
Leci Brandão ganha documentário que retrata 50 anos de samba e ativismo
Leci Brandão ganha documentário que retrata 50 anos de samba e ativismo
'Leci' estreia em junho como uma das atrações da Mostra Brasil da 17ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical


O documentário Leci, dirigido por Anderson Lima, revisita os marcos da vida e carreira de Leci Brandão, ícone do samba e referência na luta por justiça social no Brasil.
Com 70 minutos de duração, a produção resgata os passos da artista desde a infância no subúrbio do Rio até se tornar a primeira mulher negra a cumprir quatro mandatos consecutivos como deputada estadual em São Paulo.
A obra também relembra sua histórica entrada na ala de compositores da Mangueira e seu pioneirismo ao abordar temas como racismo, machismo e LGBTQIA+fobia em sua arte.
O filme costura depoimentos de nomes da cultura e da política com imagens de arquivo, destacando como Leci fez do samba um instrumento de resistência, especialmente durante os anos da ditadura militar.
Sua voz, ao mesmo tempo firme e afetiva, tornou um símbolo da denúncia e da esperança, traduzindo em versos o cotidiano e os sonhos do povo preto e periférico.
Leci estreia em junho como uma das atrações da Mostra Brasil da 17ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. O evento será realizado em São Paulo de 11 a 22 de junho.