
A importância de esvaziar a mente e da triagem das emoções

A importância de esvaziar a mente e da triagem das emoções
A organização auxilia a mente a ficar mais leve, clara e livre.


Da mesma forma como acontece nos ambientes onde o ar melhora e a energia muda, quando organizamos a mente, voltamos a respirar melhor, o emocional equilibra e passamos a ter mais clareza do que é realmente importante para nós.
Trabalhamos melhor com nossos sentimentos, uma vez que a mente fica mais tranquila. Identificamos de uma forma mais nítida o que nos faz bem e a harmonia passa a fazer parte da nossa vida.
O processo inicia com a triagem, uma das etapas da organização. Quem conhece um pouco sobre o assunto, sabe que ela é uma parte importantíssima ao organizar um ambiente. É quando decidimos o que mantemos, consertamos ou o que desapegamos, seja para doação, reciclagem ou descarte.
Sempre falamos muito da questão externa, das coisas da casa, dos objetos, mas é essencial também fazermos a triagem das emoções.
Ao longo dos anos, acumulamos uma bagagem de sentimentos, emoções que, sem percebermos, nos afeta e que não paramos para refletir diante dos nossos compromissos diários.
Você já parou pra pensar o que pode “doar”, por exemplo? O amor, a gentileza, a compaixão? O que pode “consertar” e “manter”? Talvez algum mal-entendido, um relacionamento estremecido? Ou o que você pode descartar? Raiva, mágoa, tristeza, algo que não te faz bem?
O ideal é que, como no processo da organização de ambientes, criemos o hábito de manter o nosso EU organizado e equilibrado.
Quando optamos por organizar o nosso universo interno, ele reverbera automaticamente no nosso lar, nos nossos relacionamentos e no nosso trabalho. Uma pessoa organizada se reflete em um profissional organizado.
Profissionalmente falando, há algumas ações que podem ser tomadas para termos uma mente, uma memória melhor e mais organizada, segundo um artigo publicado no impactplayer.com.br, baseado no livro “A Mente Organizada”, do neurocientista Daniel Levitin:
Veja também:
︎ Divida seu dia em partes, veja qual o melhor período é mais produtivo para você e foque;
︎ Desenvolveu alguma ação, realizou alguma atividade? Agora separe 15, 30 minutinhos para distrair a mente. Isto ajudará a equilibrar o cérebro, a manter o que aprendeu e ter mais ideias e soluções;
︎ Priorize o que é essencial para o dia: “Concentre-se no seu foco e liberte-se do resto, anotando! Esvazie a mente do que é trivial.” (Sheryl Sandberg, Diretora Operacional do Facebook);
︎ Desligar-se de tudo quando for realizar uma tarefa faz com que se mantenha o foco. Não queira fazer tudo ao mesmo tempo agora.
Então por que não criar o hábito de nos mantermos saudáveis emocionalmente na nossa vida pessoal e profissional?
Lei Rouanet bate recorde de arrecadação em 2024
Sabia que a Abreugrafia é um invento brasileiro e transformou a história da medicina mundial?

Adriana Rielo
Adriana Rielo, jornalista, ex-assessora de imprensa, produtora, uniu todas as habilidades que adquiriu na sua vida profissional, nas áreas de comunicação, planejamento e logística, para empreender na carreira de Personal Organizer. Hoje, como Especialista em Organização, atua no mercado desde 2017, na @organizacaopraticacriativa, e trabalha com foco em três pilares: produtividade, tempo e bem-estar. “A organização faz parte da nossa vida, ela é muita ampla, e nos ajuda em qualquer aspecto do nosso dia a dia”, ela diz.