Ouça ao vivo
No ar agora

Você se sente cansado?

Bruna Henares
11:52 30.12.2024
Autor

Bruna Henares

Cardiologista
Bem viver

Você se sente cansado?

Essa é uma queixa comum no consultório nesta época do ano

Novabrasil - 30.12.2024 - 11:52
Você se sente cansado?
Foto: Pexels

Você sabia que o cansaço pode ser físico, mental, sensorial, emocional ou até social, e cada tipo exige cuidados específicos?

Se for cansaço físico, cuide bem do corpo: beba mais água! A desidratação é uma das causas mais comuns de cansaço, então mantenha-se hidratado. Além disso, durma melhor, alimente-se de forma saudável e permita-se descansar.

Já o cansaço mental pede pausas durante o dia, limites para tarefas, prática de atividade física aeróbica e ouvir música para relaxar a mente.

O cansaço sensorial é muito comum hoje, com tantas telas e estímulos. Reduza o tempo online, curta a natureza, faça passeios ao ar livre e organize o ambiente ao seu redor. A bagunça também cansa!

No caso do cansaço emocional, saiba dizer não, ignore a opinião alheia e afaste-se de ambientes e pessoas tóxicas. Isso ajuda muito. Se for bloqueio criativo, dê uma pausa, reorganize sua rotina, pratique uma atividade física que você goste e experimente algo novo.

E se o problema for o cansaço social, permita-se ficar sozinho, busque o autoconhecimento e encontre prazer na leitura.

O mais importante: se ultrapassar seus limites, o corpo vai pedir socorro. Escute-o e, se necessário, procure ajuda profissional. Sua saúde é prioridade!

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

#novabrasil bem estar Bem-estar bloqueio criativo cansaço cansaço emocional final do ano notícias reorganização saúde Vida
< Notícia Anterior

Réveillon: época dos brindes

30.12.2024 11:43
Réveillon: época dos brindes
Próxima Notícia >

Réveillon 2025: Prefeitura do Rio prevê impacto de R$ 3,2 bilhões na economia carioca

30.12.2024 23:11
Réveillon 2025: Prefeitura do Rio prevê impacto de R$ 3,2 bilhões na economia carioca
colunista

Bruna Henares

Cardiologista pelo Instituto do Coração- InCor ( HC- FMUSP), cardiologista do Centro de Acompanhamento da Saúde e Check up do Hospital Sírio Libanês e MBA Executivo em Gestão de Saúde da FGV ( Fundação Getúlio Vargas)

Suas redes