Exposição itinerante ‘Favela em Fluxo’ chega ao Rio de Janeiro
Exposição itinerante ‘Favela em Fluxo’ chega ao Rio de Janeiro
Mostra, proposta pelo Museu das Favelas, combina experiências artísticas e interativas e convida o público a uma jornada de trocas culturais e conhecimento sobre o presente para inspirar o futuro
O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anuncia a chegada da exposição itinerante “Favela em Fluxo” à cidade do Rio de Janeiro, dando continuidade a uma jornada de trocas culturais e conhecimento iniciada no Paço do Frevo, no Recife, e seguida por Salvador.
Agora a mostra chega em território carioca a partir desta segunda-feira, 30 de setembro, ficando em cartaz até o dia 2 de novembro, no Museu da Maré, localizado no Complexo da Maré.
“Favela em Fluxo” já recebeu cerca de 34 mil pessoas e a mostra apresenta uma experiência imersiva que destaca a efervescência criativa das favelas brasileiras, trazendo obras dos artistas Vitória Vatroi, Vários Nomes, Lua Barral, Cigana, Francisco Mesquita, Mila Souza, Uiler Costa Santos, Fernando Queiroz, Zaca Oliveira, Elson Júnior, Jade Maria Zimbra, Albarte, Gael Affonso, Entidade Maré, Deize Tigrona, Robinho Santana, Janaína Vieira, Mayara Amaral, ABSURDO (Wadjla Tuany), Pétala Lopes, Mc Mano Feu e Luiza Fazio. A mostra convida o público a refletir sobre os fazeres culturais das periferias, promovendo a valorização e reconhecimento de suas expressões artísticas.
“A exposição ‘Favela em Fluxo” circula em uma jornada de pertencimento. É uma honra seguir nosso curso com essa itinerância, que agora chega ao Rio de Janeiro, trazendo ao público uma mostra que busca inspirar e celebrar a riqueza cultural das favelas, desafiando estereótipos e promovendo o reconhecimento genuíno das potencialidades desses territórios.
Estamos construindo outras narrativas e contando as nossas histórias a partir das nossas expressões. Aqui, o fluxo das favelas se torna a rota primordial e coloca a cultura no centro”, destaca Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas.
A intenção da exposição ‘Favela em Fluxo’ é abrir as portas do Museu das Favelas para a democratização cultural, impulsionando o reconhecimento e valorização das expressões artísticas das comunidades brasileiras.
A itinerância desta exposição é fruto de uma poderosa colaboração entre iniciativas públicas e privadas em prol da diversificação da economia, viabilizada pela Lei Rouanet, o mais eficiente instrumento de financiamento público da cultura.
Ao possibilitar projetos culturais, a lei contribui para estimular a produção cultural brasileira em suas diversas manifestações, promovendo a inclusão e democratização do acesso à arte e à cultura. Depois de ocupar a capital carioca, ‘Favela em Fluxo’ segue para São Paulo, na sede do Museu das Favelas.
Serviço | Exposição ‘Favela em Fluxo’
Quando? 30 de setembro a 02 de novembro, às 17h (de terça a sexta-feira, das 9h às 17h)
Quanto? Gratuita
Onde? Museu da Maré – Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré, Rio de Janeiro