Ainda em clima junino, hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre a Paçoca Doce!

A Paçoca de Amendoim ou Paçoca Doce é um doce tradicionalmente brasileiro, feito à base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar.

A Paçoca é um dos quitutes mais conhecidos pelos brasileiros | Foto: Estúdio C/Receitas.globo.com

Em formato de rolha (cilíndrica) ou quadradinha, a paçoca doce é muito consumida em festividade juninas, mas também é aquele docinho perfeito para ter em mãos no dia a dia. 

A paçoca original, consumida pelos povos indígenas antes da chegada dos portugueses no Brasil, é salgada: feita com farinha de mandioca e carne seca, socadas com um pilão. O nome vem do tupi po-çoc, “esmigalhar”. Até os dias atuais é muito consumida na região nordeste do Brasil e também em alguns estados do norte. 

Paçoca salgada feita no pilão | Foto: Cozinha Travessa.

Antigamente, os tropeiros viajantes, que atravessam regiões do Brasil de uma ponta a outra, levavam o quitute como alimento principal em suas longas viagens, por conta do tempo que é possível armazená-la sem estragar.

A versão doce – de amendoim – já é produzida em larga escala por grandes indústrias e exportada para o mundo inteiro. Uma iguaria tipicamente brasileira fazendo a alegria e adoçando a vida de habitantes de diversos países ao redor do mundo. E já que estamos em clima de Festa Junina, vai uma paçoquinha por aí?

Leia também:

BRASIL COM S – Dia de São João

BRASIL COM S – Lampião, o Rei do Cangaço