Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

A história de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto

Novabrasil
09:30 09.01.2023
Brasilidade

A história de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto

No dia de hoje, há exatos 103 anos, nascia o poeta e escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto.  João Cabral fazia parte da terceira geração modernista no Brasil, a Geração de 45 Ele fez parte da terceira geração modernista no Brasil, conhecida como Geração de 45. Nesse momento, os escritores estavam mais preocupados com … Continued

Novabrasil - 09.01.2023 - 09:30
A história de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto (1969) | Foto: Acervo da Família/Folha.

No dia de hoje, há exatos 103 anos, nascia o poeta e escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto. 

João Cabral de Melo Neto (1969) | Foto: Acervo da Família/Folha.

João Cabral fazia parte da terceira geração modernista no Brasil, a Geração de 45

Ele fez parte da terceira geração modernista no Brasil, conhecida como Geração de 45. Nesse momento, os escritores estavam mais preocupados com a palavra e a forma, sem deixar de lado a sensibilidade poética. De maneira racional e equilibrada, João Cabral se destacou por seu rigor estético. 

Sua obra poética, que vai de uma tendência surrealista até a poesia popular, com poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes, inaugurou uma nova forma de fazer poesia no Brasil. É considerado o maior poeta de língua portuguesa por escritores como Mia Couto.

O maior poeta de língua portuguesa

João Cabral de Melo Neto foi agraciado com vários prêmios literários, entre eles o Prêmio Jabuti, o Prêmio Camões e o Prêmio Neustadt, tido como o Nobel Americano, sendo o único brasileiro a conquistar tal feito. Quando morreu – aos 79 anos, em 1999 – especulava-se que era um forte candidato ao Prêmio Nobel de Literatura.

O escritor foi também membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras.

João Cabral de Melo Neto, eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 15 de agosto de 1968, tomou posse em 6 de maio de 1969. Na foto, discursa em evento na ABL, em 1999 | Foto: Acervo O Globo.

Morte e Vida Severina

O  poema dramático publicado em 1955, Morte e Vida Severina, foi – sem dúvida – a obra que o consagrou. Além disso, seus livros foram traduzidos para diversas línguas (alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e holandês) e sua obra é conhecida em diversos países.

Com forte crítica social, Morte e Vida Severina retrata a saga de um retirante nordestino que sai do sertão em direção à capital pernambucana, para buscar melhores condições de vida. A história é narrada em primeira pessoa, pelo personagem Severino e é composta de monólogos e diálogos com outros personagens.

O antes e o depois de Severino chegar em Recife

Consiste em duas partes: antes e depois de Severino chegar em Recife. Antes de chegar chamamos de caminho ou fuga da morte; e depois em o presépio ou encontro da vida. O poema é feito em redondilha maior (sete sílabas métricas).

O espaço possui um movimento de deslocamento: o retirante faz a travessia da Caatinga, passando pelo Agreste, para a Zona da Mata, até chegar ao Recife, ou seja, sai da Serra da Costela, e vai para o litoral (mangue). 

Seu José, Mestre Carpina

Durante esse deslocamento em busca da vida, depara-se com tantas mortes e miséria que pensa em se atirar no rio onde ele se encontrava e apressar a própria morte. Seu José, Mestre Carpina, é o personagem que salva a vida de Severino, impedindo-o de tomar sua própria vida.

O meu nome é Severino,

não tenho outro de pia.

Como há muitos Severinos,

que é santo de romaria,

deram então de me chamar

Severino de Maria;

como há muitos Severinos

com mães chamadas Maria,

fiquei sendo o da Maria

do finado Zacarias.

Mas, você sabia que Morte e Vida Severina foi também responsável por apresentar Chico Buarque para o Brasil inteiro e para o mundo?

Morte e Vida Severina apresentou Chico Buarque para o mundo

Em 1965, Chico era um jovem e pouco conhecido compositor de 21 anos, quando lançou o seu primeiro compacto, com as canções Pedro Pedreiro e Sonho De Um Carnaval. Essa última, foi a sua primeira música inscrita em um festival, o I Festival Nacional de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Excelsior.

A canção foi defendida e depois gravada por Geraldo Vandré, mas não se classificou.

Nos bastidores do Festival, um dos integrantes da comissão julgadora – o jornalista e psiquiatra Roberto Freire, então diretor do Teatro da Universidade Católica de São Paulo – TUCA – perguntou se Chico não toparia fazer um trabalho em cima de um “negócio” de João Cabral de Melo Neto

Chico Buarque musicou Morte e Vida Severina para o teatro

O “negócio” em questão era musicar Morte e Vida Severina para o teatro, para estrear em 1966. Chico topou e a montagem – encenada por mais de 30 estudantes – foi um imenso sucesso: ganhou prêmios de crítica e público até no IV Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França. 

A trilha sonora da peça virou disco, lançado também em 1966, e trouxe – entre as canções  – Funeral de um Labrador, que se tornou um grande clássicos da música popular brasileira, tendo sido regravada por nomes como Nara Leão, Elba Ramalho, Quarteto em Cy e MPB-4:

Esta cova em que estás, com palmos medida

É a conta menor que tiraste em vida

É a conta menor que tiraste em vida

 

É de bom tamanho, nem largo nem fundo

É a parte que te cabe deste latifúndio

É a parte que te cabe deste latifúndio

 

Não é cova grande, é cova medida

É a terra que querias ver dividida

É a terra que querias ver dividida

LP Vinil “Morte e Vida Severina” – Com música de Chico Buarque e poema de João Cabral de Melo Neto – Trechos do espetáculo encenado pelo TUCA no Teatro da Universidade Católica, São Paulo (1966) | Foto: Divulgação.

Ainda em 1966, Chico Buarque tornou-se ainda mais conhecido do grande público brasileiro quando ganhou o II Festival Nacional de Música Popular Brasileira, com a canção A Banda, interpretada por Nara Leão. A música empatou com Disparada, de Geraldo Vandré e Theo de Barros, interpretada magistralmente por Jair Rodrigues.

Ainda em 1966, Chico Buarque ganhou o o II Festival Nacional de Música Popular Brasileira, com a canção A Banda

A Banda foi um sucesso imediato e vendeu mais de 100 mil cópias em uma semana, sendo traduzida para vários idiomas. O poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu uma crônica para saudar a canção e Millôr Fernandes classificou Chico, aos 22 anos, como unanimidade nacional. 

Ainda em 1966, Chico mudou-se para o Rio de Janeiro e lançou o seu primeiro disco, Chico Buarque de Hollanda, com – além de A Banda, Pedro Pedreiro e Sonho de Um Carnaval – sucessos como:

  • A Rita;
  • Ela e Sua Janela;
  • Madalena Foi Pro Mar;
  • e Olê Olá.

O resto da história de Chico Buarque, que tornou-se um dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos – você confere na nossa série original Novabrasil de áudio-biografias Acervo MPB especial Chico Buarque.

Morte e Vida Severina virou filme e ganhou nova adaptação para o teatro

Morte e Vida Severina foi – depois – parcialmente adaptada ao cinema em 1977, por Zelito Viana, com José Dumont no papel de Severino, Sebastião Vasconcelos como Mestre Capina e Tânia Alves.  Em 1981, a TV Globo produziu uma versão especial em teleteatro com José Dumont e Elba Ramalho.

Atores e atrizes em cena em Morte e Vida Severina, 1981. | Foto: Acervo/Globo
Elba Ramalho em cena de Morte e Vida Severina, 1981. | Foto: Acervo/Globo

Em abril de 2022, Morte e Vida Severina ganhou uma nova adaptação para o teatro, dirigida por Elias Andreato, no mesmo TUCA, onde estreou em 1966.

Viva, João Cabral de Melo Neto!

Tags relacionadas

brasilidade Brasilidades Chico Buarque cultura cultura brasileira cultura nacional Curiosidades joão cabral de melo neto morte e visa severina Notas musicais Severino
< Notícia Anterior

Arlindo Cruz: Vida, obra e maiores sucessos

08.01.2023 12:00
Arlindo Cruz: Vida, obra e maiores sucessos
Próxima Notícia >

A história de Demônios da Garoa, grupo de samba mais antigo do mundo!

09.01.2023 12:00
A história de Demônios da Garoa, grupo de samba mais antigo do mundo!
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business