“Passageiro de moto não é pizza!”, afirma Ricardo Nunes

Elis Brasil
12:44 30.01.2025
Economia

“Passageiro de moto não é pizza!”, afirma Ricardo Nunes

Prefeito de São Paulo, que também comentou eleições de 2026, garantiu que passageiros de ônibus da cidade não serão prejudicados pelo rompimento dos contratos com empresas da Zona Leste

Avatar Elis Brasil
- 30.01.2025 - 12:44
“Passageiro de moto não é pizza!”, afirma Ricardo Nunes
Foto: Ricardo Nunes e Heródoto Barbeiro conversam sobre os princiapis assuntos da cidade, no Jornal Novabrasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reforçou sua posição contra o transporte de passageiros por motocicletas na cidade e disse que a prática coloca vidas em risco. Durante entrevista ao Jornal Novabrasil, Nunes declarou que “passageiro de moto não é pizza”.

Segundo ele, a prefeitura proibiu o serviço com base em estudos técnicos que apontam aumento no número de acidentes e mortes envolvendo motociclistas na cidade. Somente no ano passado, a alta de mortes nesse tipo de transporte foi de 20% em relação ao ano anterior.

Além desse tema, Nunes abordou outros assuntos, como infraestrutura, mobilidade urbana, fornecimento de energia e o cenário político para 2026.

Infraestrutura e drenagem urbana

Diante das fortes chuvas que assolam não só a capital, mas toda a região metroplitana, Nunes ressaltou os avanços na infraestrutura de drenagem urbana em São Paulo.

Ele citou a construção de oito piscinões para minimizar alagamentos.

Ele também abordou o caso do Beco do Batman, na Vila Madalena, onde um piscinão planejado em 2010 foi impedido por uma ação judicial movida por moradores da parte alta do bairro.

Segundo ele, a obra poderia ter evitado alagamentos recentes na região.

Mobilidade Urbana e Transporte Público

Na quarta-feira (29), a prefeitura rompeu contratos com as empresas de ônibus Transwolff e Upbus, responsáveis pelo transporte na Zona Leste.

O rompimento se deu após investigações sobre possíveis ligações das empresas com o tráfico de drogas.

Sobre o assunto, Ricardo Nunes explicou que as declarações enviadas pelas empresas enquanto estavam apenas afastadas não ganharam a confiança do poder público, que decidiu pelo afastamento de ambas.

No entanto, o prefeito garantiu que o serviço foi mantido sem interrupções e que a prefeitura está gerindo as linhas temporariamente até que novas empresas assumam a operação. Segundo ele, o passageiro não será prejudicado até que uma nova empresa assuma as operações.

Parcerias na Gestão Escolar

Em relação à educação pública, segundo o Ministério da Educação, apenas 37,9% dos estudantes de 7 anos da rede municipal de ensino estavam alfabetizados em 2023. O número representa um desempenho muito abaixo da média nacional, que era de cerca de 56% à época.

Diante disso, o prefeito reconheceu o problema e, para melhorar a qualidade do ensino, defendeu parcerias com entidades privadas sem fins lucrativos. Para ele, o ideal seria seguir o modelo adotado no Liceu Sagrado Coração de Jesus, que apresentou melhorias nos índices de aprendizado.

Recentemente, Nunes afirmou que existem estudos para que a gestão das 50 escolas com pior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) seja transferida para a iniciativa privada.

Segundo ele, a mudança é uma das ações que podem ajudar a cidade a melhorar o índice do ensino.

E a Enel, sai ou não sai da cidade?

Heródoto Barbeiro lembrou de Adoniran Barbosa, em sua música “A luz da Light”, onde o compositor que mais tem a cara da cidade diz que “lá no morro, quando a luz da light pifa nóis apela pra vela, que alumeia também”.

Introduzido o assunto, Heródoto quis saber se a Enel fica ou não na capital, diante dos inúmeros casos de falta de energia, seja em dias de chuva ou dias de sol.

Ricardo Nunes criticou duramente a concessionária de energia pelo serviço deficiente prestado na cidade.

Veja também:

Ele ainda afirmou que a empresa não investiu adequadamente na modernização da rede elétrica e defendeu que o governo federal casse a concessão da Enel e a substitua por uma empresa mais eficiente.

Aplicativos de transporte por moto

A polêmica da vez é a disputa da prefeitura entre Uber e 99 pelas ruas da cidade e a possibilidade de um novo modal de locomoção.

O prefeito aproveitou o espaço para reforçar a proibição do transporte de passageiros por motocicleta em São Paulo, alegando riscos à segurança de condutores e passageiros.

Segundo ele, 483 motociclistas morreram em acidentes na cidade em 2023, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Ele desmentiu informações de empresas de aplicativos que alegavam haver respaldo legal para esse serviço na cidade.

“Passageiro de moto não é pizza. Estamos falando de vidas e de um aumento expressivo no número de acidentes fatais”

Cenário político para 2026

A Novabrasil tem sede na Berrini, coração financeiro de São Paulo e que fica muito perto do Palácio dos Bandeirantes, residência oficial do Governo de São Paulo.

Logo no início da entrevista, Heródto, em tom descontraído, pergunta se Nunes tem pretenções de morar no Morumbi.

O gestor afastou a possibilidade de concorrer ao governo de São Paulo nas próximas eleições, afirmando que está focado na administração municipal.

Ele também comentou sobre a situação política nacional e concordou com a avaliação de Gilberto Kassab de que o presidente Lula perderia uma eleição se ela fosse realizada hoje.

E vai além! Segundo Nunes, o cenário econômico e a falta de responsabilidade fiscal do governo federal tornarão a reeleição de Lula ainda mais difícil em 2026.

“Se a eleição fosse hoje, Lula perderia. Em 2026, perderá por uma margem ainda maior, porque a economia não está indo bem. A inflação está alta, o dólar subindo, e já gastaram mais do que deveriam”

Nunes também comentou sobre a eleição do deputado federal Hugo Mota para a presidência da Câmara dos Deputados, elogiando sua capacidade de articulação política. Ele demonstrou otimismo com a nova gestão e destacou a importância do diálogo no cenário político.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

99 Táxi Capital Paulista Educação pública Lula Lula 2026 Moto Táxi Mototáxi Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes Uber táxi
< Notícia Anterior

10 poemas de “bom dia” para enviar a quem você ama; confira

30.01.2025 12:16
10 poemas de “bom dia” para enviar a quem você ama; confira
Próxima Notícia >

Vanessa Pedrosa: "Importância de identificar e combater discursos abusivos em casa e no trabalho"

30.01.2025 13:29
Vanessa Pedrosa: "Importância de identificar e combater discursos abusivos em casa e no trabalho"