Viva o Ziriguidum: Conheça a Sambay, a roda de samba dedicada ao público LGBTQIAPN+ no Rio
Carnaval Direto da Fonte com Sérgio Leão
Jornalista, roterista e radialista
Viva o Ziriguidum: Conheça a Sambay, a roda de samba dedicada ao público LGBTQIAPN+ no Rio
Criada por Felipe Carreiro, Pablo Falcão e Márcio Lima, a festa nasceu da necessidade de um espaço onde as pessoas pudessem ser autênticas
No quarto episódio da série “Viva o Ziriguidum” sobre o samba, é a vez de apresentar a Sambay, a primeira roda de samba dedicada ao público LGBTQIAPN+.
Mais que uma festa, a Sambay é resistência, e sua relevância já foi reconhecida pelo legislativo carioca: o grupo recebeu a Medalha Pedro Ernesto, entregue pela vereadora Monica Benicio.
Esse encontro com a Novabrasil, cheio de brasilidade e inclusão, aconteceu na Fundição Progresso, na Lapa.
A Sambay desafia padrões e transforma a cena LGBTQIAPN+, fugindo dos clichês e trazendo o samba como trilha sonora para discussões importantes.
Criada por Felipe Carreiro, Pablo Falcão e Márcio Lima, a festa nasceu da necessidade de um espaço onde as pessoas pudessem ser autênticas.
“Queríamos uma roda de samba para o nosso público, porque não?”, explica Felipe, destacando que muitas vezes, casais LGBTQIAPN+ se sentem julgados em ambientes tradicionais de samba.
Rodrigo Drade, à frente dos vocais, comanda a Sambay com um repertório que exalta grandes nomes como Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Alcione, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara.
“Gosto de cantar e contar essas histórias, trazendo as raízes históricas do samba para o público entender como chegamos até aqui”, pontua.
No palco, o balé formado por Wendy e Otávio entrega performances que vão além da dança, reforçando a importância do acolhimento e da representatividade. Otávio, que também é Muso da Corte do Samba do Carnaval 2025, celebra o espaço conquistado:
“Carrego a responsabilidade de representar aqueles que lutaram para que essa oportunidade existisse.“ pontuou Otávio
A cavaquinista Roberta Nistra completa o time da Sambay, trazendo sua bagagem musical repleta de histórias com ícones como Beth Carvalho e Moreira da Silva.
Sambay é muito mais que uma festa: é um movimento que celebra a diversidade e diz não ao preconceito. Afinal, no ritmo do samba, todo mundo tem espaço para brilhar!
Cacique de Ramos e Dudu Nobre: A herança do samba celebrada na Novabrasil
Vanessa Pedrosa: "O constrangimento de ser gravado sem autorização"
Carnaval Direto da Fonte com Sérgio Leão