“Celular Seguro” ganha novas funcionalidades; saiba como ter o aplicativo
“Celular Seguro” ganha novas funcionalidades; saiba como ter o aplicativo
Programa Celular Seguro tem 316 bloqueios em média por dia no Brasil
O progama Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ganhou uma nova fase, voltada para a recuperação de aparelhos furtados ou roubados através de um Protocolo Nacional de Recuperação de Ceulares.
A medida também amplia a proteção, que tem por objetivo inibir os crimes e evitar golpes financeiros. Nesta quinta-feira (1/8), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante a apresentação da nova fase, afirmou que a atual integração entre União, estados e municípios vai “fortalecer o sentimento de segurança do cidadão comum”.
As novas funções do aplicativo incluem bloqueio total ou parcial do aparelho, e a possibilidade de recuperação de aplicativos.
Criado em dezembro de 2023, o programa possibilita, em poucos cliques, o bloqueio das linhas, dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, reduzindo o risco de golpes, com o bloqueio da linha, aplicativos de mensagem e contas bancárias.
Mais de 2,1 milhões de pessoas já utilizam a plataforma e cerca de 66,5 mil alertas de bloqueios já foram realizados em todo o país.
O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos e deve ser baixado. Após isso, basta fazer um cadastro com o número do celular, que deve ser feito pelo proprietário da linha.
José Rocha, coordenador geral de Planejamento, Inovação e Integração de Soluções para Segurança Pública do MJSP, explica como acionar o seguro:
“Se você colocar Celular Seguro no navegador, ele irá trazer a página da plataforma, do Ministério da Justiça, você irá ligar, e conseguir gerar um alerta [sobre um roubo, por exemplo]”. O portal pode ser acessado por qualquer dispositivo.
“Hoje em dia, os bandidos não estão interessados apenas no aparelho celular, eles pegam o aparelho e invadem querendo fazer danos, compras, transações financeiras. E estamos tentando reduzir esse tipo de ação reduzindo o estímulo para esse tipo de crime”, afirmou.
Rocha também afirmou que, ao longo do ano, deverão ser lançadas pelo menos três novas atualizações incorporando novas funções ao aplicativo.
Confira abaixo: