Assustado com fogos, cachorro de Anitta se esconde e gera preocupação
Assustado com fogos, cachorro de Anitta se esconde e gera preocupação
Novabrasil traz dicas de especialistas de como ajudar os animais de estimação com a "barulheira" dessa época do ano
O cachorro da cantora Anitta foi resgatado neste Natal pelo Corpo de Bombeiros na fundação da nova mansão da artista no bairro do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O animal sumiu durante a ceia e era procurado pelo condomínio desde então.
“Meu cachorro cavou um buraco para embaixo da casa, provavelmente com medo dos fogos, e não conseguiu mais sair” , declarou Anitta, explicando que ligou para o Corpo de Bombeiros para buscar ajuda.
O “Charlie” foi resgatado por militares do Grupamento de Busca e Salvamento. Para o resgate, os bombeiros empregaram técnicas de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. Anitta compartilhou a busca pelo cão em suas redes sociais. A rápida atuação do CBMERJ garantiu um desfecho feliz, devolvendo o cachorro em segurança à cantora.
Animais não gostam de fogos de artifício
No final do ano e em dias de jogos de futebol é aquele sofrimento! Ver o peludo amedrontado e sem saber o que fazer parte o coração dos papais de filhos de quatro patas.
Durante uma participação ao jornal Novabrasil com Heródoto Barbeiro, a médica veterinária Fernanda Loos falou sobre a situação e deu dicas em dias de fogos para quem tem animais em casa.
“Pode gerar muito estresse os animais eles são extremamente sensíveis né eles têm aí um poder de audição de quatro a cinco vezes muito maior que a gente né seres humanos então isso causa assim um desconforto muito grande o que acontece os eles estão normalmente muito longe do pet, mas como eles têm essa audição extremamente aguçada o que acontece eles têm a sensação de que aquilo ali está acontecendo muito pertinho deles e realmente é assusta né então sim é verdade que eles têm essa audição extremamente mais aguçada e isso pode ser um grande desconforto pode inclusive causar até a doenças né pode ser encadear e fatores bem importantes desencadeando problemas comportamentais e até algumas doenças.”
Por que os animais querem se esconder? O que fazer?
“Eles sempre vão procurar sempre um procurando um refúgio né é bom é válido lembrar que para cães né eles que têm cães assim extremamente sensíveis que já passaram por isso em outras situações existe um tipo de momento né que normalmente é feito por profissionais por médicos veterinários ou até mesmo por especialistas em comportamento existe um treinamento que pode ser feito para que o pet se acostume com esses barulhos mais fortes enfim né nessas em especial nessas datas comemorativas. Mas a questão é que o treinamento como um cão ele aprende por repetição, é importante que o treinamento ele seja iniciado pelo menos de um a dois meses antes da exposição ao barulho.”
A colunista da Novabrasil Kathi Drisner , em sua coluna “Áudio Caramelo” já abordou o assunto “Treine para que seu cão fique bem em uma caixa de transporte, ou uma caminha em um lugar reservado e seguro, crie hábitos de relaxamento nesse local. Busque opções de enriquecimento ambiental para que você possa oferecer nesse dias.”
“Se você acha que o caso do seu pet é de muito medo mesmo, busque a avaliação de um profissional para entender se é necessário entrar com uma medicação pontual, ou contínua para prepará-lo para esse momento. E lembre-se de sempre se certificar que sua casa está segura e a prova de fugas.” complementou Kathi Drisner