
Novabrasil celebra o Carnaval explorando a cultura de bairros de São Paulo
Novabrasil celebra o Carnaval explorando a cultura de bairros de São Paulo
Série “Esquenta Novabrasil: história dos bairros com o carnaval” está disponível em todas as plataformas digitais


A minissérie “Esquenta Novabrasil – A história dos bairros com o carnaval”, em áudio, tem como objetivo tornar o carnaval uma festa cultural e com muita história.
O projeto tem como intuito fomentar as produções sonoras da Novabrasil por meio de podcasts culturais que remetem a formação da cultura popular e a brasilidade.
A série conta com três episódios e destrincha os fatos históricos de 3 bairros e como eles se relacionam com uma forte cultura de carnaval.
A tradição e diversidade do Bixiga:
O bairro localizado no Centro de São Paulo preserva a memória das casas coloridas, as crianças nas ruas e o senso de comunidade que foi formado a partir da união de quilombolas e italianos.
Ao longo do tempo, o bairro foi se popularizando e sendo referenciado como um centro da boemia paulistana.
Surgiu então a necessidade de criar festas que celebrassem os diversos povos que ali habitavam juntamente com uma boa dose de música.
É no Bixiga que se encontra a Vai-Vai, maior vencedora de desfiles de escola de samba, mas não só isso, os boêmios também ostentam o bloco de carnaval mais antigo de São Paulo, o bloco dos Esfarrapados.
Veja também:
Confira nossa página de Carnaval 2025
Ancestralidade e cultura preta em Perus:
Antes mesmo de definir a região de Perus como bairro, a busca de ouro no território Noroeste de São Paulo foi recorrente durante os primeiros momentos da ocupação portuguesa do Brasil.
Segundo o site da Cidade de São Paulo, o ouro encontrado em 1590 no Pico do Jaraguá e no Córrego Santa Fé, atraiu exploradores para a região.
Após o período colonial Brasileiro, em 1867 foi inaugurada a Estação de Perus, dando início a um processo de urbanização. Foram construídas a Estrada de Ferro Perus-Pirapora e a Fábrica de Pólvora.
O bairro tem uma forte representatividade negra que reflete diretamente no carnaval que celebra o espírito popular e a cultura do povo negro.
Veja também:
O carnaval que emerge das margens do Rio Tietê na Vila Maria
Conhecida nos anos 20 por “Veneza Paulistana”, o pacato e simpático bairro da Zona Norte tem a fama de receber diversos povos.
Por estar próxima do Rio Tietê, muitos portugueses se instalaram na região afim de começar uma nova vida. Os italianos e nordestinos vieram logo em seguida e mais recentemente o bairro preserva uma forte cultura Boliviana.
Conhecida por ser um reduto de Jânio Quadros, o bairro também experimentou uma crescente industrialização em meados de 50, mesma época da criação da Unidos de Vila Maria, escola conhecida pela tradição em desfiles e celebrações das diversidades culturais e religiosas.
Todos os episódios da série ficam disponíveis nas principais plataformas de streaming:
FICHA TÉCNICA:
Direção: Victor H. Valente
Locução: Paula Baldassarri, Ana Pellicer, Camilo Mota e Victor H. Valente
Texto: Victor H. Valente, Camilo Mota e Lara Vital
Pesquisa: Camilo Mota, Lara Vital e Victor H. Valente
Sonorização: Nilson Pazinha
Artes de Capa: Lucas Roças
Gravado nos estúdios do Criabrasil
Esta é uma produção original da Novabrasil.