“O Agente Secreto” é selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026

Fabiane Pereira
14:42 15.09.2025
Cinema

“O Agente Secreto” é selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026

Depois de vencer quatro prêmios em Cannes, filme segue para trajetória mundial e será exibido em 13 festivais nacionais e internacionais até o lançamento oficial no dia 6 de novembro

Avatar Fabiane Pereira
- 15.09.2025 - 14:42
“O Agente Secreto” é selecionado para representar o Brasil no Oscar 2026
Foto: Divulgação.

“O Agente Secreto” é o representante do Brasil para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no 98º Oscar. A escolha foi anunciada pelo Comitê de Seleção da Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira, 15, e representa a chance de o audiovisual brasileiro emplacar um longa-metragem nacional na categoria por dois anos consecutivos – algo que só aconteceu anteriormente entre 1998 e 1999.

A shortlist, com os países pré-selecionados para competirem, será anunciada no dia 16 de dezembro, e os cinco finalistas, no dia 22 de janeiro de 2026. A cerimônia de premiação acontece no dia 15 de março. 

“Nossa campanha começou em maio, no Festival de Cannes, e agora segue mais forte ainda. Grande abraço por todo o apoio popular e para o comitê de seleção pela confiança a esse filme que acaba de começar a ser visto no Brasil,” declarou Kleber Mendonça Filho sobre a seleção. 

Emilie Lesclaux, produtora do filme, complementa: “que honra o reconhecimento da Academia Brasileira de Cinema e a indicação para representar o Brasil no Oscar. Estou orgulhosa do filme que fizemos e da nossa trajetória. Trabalharemos muito para levarmos ‘O Agente Secreto’ o mais longe possível, representando a força do cinema brasileiro no mundo”. 

O filme trilha agora uma extensa trajetória por festivais nacionais e internacionais, com a presença do diretor Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux e do elenco em diferentes momentos. A próxima parada acontece no AFI Latin American Film Festival (de 18 de setembro a 6 de outubro), nos EUA; terá exibição no dia 21 de setembro no 73º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (de 19 a 27 de setembro), na Espanha; seguindo para o Beyond Fest (de 25 de setembro a 9 de outubro), em Los Angeles; e o 63º Festival de Cinema de Nova York (de 26 de setembro a 13 de outubro).

Veja também:

O longa abre, no dia 21 de setembro, o 34º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (de 20 a 26 de setembro), na França, que também homenageará Kleber Mendonça Filho. Em outubro, o filme tem sessões confirmadas no prestigioso BFI London Film Festival (de 8 a 19 de outubro, reunindo o maior colegiado de votantes do Oscar fora dos Estados Unidos), no 23º Festival de Morelia (de 10 a 19 de outubro), no México; e no dia 19 de outubro será o filme de abertura do BRAVO Film Festival, no Museu da Academia, em Los Angeles, com apresentação de Walter Salles e sessão seguida de debate com Kleber e a  produtora Emilie Lesclaux. A agenda traz ainda Wagner Moura como homenageado no Festival de Zurique, na Suíça.

Confira trailer:

Essas sessões dão sequência a uma bem-sucedida trajetória por alguns dos mais importantes festivais de cinema do mundo, como: 

  • Festival de Cannes, na França, onde garantiu os prêmios de Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho) e Melhor Ator (Wagner Moura) e o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema) e “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai); 
  • Festival de Cinema de Sydney, na Austrália; 
  • Festival Cinéma Paradiso Louvre, na França; 
  • Festival de Cinema New Horizons, em Wroclaw, na Polônia; 
  • Festival de Cine de Lima – PUCP, no Peru, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela crítica internacional ( FIPRESCI); 
  • Festival Internacional de Cinema da Nova Zelândia; 
  • Festival Internacional de Cinema de Melbourne; 
  • Festival de Cinema de Telluride. 

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

cinema O Agente Secreto Oscar
< Notícia Anterior

Reposição hormonal sem indicação cresce no Brasil e acende alerta entre especialistas

15.09.2025 14:00
Reposição hormonal sem indicação cresce no Brasil e acende alerta entre especialistas
Próxima Notícia >

Tiê em dose dupla esta semana em São Paulo

15.09.2025 15:05
Tiê em dose dupla esta semana em São Paulo