Hoje, aqui no Brasil com S – aproveitando a data de 24 de junho, dia de São João, nesta semana – vamos falar sobre a Festa Junina!

A data é tradicionalmente atribuída ao nascimento de João Batista. São João é conhecido como o Santo Festeiro e, neste dia, são realizadas comemorações marcadas por música, danças, pratos típicos e brincadeiras.

A origem da festa de São João remonta à época da formação da igreja católica na Europa, na transição da Idade Antiga para a Idade Média. A fogueira, símbolo tão forte da celebração junina, remete à fogueira acesa pelos pais de São João no dia de seu nascimento, para celebrar a sua chegada.

Óleo sobre tela “Festa Junina” de Militão Dos Santos (2009) | Foto: Artmajeur/Militão dos Santos.

Mesmo sendo uma tradição trazida para o Brasil pelos europeus, na nossa cultura popular brasileira as Festas Juninas somaram-se à cultura dos nossos povos originários e têm lugar especial e muito genuíno, pois valorizam as tradições locais e regionais do país e também revelam muitos elementos exclusivamente brasileiros.

Os elementos das Festas Juninas brasileiras – que também celebram Santo Antônio e São Pedro e não são mais festividades somente religiosas – remetem a características muito próprias das regiões que promovem as maiores e mais tradicionais festas de São João do país: principalmente o nordeste e o norte.

A maior delas acontece em Campina Grande, na Paraíba, e reúne milhões de visitantes e locais numa grande celebração que dura um mês inteiro. É considerado o maior São João do mundo!

A música, com o forró pé de serra, o xote e o baião; os pratos típicos, como a canjica, a pamonha, o cuscuz, o pinhão, a pipoca, o arroz-doce, o curau, o pé de moleque, o quentão e o vinho quente; as vestes; a decoração, com bandeirinhas, balões e tecidos de chita; os jogos, brincadeiras e barraquinhas, as danças; como a quadrilha e as grandes rodas… Tudo isso celebra as nossas regionalidades e faz da nossa Festa Junina uma das mais tradicionais festividades populares do Brasil.

Preparamos uma playlist especial com músicas que são sucesso na nossa MPB e também nas tradicionais festas juninas brasileiras, marcadas pela presença fundamental da música regional! Viva São João!