
BRASIL COM S – Turma da Mônica
BRASIL COM S – Turma da Mônica
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre a história, repercussão e personagens de uma turminha que marca gerações até hoje, a Turma da Mônica! Uma criação de Mauricio de Sousa Tudo começou com Franjinha e Bidu Dez entre dez brasileiros já tiveram algum contato com um gibi da Turma da Mônica ou … Continued

Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre a história, repercussão e personagens de uma turminha que marca gerações até hoje, a Turma da Mônica!

Uma criação de Mauricio de Sousa
Tudo começou com Franjinha e Bidu
Dez entre dez brasileiros já tiveram algum contato com um gibi da Turma da Mônica ou tiveram sua vida marcada por Mauricio de Sousa. A Turma da Mônica é peça crucial na alfabetização de crianças de todo o país, mas também é paixão nacional entre todas as idades!
A série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo cartunista paulista Mauricio de Sousa, começou em 1959, em formato de tirinhas de jornal, e os personagens principais eram o cãozinho Bidu e seu dono, o cientista Franjinha, baseados na sua própria infância.
A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação do Cebolinha (que troca os “erres” pelos “eles”) e, em seguida – para atender uma demanda de mais personagens femininas em seus trabalho – da Mônica (chamada de baixinha, gorducha e dentuça por Cebolinha e seus amigos, mas que na verdade é uma menina corajosa, justa e cheia de personalidade), baseada na filha de Maurício.
Mônica e seu carisma fizeram dela a protagonista da Turma.
Ver esta publicação no Instagram
De tirinhas para os gibis
Mônica, Cabolinha, Cascão, Magali
Nos anos 70, as tirinhas ganharam os gibis. A maior parte das histórias giram em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão (que tem medo de água e não toma banho), Magali (a comilona da Turma) e seus amigos do Bairro do Limoeiro, como Jeremias, Xaveco e Franjinha.
Cebolinha vive em conflito com a amiga Mônica, bolando planos “infalíveis” contra ela e roubando o seu coelhinho de pelúcia Sansão, para dar nós em sua orelha (sempre acompanhado por algum dos meninos do bairro, principalmente Cascão). Mônica, nunca deixa barato as armações e xingamentos de Cebolinha e os meninos acabam levando uma surra de coelhinho de pelúcia.
Mas o título Turma da Mônica refere-se também às demais famílias de personagens criados por Mauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como:
- a Turma do Chico Bento, que mora no interior e mostra a vida caipira;
- a Turma da Tina, de jovens e suas descobertas;
- a Turma do Papa-Capim, um jovem indígena da região Amazônica, que vive sob constante ameaça;
- a Turma do Penadinho, um fantasminha que vive no cemitério;
- a Turma do Astronauta, com diversos personagens que vivem no Espaço Sideral;
- a Turma do Piteco, um homem pré-histórico), entre outros.
Ao longo dos anos, os outros personagens foram ganhando também os seus próprios gibis.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Mauricio de Sousa Produções
O sucesso dos gibis foi tanto, que Mauricio precisou criar os Estúdios Mauricio de Sousa ou o Mauricio de Sousa Produções, com uma equipe de profissionais talentosos, para dar conta de toda a produção das histórias.
Assim, vieram também os desenhos animados (na TV e no cinema), o licenciamentos dos personagens, e a venda dos quadrinhos para o exterior, tornando-se a história em quadrinhos mais publicada no mundo e já estando presente em 50 países, escrita em 14 idiomas, a partir da década de 80
A Turma da Mônica ganhou até parque temático nos anos 90 e, até hoje, já são mais de um bilhão de gibis vendidos no Brasil e no mundo.
E você? É um brasileiro ou uma brasileira que teve a sua história marcada pela Turma da Mônica? Qual a sua história preferida da Turma da Mônica? E seu personagem preferido? Conta pra gente!
Leia também: