Embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode bloquear X no Brasil
Embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes pode bloquear X no Brasil
"As disputas por redes sociais ao redor do mundo começam cada vez mais a crescer”, diz colunista Fernando Barra
Nos últimos dias, Elon Musk, dono do X, e Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal, têm trocado falas em redes sociais e entrado num embate.
Tudo começou no final de semana quando Elon Musk comentou uma publicação do ministro e perguntou o porquê de ter tanta censura no Brasil. Musk ainda ameaçou descumprir decisões judiciais do Brasil e propôs a renúncia ou impeachment de Moraes.
Por determinação da Justiça, várias contas foram canceladas ou retiradas do ar porque ameaçariam a democracia no Brasil. Diante disso, o dono do X declarou que pode desbloquear essas contas e publicar seus conteúdos.
No último domingo (07), Moraes reagiu determinando que Musk seja investigado. O ministro decidiu incluir o dono do X no inquérito que investiga milícias digitais e também abriu novo inquérito para apurar se o empresário cometeu crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.
Além disso, estabeleceu multa diária de 100 mil reais por perfil da rede social que venha a ser desbloqueado e que esteja descumprindo determinação da Justiça brasileira. Alexandre de Moraes ressaltou que poderá pedir a responsabilização dos representantes da empresa no Brasil.
Para o colunista da Novabrasil, Fernando Barra, “as disputas por redes sociais ao redor do mundo começam cada vez mais a crescer”. E como elas são administradas por EUA e China, cada país quer estabelecer seu controle. O problema é que até agora não há uma indicação clara de como seria essa regulamentação.
Segundo Fernando Barra, “esse embate que começou no final de semana, ainda não tem uma solução à vista, mas foi um dos temas mais comentados nas redes sociais nas últimas horas”. Mas certamente ele evidencia um dilema em se regular essas plataformas de forma global.
O ministro Alexandre de Moraes é relator de inquéritos que investigam ataques aos três poderes e uma suposta tentativa de golpe de Estado. Além disso, também tenta barrar a disseminação de notícias falsas. Por isso, tomou várias decisões que foram criticadas por Elon Musk.
Após toda essa discussão, houve especulações sobre a possibilidade de retirar o X do ar, caso decisões judiciais não sejam cumpridas. Algo que está previsto no Marco da Internet e que já ocorreu com outras plataformas, como Telegram e Whatsapp.