Ouça ao vivo
No ar agora

A história da canção “Pra Você Viver Mais”, no dia da Fernanda Takai

Lívia Nolla
10:00 25.08.2024
Autor

Lívia Nolla

Cantora e Pesquisadora Musical
Música

A história da canção “Pra Você Viver Mais”, no dia da Fernanda Takai

Saiba mais sobre uma das mais belas músicas da banda Pato Fu no dia que sua vocalista completa mais uma ano de vida

Lívia Nolla - 25.08.2024 - 10:00
A história da canção “Pra Você Viver Mais”, no dia da Fernanda Takai
Fernanda Takai. Divulgação.

Hoje, dia 25 de agosto, é aniversário da cantora, compositora e escritora Fernanda Takai e – para celebrar a vida dessa artista incrível – nós trouxemos a história por trás de uma das  mais belas canções do Pato Fu: Canção Pra Você Viver Mais.

Fernanda Takai | Foto: Nadja Kouchi/Divulgação

Sobre Fernanda Takai

Com ascendência japonesa por parte de pai e portuguesa por parte de mãe, Fernanda Takai nasceu no município de Serra do Navio, no Amapá, em 1971. 

Mas, por conta do trabalho dos pais, com dois anos de idade, mudou-se para a Bahia e, aos nove, passou a morar em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Fernanda é apaixonada por música desde a infância, quando já escutava rock inglês, pop rock e também MPB. Participou das bandas Data Vênia e Fernanda & 3 do Povo, até resolver montar uma banda com dois amigos, um deles dono e o outro funcionário de uma loja de guitarras, onde Fernanda costumava comprar encordoamentos: a Guitar Shop

Os amigos eram John Ulhoa e Ricardo Koctus, hoje guitarrista e baixista do Pato Fu, banda fundada pelos três em 1992, ano em que gravaram a sua primeira fita demo.

No ano seguinte, o Pato Fu começou a se apresentar no circuito de Belo Horizonte, ao lado de outras bandas formadas aproximadamente na mesma época ou vindas da onda do BRock dos anos 80, como a também mineira Skank, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.

Fernanda Takai formou-se em Relações Públicas – Comunicação Social pela UFMG no ano de 1993, mesmo ano em que o Pato Fu lançou o seu primeiro álbum – Rotomusic de Liquidificapum.

A banda chamou a atenção da gravadora BMG, por conta de sua musicalidade inovadora, das letras complexas e críticas, além do bom humor e irreverência dos integrantes. 

O Pato Fu tornou-se – ao longo do tempo – uma das mais originais e criativas bandas do cenário pop nacional, sendo considerada pela revista norte-americana Time, como uma das dez melhores bandas do mundo, fora dos EUA, ao lado do Radiohead e do U2. Na banda, Fernanda – além de cantar e compor – também toca violão e guitarra.

Para saber tudo sobre a história e a obra da banda da nossa aniversariante de hoje, escute oAcervo MPB Pato Fu, nossa áudio-biografia exclusiva Novabrasil.

Formação atual do Pato Fu, da esquerda para a direita: o baixista Ricardo Koctus, o baterista Xande Tamietti, a cantora Fernanda Takai, o guitarrista John Ulhoa e o tecladista Richard Neves | Foto: Divulgação

Mais sucessos com o Pato Fu

Na sequência do primeiro álbum, vieram os discos: Gol de Quem? (1995, ano em que Fernanda Takai se casou com o companheiro de banda, John Ulhoa); Tem Mas Acabou (1996); Televisão de Cachorro (1998); Isopor (1999, que ganhou Disco de Ouro e é considerado um dos melhores discos de rock nacional da história); e Ruído Rosa (2001).

Entre os sucessos, canções como:  Sobre o Tempo, Pinga, Água, Canção Pra Você Viver Mais, Depois (todas de John Ulhoa); Antes Que Seja Tarde (de John, Fernanda e Tarcísio Moura); Perdendo os Dentes e Por Perto (John e Fernanda).

Depois, mais álbuns de sucesso: MTV Ao Vivo (2002); Toda Cura Para Todo Mal (2005, que inaugurou também o seu próprio selo independente da banda, o Rotomusic); e Daqui Pro Futuro (2007).

Em 2010, o Pato Fu lançou o seu álbum mais ousado e de maior sucesso até hoje: Música de Brinquedo, que ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Infantil. 

Todas as faixas do disco são releituras de grandes clássicos da música nacional e internacional, gravados com miniaturas de instrumentos e instrumentos de brinquedo como cornetas de plástico, xilofones, cavaquinhos, flauta doce, kazoo eglockenspiel. 

O resultado do álbum – que ganhou Disco de Ouro (primeira banda independente a conquistar tal feito) e foi sucesso de público e crítica, agradando a crianças e adultos – impressiona pela qualidade técnica, originalidade e fofura.

Em 2014 foi a vez do álbum Não Pare Pra Pensar (indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro), e em 2017, o Pato Fu lançou Música de Brinquedo 2.

No ano passado, Fernanda Takai comemorou – junto com a banda – os 30 anos de fundação do Pato Fu, em um álbum de inéditas chamado 30.

O álbum mais recente da banda, de 2024, é uma parceria com a Orquestra Ouro Preto: Rotorquestra de Liquidificafu, nome que remete ao primeiro disco do Pato Fu.

Atualmente, a banda também conta com o baterista tecladista Xande Tamietti e tecladista Richard Neves.

Fernanda Takai | Foto: Divulgação

Carreira solo e Fernanda Takai escritora premiada

Em 2007- em paralelo ao Pato FuFernanda Takai lançou o seu primeiro disco solo: Onde Brilhem os Olhos Seus, totalmente dedicado ao repertório cantado por Nara Leão, uma grande influência para a vocalista do Pato Fu, que deu o seu tom pop rock às canções interpretadas por Nara.

O disco foi um sucesso, considerado o melhor de MPB do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte e foi também lançado no Japão. 

Também em 2007, Fernanda lançou seu primeiro livro, Nunca Subestime uma Mulherzinha, uma reunião de crônicas e contos publicados por ela nos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas.

Em 2009 foi a vez do seu segundo disco solo – Luz Negra, um registro ao vivo da turnê do primeiro disco – e do EP Maki-Takai no JetLag, em parceira com a cantora japonesa Maki Nomiya.

Em 2011, veio a versão ao vivo do disco, e Fernanda Takai lançou o seu segundo livro: A Mulher Que Não Queria Acreditar. No mesmo ano, a artista gravou duas canções para a versão em português do filme O Ursinho Pooh.

Em 2012, Fernanda lançou o álbum Fundamental, em parceria com o inglês Andy Summers, ex-guitarrista do The Police. As faixas do disco são composições de Andy, especialmente para a voz da cantora. 

Com cinco faixas em português e seis em inglês, a criação das versões em português, Fernanda divide com John Ulhoa e Zélia Duncan.

Em 2013, Takai lançou seu terceiro livro: A Gueixa e o Panda Vermelho, e – no ano seguinte – seu quarto disco solo: Na Medida do Impossível.

No mesmo ano, lançou, em CD e DVD, Na Medida do Impossível – Ao Vivo no Inhotim, gravado na comemoração de dez anos do Instituto Inhotim.

Em 2016, Fernanda Takai lançou o seu quarto livro: O Cabelo da Menina, que conta o dia de uma garota que acordou descabelada e disposta a questionar os penteados tristes de seus colegas de escola. Com o livro, que destaca a importância da autoestima e de reconhecer o que há de belo em cada pessoa, Fernanda conquistou o 59º Prêmio Jabuti – honraria mais tradicional da literatura brasileira.

No ano  de 2018, Fernanda lançou o disco solo O Tom da Takai, em que interpreta canções do início da carreira do cantor e compositor Tom Jobim.

Em 2020, veio mais um disco solo: Será Que Você Vai Acreditar?, criado e gravado no estúdio que John e Fernanda têm em casa, durante a pandemia do Coronavírus. John Ulhoa produziu e tocou todos os instrumentos das faixas do álbum, que fala diretamente sobre a realidade daquele momento.

Fernanda Takai e John Ulhoa | Foto: Divulgação

História da música Canção Pra Você Viver Mais

Hoje, Fernanda Takai completa 53 anos. Um ano a mais do que a idade com que o pai da cantora faleceu, em 1997.

Ele tinha 52 anos e sofria de um câncer de pulmão (sem nunca ter fumado) e Fernanda – então com 25 anos –  era muito ligada ao pai.

Ela estava no auge do sucesso com o Pato Fu e – pouco antes do pai falecer – ela estava com ele no hospital, mas teve que se ausentar por causa de um grande show da banda, que aconteceria em Belo Horizonte.

Assim que chegou na cidade, Takai recebeu um telefonema dizendo que o pai estava muito mal e que talvez ela não o encontrasse com vida quando retornasse. 

A cantora voltou imediatamente, sem participar do show, que aconteceu mesmo na sua ausência, com John Ulhoa e Ricardo Koctus tocando e os fãs do Pato Fu cantando as partes da Fernanda em coro.

Infelizmente, não deu tempo da cantora encontrar o pai com vida. Só que, felizmente, Fernanda pôde homenagear o pai com uma das mais belas canções da história da nossa música. 

Na verdade, quem compôs a canção foi seu parceiro de banda e de vida, John Ulhoa: Takai – quando o pai iniciou o tratamento para o câncer – quis fazer uma música para o pai, porque, como ela mesma disse em entrevistas: “a música salva, a música te energiza, tem esse poder mágico”.

Foi assim, que a artista escreveu o título da música em um papel: Canção Pra Você Viver Mais. Ela achava o título ótimo, mas estava tão mal por conta do que o pai estava passando, que não conseguia escrever nada, as palavras que queria dizer pra ele simplesmente não saíam.

Na casa dos dois, onde John e Fernanda costumavam compor juntos, vendo aquele título escrito no papel há tanto tempo e sem a parceira dar continuidade à letra, John entendeu que Fernanda estava sofrendo demais e não conseguia prosseguir com a composição.

Por isso, ele mesmo escreveu a música e entregou para a esposa: “Toma, aqui está tudo o que você queria dizer a seu pai.”.

Fernanda conta em entrevista que – infelizmente – o pai faleceu antes e não escutou a música, mas que: “Tudo o que o John escreveu era o que eu queria ter falado pro meu pai. Acho uma música incrível.”.

“É uma canção muito singela, muito simples, mas que fala algumas coisas que não temos coragem de falar quando as pessoas estão vivas, perto da gente. Depois que eu perdi meu pai, eu fiquei com essa sensação de que tinha coisa que eu queria ter dito pra ele.”, declarou a cantora em outra entrevista.

Com certeza, seu pai escutou a canção, de onde quer que ele esteja, Fernanda! E sabe de todo o seu amor!

Canção Pra Você Viver Mais estou para o álbum Televisão Pra Cachorro, lançado pelo Pato Fu em 1998. 

Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos a aniversariante Fernanda Takai!

por Lívia Nolla

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Brasilidades canção Canção Pra Você Viver Mais compositor Curiosidades Fernanda Takai história da canção história da música john ulhoa lívia nolla MPB música Música Brasileira musica popular brasileira Notas musicais Pato Fu
< Notícia Anterior

Paulo Leminski faria 80 anos

24.08.2024 20:05
Paulo Leminski faria 80 anos
Próxima Notícia >

Onde é melhor assistir um filme: em casa ou no cinema?

25.08.2024 17:24
Onde é melhor assistir um filme: em casa ou no cinema?
colunista

Lívia Nolla

Lívia Nolla é cantora, apresentadora e pesquisadora musical

Suas redes

© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business