Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

BRASIL COM S – Miriti

Novabrasil
09:30 20.09.2022
Brasil com s

BRASIL COM S – Miriti

Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Miriti. Você sabe o que é o Miriti e a importância dele para o Brasil?  O Miriti O Miriti é a fibra do Miritizeiro ou Buritizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia (mais precisamente das áreas alagadiças). Da árvore, também são aproveitados o fruto, Buriti, … Continued

Novabrasil - 20.09.2022 - 09:30
BRASIL COM S – Miriti
BRASIL COM S – Miriti

Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Miriti. Você sabe o que é o Miriti e a importância dele para o Brasil? 

Os brinquedos de Miriti são pintados com cores vivas, que representam bem a cultura do nosso país | Foto: Artesol/IMMA

O Miriti

O Miriti é a fibra do Miritizeiro ou Buritizeiro, uma palmeira nativa da Amazônia (mais precisamente das áreas alagadiças). Da árvore, também são aproveitados o fruto, Buriti, na alimentação (doces, compotas e licores); a palha, para a construção das cabanas; e a fibra das folhas, para a confecção de redes.

Com o Miriti – uma madeira bem levinha, conhecida como “isopor natural da Amazônia” – são confeccionados brinquedos artesanais, esculturas e adereços de decoração.

Esses objetos são muito vendidos na região Norte do Brasil, principalmente na época do Círio de Nazaré de Belém do Pará, maior festividade religiosa do país.

Mas, o Brinquedo de Miriti é uma tradição cultural e uma herança indígena de centenas de famílias da cidade de Abaetetuba, também no Pará, conhecida como a capital mundial do brinquedo de Miriti. 

Pará, a capital mundial do brinquedo de Miriti

A tradição foi herdada por homens e mulheres que se revezam na confecção de artesanato durante o ano inteiro e fazem disso a sua fonte de sustento. São produzidos pelas mãos de artistas que utilizam entre outros instrumentos, faca, lixa, linha de pesca e cola quente, para esculpir e montar os brinquedos.

Além do Miriti ser um produto de alto valor agregado, sua utilização não agride o meio ambiente, pois ele é biodegradável. E também não é necessário derrubar a palmeira inteira para obter sua matéria-prima: cada braça é podada na medida em que a árvore vai crescendo. 

Patrimônio Histórico Cultural Imaterial

O processo artesanal envolve a coleta da palmeira do miritizeiro, o corte, o entalhe, o lixamento, a celagem, e por fim, a pintura e montagem dos brinquedos. Este é considerado um processo sustentável de produção, tombado como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O encantamento pelos brinquedos e peças despertou o interesse de pessoas de outras regiões do Brasil e algumas peças são vendidas até para fora do país, em países como a França e a Alemanha. 

As peças de Brinquedos de Miriti são pintadas com cores vivas, que representam bem a cultura do nosso país e a alegria do nosso povo. Os formatos mais comuns de  encontrar são passarinhos, cobras, peixes, barcos e casas. 

E você, já viu um deles por aí?

Leia também:

BRASIL COM S – Queijo Canastra


Tags relacionadas

brasil com s Brasilidades Brinquedo de Miriti cultura Especiais inovação Miriti Pará
< Notícia Anterior

10 músicas que falam sobre o Rio de Janeiro

19.09.2022 15:00
10 músicas que falam sobre o Rio de Janeiro
Próxima Notícia >

Juliana Linhares esteve no Mesa pra Dois!

20.09.2022 12:00
Juliana Linhares esteve no Mesa pra Dois!
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business