Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

5 ensinamentos que Tim Maia nos deixou através de sua música

F.Content
16:00 15.03.2022
Mpb

5 ensinamentos que Tim Maia nos deixou através de sua música

Muitos cantores que passaram pela história da música brasileira conseguiram construir sua identidade e mostrar seu talento e habilidades artísticas ao redor do mundo. Entre esses artistas, o cantor Tim Maia certamente é um deles.  O cantor carioca marcou uma geração com o seu carisma, trazendo para a música popular brasileira (MPB) a mistura do … Continued

F.Content - 15.03.2022 - 16:00
5 ensinamentos que Tim Maia nos deixou através de sua música
Tim Maia. | Foto: Reprodução/Instagram.

Muitos cantores que passaram pela história da música brasileira conseguiram construir sua identidade e mostrar seu talento e habilidades artísticas ao redor do mundo. Entre esses artistas, o cantor Tim Maia certamente é um deles. 

O cantor carioca marcou uma geração com o seu carisma, trazendo para a música popular brasileira (MPB) a mistura do soul music e do funk, com canções que continuam relevantes até os dias atuais. 

Ao longo da matéria, você verá melhor sobre uma das vozes mais reconhecidas do Brasil, a carreira de Tim Maia e quais ensinamentos o cantor deixou através de suas músicas. Continue a leitura!

Tim Maia
Tim Maia. | Foto: Reprodução/Instagram.

Quem foi Tim Maia?

Dono de uma voz inesquecível, o cantor Tim Maia é um dos maiores ícones da música negra no Brasil. Na verdade, seu nome é Sebastião Rodrigues Maia, mas Tim Maia segue sendo seu nome artístico. Tim, por sua vez, nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1942, em uma família com muitos parentes.

Vindo de família humilde, chegou a enfrentar algumas dificuldades financeiras na época e para ajudá-los vendia marmitas, o que já ajudava nas rendas de casa. No entanto, seu talento surgiu desde cedo, pois, com apenas 7 anos de idade, Tim já rabiscava suas primeiras composições – além de participar do coral da igreja.

Conheça a carreira de Tim Maia

Aos 12 anos de idade, Tim Maia ganhou o seu primeiro violão de seu pai. Foi aí que a aproximação com a música só aumentou. 

Desde então, o pequeno Tim começou a frequentar aulas de violão para aprender os primeiros acordes do instrumento – conhecimento que, inclusive, foi repassado para dois grandes nomes da música brasileira: Roberto e Erasmo Carlos. 

Já na sua adolescência, mais precisamente nos anos 50, tinha como referências alguns artistas como Elvis Presley, Ângela Maria, Cauby Peixoto e Little Richard.

Aos 14 anos de idade, Tim Maia montou seu primeiro grupo nomeado de “Tijucanos do Ritmo”, porém durou somente um ano. Em seguida, engatou um projeto denominado Sputniks, em que dividiu palco com Roberto Carlos.

Quase na década de 60, Tim Maia perdeu o seu pai. Em busca de um novo rumo e para melhorar seu inglês, ele decidiu se mudar para os EUA, onde residiu 4 anos e depois retornou ao Brasil. 

A volta ao solo brasileiro foi muito complicada, pois o tempo que passou longe de seu país de origem diminuiu suas oportunidades, ao mesmo tempo que antigos companheiros alcançavam o sucesso. 

No entanto, sua sorte surgiu com a gravação do seu primeiro álbum, que incluía canções como “Azul da Cor do Mar” e “Primavera”. Foi com esse lançamento que sua repercussão aumentou nos anos 70 e os novos sucessos ganharam cada vez mais audiência, alguns deles eram: “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, “Chocolate” e “Gostava Tanto de Você”. 

Infelizmente, alguns hábitos não saudáveis que o cantor tinha acabaram prejudicando sua carreira. De tempos em tempos, Tim Maia fazia tratamentos médicos para conseguir retornar aos palcos. 

Mas, no dia 8 de março de 1998, o cantor passou mal durante a gravação de um show e foi imediatamente internado em Niterói.

Alguns dias depois, Tim Maia não resistiu e faleceu aos 55 anos de idade, em decorrência de uma infecção generalizada. O cantor deixou mais de 30 álbuns lançados e um grande legado.

Para saber mais sobre a vida artística e pessoal do cantor, conheça algumas curiosidades de Tim Maia.

Quais ensinamentos Tim Maia deixou através da música?

Vários elementos presentes tanto no filme quanto nas músicas de Tim Maia, servem para cada um de nós e para as empresas levarem para o dia a dia. A seguir, confira alguns exemplos de situações presentes em suas composições (e no filme) que nos levam a refletir e aprender sobre as coisas da vida:

1. Mantenha o foco nos seus objetivos

Durante o filme, Tim Maia variou bastante, trocou isso por aquilo sem muita certeza de como chegar ao seu objetivo final. A lição é que, se você deseja se tornar um cantor, não roube carros ao longo do caminho. Caso você queira ser um executivo de sucesso, tenha foco e não deixe os obstáculos da vida te atrapalharem.

2. Saiba que as amizades (ou o networking) podem te ajudar

Apesar daquilo que a mídia divulga, o que salvou a pele do cantor foi o networking. Sozinho, sem grana e sem rumo, Tim Maia resolveu focar em seu objetivo e encontrar quem poderia ajudá-lo.

No caminho encontrou alguns contatos que te colocaram no caminho certo para conseguir ter a chance de gravar sua primeira música e daí partir para o sucesso.

Portanto, o conselho é: faça networking e mantenha os contatos por perto, pois eles podem te dar a chance e o empurrãozinho que você precisa.

3. Trate bem os seus colaboradores

Os projetos só serão bem executados se contarmos com uma ótima equipe. A genialidade pode sim nos levar ao topo, mas nada que uma equipe coesa também resolva. 

A equipe é um grupo de colaboradores que são encarregados de trazer novas ideias e de mostrar  os possíveis erros que você pode estar cometendo. No entanto, fique atento a isso e seja gentil com seus colaboradores, pois a equipe transmite a face dos gestores.

4. Tenha cuidado com os indivíduos que o cercam durante seu sucesso

Uma das dicas mais difíceis de se atentar. Afinal de contas, quem resiste a um sorriso e a um convite inesperado? As pessoas que o cercam precisam ser de confiança, pois, não importa a situação, são elas que estarão ao seu lado. 

Se você deseja conhecer melhor as pessoas ao seu redor, tire poder de você mesmo. Muitas pessoas querem estar conosco somente pelas vantagens de estar ao nosso lado, por isso, jamais se renda a um sorriso fácil.

5. Seja fiel ao seu objetivo que envolve terceiros

É possível que tenhamos vontade de mudar de ideia no meio do caminho, assim como trocar nossos objetivos e convicções. Você pode mudar isso, desde que não envolva terceiros. 

Ao montarmos uma empresa ou um grupo de amigos, por exemplo, não podemos apenas obrigar essas pessoas a seguirem nossas novas ideias sem ouvir os demais. 

Gostou do conteúdo? Se você é amante da música popular brasileira e deseja estar por dentro dos sucessos da MPB, assim como o cantor Tim Maia, não deixe de acessar a Nova Brasil FM, a emissora de rádio voltada para música popular brasileira do jeitinho que você ama!

Tags relacionadas

cantor Tim Maia cultura cultura brasileira músicas de tim maia Tim Maia
< Notícia Anterior

24 anos sem Tim Maia

15.03.2022 12:27
24 anos sem Tim Maia
Próxima Notícia >

MPB no Rock In Rio 2022

16.03.2022 15:40
MPB no Rock In Rio 2022
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business