasil e também aos paizões da MPB.
São 22 músicos, cantores e compositores que multiplicaram o seu legado e trouxeram ao mundo filhas e filhos que também são grandes talentos da nossa música. Literalmente aqueles que nós podemos dizer o famoso ditado: “Filho (ou filha) de peixe, peixinho é!”
Vamos lá?
1. Gilberto Gil – Nara, Preta, José e Bem
Não é à toa que Gilberto Gil é praticamente um patrimônio cultural brasileiro. Além da sua contribuição imensurável para a nossa música, cultura e para a história do nosso país, ele ainda trouxe ao mundo uma família recheada de artistas musicais, que já dão continuidade ao seu imenso legado.
Entre seus filhos e filhas, Nara e Preta Gil são cantoras de enorme talento. Nara acompanha o pai nos shows afora, fazendo apoio vocal para a sua banda, e Preta é uma das artistas mais influentes do nosso país.
Já os meninos, José e Bem, são cantores, instrumentistas e compositores e também estão na banda do pai, José na bateria e Bem toca guitarra e é produtor, arranjador e diretor musical.
José também faz parte da banda Gilsons, junto com seus sobrinhos João Gil, filho de Nara, e Francisco Gil, filho de Preta. Outra neta de Gilberto Gil que também já encanta com seu talento musical é a jovem Flor Gil, filha de Bela Gil.
Ou seja, Gilberto Gil não é só pai, mas também avô de talentos da nossa MPB.
2. Caetano Veloso – Moreno, Zeca e Tom
Os três filhos de Caetano Veloso – Moreno, Zeca e Tom – são instrumentistas, cantores e compositores e trazem no DNA o talento e a genialidade do pai.
Moreno já lançou discos solo, faz shows pelo Brasil e exterior, é produtor musical e compôs canções para vários artistas da MPB, além de seu pai, como os clássicos: Um Canto de Afoxé Para o Bloco do Ilê e How Beautiful Could a Being Be.
Tom iniciou a carreira na banda Dônica, onde era responsável por todas as composições e com quem lançou dois discos.
Em 2018, os quatro estrearam uma turnê de sucesso juntos, que virou disco e DVD: Ofertório, em que todos cantam, tocam e apresentam composições.
Zeca iniciou efetivamente sua carreira artística nessa turnê, em que lançou sua bela composição Todo Homem, uma das músicas mais tocadas de 2018, sucesso em todo o Brasil.
3. Jair Rodrigues – Jair Oliveira e Luciana Mello
Jair Rodrigues também é um dos maiores nomes da nossa MPB e nos deixou muito saudosos de sua voz e carisma, em 2014.
Que bom que, além de sua música, temos os seus talentosos filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, que seguiram os passos do pai e construíram carreiras brilhantes na música, como cantores e compositores.
Começaram ainda crianças, quando Jairzinho participou primeiro do grupo infantil Balão Mágico – e depois Luciana também, que já havia feito uma participação em um álbum do pai.
Depois, Jair e Luciana seguiram carreiras independentes, mas sempre muito unidos. Jair Oliveira também é instrumentista e produtor, inclusive de alguns discos da irmã – e compôs, entre muitas outras, uma das canções de maior sucesso da carreira de Luciana: Simples Desejo.
4. Wilson Simonal – Simoninha e Max de Castro
Uma das maiores vozes da nossa música, o eterno Wilson Simonal, partiu cedo, mas nos deixou dois talentosos filhos para continuarem o seu legado.
Wilson Simoninha e Max de Castro são cantores, compositores, multi-instrumentistas e produtores musicais e têm carreiras consolidadas na MPB. Estiveram juntos em dois grandes projetos que homenageavam o pai: O Baile do Simonal e Os Filhos dos Caras, em que cantam com os também filhos de outros grandes nomes da música: Léo Maia, Luciana Mello e Jair Oliveira.
5. Tim Maia – Léo Maia
Eterno síndico do Brasil e maior voz da música nacional – segundo a Revista Rolling Stone Brasil – Tim Maia eternizou em sua potente e poderosa voz, canções que são grandes clássicos da MPB. Seu filho de criação, Léo Maia, segue seu legado e é – impressionantemente – a cara (e a voz!) do pai!
6. Gonzagão – Gonzaguinha
Gonzaguinha também é filho de criação de Gonzagão, e carrega toda a importância cultural e qualidade musical do pai, o nosso eterno Rei do Baião, representante tão gigante do nordeste no Brasil e no mundo.
Dono de composições clássicas da música popular brasileira – que transformaram a história do nosso país com suas letras críticas, de protesto e de exaltação ao amor e ao respeito – Gonzaguinha pode também ser considerado um rei, no que diz respeito a seu talento e genialidade.
Ele nos deixou cedo e inesperadamente, vítima de um acidente de carro, apenas dois anos depois de Gonzagão, em 1991. Ainda bem que antes de partirem, os dois nos brindaram com uma turnê juntos, que virou disco, coroando a paz e o amor entre pai e filho, depois de uma relação conturbada de anos.
7. João Gilberto – Bebel Gilberto
O Pai da Bossa Nova é também pai de uma das grandes cantoras de nosso país: Bebel Gilberto. Bebel é filha de João com a também cantora Miúcha e possui uma carreira consolidada na música, não apenas no Brasil, mas também no exterior – principalmente nos Estados Unidos – país onde nasceu, quando os pais passaram uma temporada morando lá e onde fez também a sua estreia nos palcos, com apenas nove anos.
8. Dorival Caymmi – Nana, Dori e Danilo Caymmi
Dorival Caymmi é um dos maiores nomes da nossa música popular brasileira e patrimônio cultural do país. Ele não deixou apenas um, mas três filhos cantores e compositores, que continuam o seu importante legado: Nana, Dori e Danilo Caymmi.
Nana é uma das maiores vozes femininas do nosso país. Dori e Danilo são também instrumentistas e arranjadores e Dori é produtor. Todos iniciaram suas carreiras na próspera era dos festivais, em meados de 1960.
Danilo ainda é pai de Alice Caymmi, uma das grandes revelações da MPB atual. Mais uma família em que o talento musical atravessa mais de uma geração.
9. Martinho da Vila – Mart’nália e Maíra Freitas
Martinho da Vila é, além de um dos maiores sambistas, cantores e compositores do Brasil, pai de duas grandes cantoras, compositoras e instrumentistas, destaques de uma mais recente geração da MPB: Mart’nália e Maíra Freitas. As duas começaram suas carreiras fazendo vocal de apoio para o pai e estudam música desde muito pequenas, por terem crescido em um ambiente muito musical.
10. Manoel Cordeiro – Felipe Cordeiro
O multi-instrumentista, compositor, arranjador, pesquisador e produtor musical paraense Manoel Cordeiro é um dos grandes mestres da música amazônica e dos ritmos presentes na cultura nortista brasileira.
Entre discos seus e participações como instrumentista, arranjador ou produtor de outros artistas, soma mais de 1000 álbuns em mais de 55 anos de carreira.
Manoel passou o talento excepcional para o filho, Felipe Cordeiro – também cantor, compositor, guitarrista e produtor, e grande nome da música contemporânea brasileira – com quem já formou uma dupla, intitulada Combo Cordeiro, que lançou um álbum homônimo em 2017.
11. Moraes Moreira – Davi Moraes
Davi Moraes segue – desde sempre – os passos do pai, Moraes Moreira, que nos deixou cheios de saudade, quando faleceu em março de 2020. Davi também cresceu em um ambiente muito musical e, hoje, além de uma carreira solo bem sucedida como cantor e compositor, já acompanhou – como guitarrista – muitos dos grandes nomes da nossa MPB, além de seu próprio pai.
Davi Moraes também é pai de Alice, fruto de seu relacionamento com a cantora e compositora Maria Rita, filha da gigante Elis Regina com o pianista e arranjador César Camargo Mariano, irmã de Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli (este último, filho de Ronaldo Bôscoli, também músico, compositor e produtor musical). Ufa!
12. César Camargo Mariano – Pedro Mariano e Maria Rita
13. João Nogueira e Diogo Nogueira
Outro dos maiores sambistas do nosso país, João Nogueira nos deixou há muitos anos, lá em 2000, mas deixou também seu filho para continuar alegrando os nossos corações com muito samba e música boa.
Diogo Nogueira seguiu os passos do pai e é, hoje, um dos maiores sambistas da atualidade. Essa bela relação de pai e filho é muito bem retratada na canção Espelho, composta por João (em parceria com Paulo César Pinheiro) para seu pai, mas que tanto nos emociona quando Diogo também a interpreta, em homenagem a João Nogueira.
14. Djavan – Max Viana, João Viana e Flávia Virgínia
Djavan também possui três filhos que começaram o acompanhando em sua banda e depois seguiram mais ainda os seus passos e cresceram em suas carreiras solo como cantores, compositores ou instrumentistas: Max Viana é cantor, compositor e instrumentista, um dos grandes nomes da MPB contemporânea; João Viana é baterista, produtor e arranjador e já acompanhou outros artistas importantes da música brasileira e Flávia Virgínia é também cantora e compositora.
15. Lenine – João Cavalcanti
João Cavalcanti seguiu os passos do pai, Lenine, um dos maiores artistas do Brasil. João foi, por anos, vocalista da banda de samba Casuarina e hoje segue em carreira solo, como cantor, compositor e instrumentista.
16. Itamar Assumpção – Anelis Assumpção
A cantora e compositora Anelis Assumpção também seguiu os passos do pai, o grande e saudoso Itamar Assumpção. Começou como vocal de apoio de Itamar e hoje é um dos grandes nomes da MPB contemporânea.
17. Pepeu Gomes – Sarah Sheeva, Zabelê, Nanã Shara e Pedro Baby
Pepeu Gomes tem seis filhos com Baby do Brasil, todos – de alguma forma – ligados à música. Destaque para Pedro Baby que, além de cantor, compositor e arranjador, é também um dos maiores guitarristas do Brasil – seguindo o legado do pai – compõe a banda e produz discos de vários dos grandes artistas da nossa MPB.
O trio Sarah Sheeva, Nanã Shara e Zabelê formou – por alguns anos – a banda SNZ, mas hoje elas seguem em carreiras separadas.
18. Carlinhos Brown – Chico Brown e Clara Buarque
Chico Brown e Clara Buarque, além de filhos de Carlinhos Brown, são também netos de Chico Buarque. Neste caso, talentos que atravessam mais de uma geração.
Chico Brown é cantor, multi-instrumentista e compositor, como o pai, e Clara é cantora e atriz. Eles começaram as carreiras em um disco do avô – Caravanas, de 2017 – em que ela fazia um dueto com Chico e ele assinava uma das composições.
Depois disso Clara já atuou em musicais e novelas e Chico se prepara para lançar o seu primeiro álbum solo, além de ser um dos principais parceiros de Marisa Monte em seu mais recente disco, Portas, do qual participa da composição de cinco canções.
19. Nando Reis – Sebastião e Theo Reis
Sebastião (da letra de O Mundo É Bão Sebastião) e Theo Reis, filhos de Nando Reis, começaram a carreira em dupla, Dois Reis, em 2013. Os dois são instrumentistas, cantores e compositores e começaram a dupla para homenagear o trabalho do pai, mas depois passaram a gravar composições autorais também.
Em 2021, Nando e Sebastião lançaram um EP em parceria. São seis canções do repertório de Nando que ganharam arranjos e vocais do filho, que também produziu o trabalho. Theo participa de uma das canções do EP, Pra Luzir o Dia.
Hoje, Sebastião já lançou o primeiro álbum – Jaú – com sua banda, Colomy, ao lado dos músicos Pedro Lipa e Eduardo Schuler.
E, para completar essa lista estelar, trouxemos mais três revelações da música contemporânea brasileira, que estão seguindo os passos de seus pais – grandes nomes da nossa história musical – e iniciando uma bela carreira na MPB. Pra você conhecer:
20. Paulinho Moska – Tom Karabachian
Tom Karabachian, é – como o pai , Paulinho Moska – multi-talentoso: ator, músico e cantor. Lançou seu primeiro EP – Aviciou – em 2021, e alguns singles ao longo da carreira, em que se divide entre as telas e os palcos.
21. Samuel Rosa – Juliano Rosa
Juliano Rosa é filho de Samuel Rosa e vocalista da banda Daparte, com quem já lançou dois álbuns: Charles (2018) e Fugadoce (2021), além de singles e EPs.
22. Jorce Vercillo – Vini Vercillo
E Vini Vercillo, filho de Jorge Vercillo, lançou o seu primeiro álbum, chamado Real, em 2023.
Viva os papais da MPB!
por Lívia Nolla