Você está se planejando para deixar de trabalhar e aproveitar a vida na aposentadoria?
Você está se planejando para deixar de trabalhar e aproveitar a vida na aposentadoria?
O colunista da Novabrasil, Fábio Gallo, fala sobre uma pesquisa que revela que muita gente não se prepara para esse período
A maior parte da população global vive mais e o envelhecimento é algo cada vez mais presente. Segundo o Censo 2022, no Brasil o total de pessoas com 65 anos ou mais chegou a 10,9% da população. Nos Estados Unidos, pessoas nessa faixa etária são 35% da população e a expectativa é que cheguem a 45% em 2050.
Diante disso, você já parou para pensar em como vai aproveitar a sua aposentadoria? Será possível parar completamente de trabalhar e curtir a vida depois de tanto trabalhar?
Uma pesquisa de tendências de segurança financeira da Associação Americana de Aposentados (AARP), feita em janeiro de 2024, indica que 26% das pessoas com mais de 50 anos achavam que nunca irão se aposentar. Sendo que 33% das pessoas nessa faixa etária não sabem ou sequer pensaram em que gastarão seu tempo como aposentados; e 37% não sabem ou não pensaram em como irão administrar o seu dinheiro na aposentadoria.
O colunista da Novabrasil e professor de finanças pessoais, Fábio Gallo, destaca que “hoje nem usamos mais o termo aposentadoria como antigamente. É um estágio de vida onde a pessoa tem liberdade financeira para viver como desejar”. Diante disso, ele considera que os números da pesquisa americana são ruins e mostram falta de planejamento.
Outro recorte da pesquisa aponta que uma em cada quatro pessoas não tem poupança alguma para a aposentadoria, ainda que 72% considerem isso muito importante. Entre os que poupam regularmente, apenas 36% têm expectativa de ter dinheiro suficiente para estarem financeiramente seguros na aposentadoria.
O professor Gallo diz que a pesquisa traz dados que estão em linha com outros estudos. “O que chama a atenção é que as condições econômicas estão trazendo mais pressão financeira sobre as pessoas e aumentando a medida em que se aproxima a aposentadoria”, afirma ele.
Diante disso, é necessário um plano para a aposentadoria. As pessoas que dizem estar bem na aposentadoria são aquelas que planejaram esse período. Fábio Gallo diz que “não é ser rico, é planejar como se quer viver esse momento”. Ou seja, só com o planejamento será possível atingir esse objetivo, seja grandioso ou mais modesto.