Os maiores sucessos de Humberto Gessinger no dia do seu aniversário
Os maiores sucessos de Humberto Gessinger no dia do seu aniversário
Cantor e compositor gaúcho Humberto Gessinger completa 61 anos neste 24 de dezembro e nós listamos os seus 10 maiores sucessos da carreira para celebrar
Humberto Gessinger está completando mais um ano de vida neste 24 de dezembro e nós listamos os 10 maiores sucessos da carreira do ex-Engenheiro do Hawaii para celebrar a data especial.
Sobre Humberto Gessinger
O cantor, compositor e multi-instrumentista Humberto Gessinger nasceu em Porto Alegre, em 24 de dezembro de 1963, epassou a se interessar por música desde cedo, sempre tendo um gosto bem eclético e ouvindo de rock a música nativista.
Quando criança, ganhou um violão porque amava a música Era um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, na versão de Os Incríveis, lançada em 1967.
A música é uma versão de Brancato Júnior para a canção C’era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles E I Rolling Stones, dos italianos Mauro Lusini e Franco Migliacci.
Anos depois, tornou-se um sucesso na voz de Humberto Gessinger, pela gravação dos Engenheiros do Hawaii, de 1990.
Humberto fundou a banda quando cursava a faculdade de Arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual largou depois para dedicar-se à carreira artística.
Com o grupo – que durou de 1985 até 2008, quando entraram em uma espécie de hiato por tempo indeterminado – tocou guitarra, baixo, era vocalista e compositor. Os Engenheiros do Hawaii lançaram mais de 20 álbuns – entre álbuns de estúdio, ao vivo, coletâneas e de vídeo – conquistando oito discos de ouro, um de platina e três DVDs de ouro, além de terem vendido milhões de álbuns e emplacado diversos sucessos fonográficos.
Na sequência, Humberto Gessinger participou do duo Pouca Vogal, ao lado de Duca Leindecker (líder da banda Cidadão Quem, que também havia interrompido as atividades em 2008), com quem lançou dois álbuns e participou de extensa turnê entre 2008 e 2012.
Desde 2013, o artista lança discos e faz shows como parte de sua carreira solo, que começou em 1996, mas estava parada devido à carreira de seus grupos. Em carreira solo, já lançou seis álbuns e dois DVDs.
O mais recente deles foi lançado em 2023: Quatro Cantos de Um Mundo Redondo.
O estilo musical predominante na produção discográfica do artista é o rock, especialmente nas vertentes new wave, rock gaúcho e folk rock. Em toda a sua discografia, aparecem bastante as influências do rock progressivo dos anos 1970, da MPB – especialmente, doClube da Esquina – bem como do regionalismo gaúcho.
Humberto busca incluir em sua música diversos instrumentos que são significantes para este estilo, como a gaita, a viola caipira, o bandolim e o acordeão. Além da carreira musical, Gessinger já escreveu para colunas em jornais e publicou cinco livros:
- Meu Pequeno Gremista (2008, sobre sua paixão pelo Grêmio)
- Pra Ser Sincero: 123 Variações sobre um Mesmo Tema (2009, autobiográfico e com letras selecionadas de canções lançadas e de outras inéditas)
- Mapas do Acaso: 45 Variações sobre um Mesmo Tema (2011, uma espécie de continuação do livro anterior)
- Nas Entrelinhas do Horizonte (2012, com crônicas que publicou na imprensa e em sua página pessoal)
- 6 Segundos de Atenção (2013, também de crônicas)
Hoje, trouxemos 10 grandes sucessos da carreira de Humberto Gessinger – quase todas composições solo do artista, com exceção de uma delas – para comemorar os seus 61 anos de vida.