![Nova Brasil](https://novabrasilfm.com.br/app/themes/nautilus/public/images/logo-menu.40e9c3.png)
Presidente Lula segue estável e pode ter alta na próxima semana
Presidente Lula segue estável e pode ter alta na próxima semana
Presidente brasileiro teve uma hemorragia na noite desta segunda-feira, 9, e deve ter alta na próxima semana
![Presidente Lula segue estável e pode ter alta na próxima semana](https://novabrasilfm.com.br/app/uploads/2024/12/53257105477_73df542f93_h-768x508.jpg)
O presidente Lula segue internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após passar por cirurgia para drenagem de um hematoma no crânio.
Segundo a equipe médica, o quadro clínico do presidente é estável, e Lula já se alimenta e conversa normalmente. A previsão é de alta na próxima semana.
Em outubro, Lula sofreu um traumatismo craniano que, segundo o neurocirurgião Dr. Fernando Gomes, da Faculdade de Medicina da USP, pode causar hematomas intracranianos.
Esse tipo de lesão comprime o tecido cerebral, dificultando o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos neurônios, que só se resolve por meio de procedimentos cirúrgicos.
A lesão também impede que os neurônios recebam oxigênio e glicose de forma adequada.
“Naturalmente o hematoma se posiciona para fora da caixa craniana e toda a sua integridade pode ser colocada para fora através do uso adequado de pinças e pequenas cânulas“.
Depois disso, os médicos realizam uma lavagem para a retirada de sangue do local e, assim, reduzir riscos.
O presidente Lula foi internado no Hospital Sírio Libanês, na unidade do Distrito Federal, após sentir dores de cabeça, na noite desta segunda-feira, 9. Depois, a equipe médica decidiu transferir Lula para São Paulo.
O médico ressaltou que, embora o procedimento seja delicado e invasivo, apresenta altas taxas de sucesso a curto prazo.
No entanto, o acompanhamento a médio e longo prazo é indispensável, especialmente pela idade do presidente.
O professor revelou, por fim, que “a idade e atrofia cerebral, inerente ao processo de envelhecimento, e outras comorbidades, colocam o indivíduo em situação de risco adicional“, pontuou.
É um paciente que tem uma fragilidade adicional quando comparado a um adulto ou jovem.
Em coletiva de imprensa na manhã desta terça, 10, a equipe médica apontou que o presidente Lula deve ter alta na próxima semana.
Quem assume até o presidente Lula ter alta?
No momento em que o presidente passa por algum procedimento ou precisa de algum cuidado, quem assume é o vice, conforme explicou o Professor de Direito Constitucional da FGV, Rubens Glezer, também ao Jornalismo da Novabrasil.
“A Constituição tem uma série de mecanismos para lidar com quase todo tipo de situação inusitada“, apontou. O especialista também revelou que, automaticamente, o vice, Geraldo Alckmin, assume a presidência, de forma temporária.
Lula se encontraria com o primeiro-ministro da Eslováquia Robert Fico, nesta terça.
Segundo Glezer, a Carta Magna prevê ‘mecanismos temporários‘ para quando o presidente não consegue exercer bem o mandato por questão de saúde, ou questão temporária.
Com o presidente ausente, o vice assume automaticamente o cargo, de forma temporária, o que também pode acontecer com o vice.
E caso o vice se ausente com o presidente, os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo assumem, nesta ordem.
Os médicos informaram que o presidente Lula deve ter alta na próxima semana.
Confira as entrevistas: