
Alô, Mangueira! Escola define enredo para 2025: ‘À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões’


Carnaval Direto da Fonte com Sérgio Leão
Jornalista, roterista e radialista
Alô, Mangueira! Escola define enredo para 2025: ‘À Flor da Terra – No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões’
Escola falará sobre a 'historicidade preta e carioca que conecta passado e presente' Idealizado pelo carnavalesco Sidnei França


A Estação Primeira de Mangueira quer levar para a Sapucaí uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas.
Além do tema, a agremiação também divulgou a logo para seu próximo carnaval um vídeo, narrado por Conceição Evaristo, para apresentar o enredo, com imagens gravadas na comunidade da Zona Norte do Rio, um dos principais redutos do samba.
Idealizado pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo do Mangueira vai explorar as “pesquisas que buscam desde os registros de milhões de escravizados, um resgate e uma valorização dos saberes e fazeres banto no Brasil até a construção de um cotidiano carioca a partir de suas violências e prazeres que traz à tona um olhar sobre as experimentações das camadas populares e invisibilizadas nas práticas socioculturais da cidade”, informou a verde e rosa.
Veja também:
No carnaval de 2024, a escola veio com um enredo que homenageou uma das torcedoras mais ilustres da escola: a cantora e compositora Alcione. Com “A negra voz do amanhã”, a escola mostrou a história da “Marrom”, como é conhecida, assim como a relação dela com a música e a cultura do estado onde nasceu, o Maranhão. A agremiação ficou em sétimo lugar.
Viva, Carlos Lyra! Confira 10 curiosidades sobre o artista

Carnaval Direto da Fonte com Sérgio Leão