Organização desvendada: o que é e como aplicá-la ao nosso dia a dia

Adriana Rielo
13:18 12.02.2025
Autor

Adriana Rielo

Especialista em organização
Colunista

Organização desvendada: o que é e como aplicá-la ao nosso dia a dia

A organização vai muito além de manter as coisas no lugar - ela facilita a rotina, reduz o estresse e melhora a qualidade de vida; entenda

Avatar Novabrasil
- 12.02.2025 - 13:18
Organização desvendada: o que é e como aplicá-la ao nosso dia a dia
Foto: Divulgação.

Olá, pessoal! É um prazer estar aqui, como a nova colunista da Novabrasil, para falarmos sobre organização. Meu nome é Adriana Rielo e, a partir de hoje, começo a compartilhar dicas práticas, estratégias inteligentes, eficazes e soluções criativas para tornar o dia a dia mais organizado e produtivo.

A organização vai muito além de manter as coisas no lugar – ela facilita a rotina, reduz o estresse e melhora a qualidade de vida, além de criar mais tempo para fazermos o que gostamos.

Então, me acompanhem nessa jornada rumo a uma vida mais leve e eficiente. Vamos juntos transformar a organização em um hábito prazeroso, e pra começar, já quero explicar a diferença entre arrumar e organizar, pois, são duas ações distintas.

Arrumar é o ato de guardar algo sem um local definido, sem um endereço certo. Quando arrumamos, não pensamos na logística, na praticidade de guardar aquilo de uma forma que seja fácil de localizar, usar e colocar de volta no mesmo lugar. Sabe aquele “tirar da frente”?, “Deixar tudo arrumadinho”, ainda mais quando recebemos visitas?

Morando sozinhos ou não, muitas vezes, arrumamos determinada coisa em um lugar qualquer e após dias, quando precisamos novamente daquilo, não achamos. Isso pode gerar muito estresse, ainda mais quando é algo importante que precisamos na hora, como documentos, chaves de carro e de casa.

Já organizar é dar um endereço fixo, certo, um lugar adequado e definido para cada coisa. Costumamos dizer que organizar é dar uma “casinha” para cada item. Quando organizamos a casa, o escritório, o carro ou documentos, criamos um formato lógico e prático para ser aplicado no nosso dia e na nossa vida. 

Foto: Divulgação.

Trabalhamos com a harmonia dos ambientes, das coisas, mas acima de tudo, trabalhamos para a nossa mente. Através da organização, passamos a nos entender mais, a lidar melhor com nossos sentimentos e emoções, como perceber o que nos deixa estressados, ansiosos e, em certos casos, até depressivos.

Veja também:

Quando a organização é aplicada ao nosso dia a dia, começamos a sentir mais tranquilidade e leveza para lidar com nossas tarefas diárias.

Muitos acreditam que precisamos nos organizar o tempo todo. Na verdade, a organização se faz apenas uma vez. A partir do momento que aplicamos o processo, depois, é só manter, simples assim!

Seja em casa, no trabalho ou na rotina pessoal, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença!

Nas próximas colunas, assuntos como planejamento, economia, métodos e pesquisas que corroboram a eficácia da organização serão abordados por aqui. Obrigada e até a próxima!

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Adriana Rielo Colunista Organização desvendada
< Notícia Anterior

Trabalhador pode ter duas carteiras assinadas? Entenda o que diz a lei

12.02.2025 12:42
Trabalhador pode ter duas carteiras assinadas? Entenda o que diz a lei
Próxima Notícia >

Seu negócio pode estar pagando imposto indevido e você nem sabe

12.02.2025 13:25
Seu negócio pode estar pagando imposto indevido e você nem sabe
colunista

Adriana Rielo

Adriana Rielo, jornalista, ex-assessora de imprensa, produtora, uniu todas as habilidades que adquiriu na sua vida profissional, nas áreas de comunicação, planejamento e logística, para empreender na carreira de Personal Organizer. Hoje, como Especialista em Organização, atua no mercado desde 2017, na @organizacaopraticacriativa, e trabalha com foco em três pilares: produtividade, tempo e bem-estar. “A organização faz parte da nossa vida, ela é muita ampla, e nos ajuda em qualquer aspecto do nosso dia a dia”, ela diz.

Suas redes