Acervo MPB: Vanessa da Mata – Parte 3

Por: Novabrasil
14 de outubro de 2021

Confira a primeira e segunda parte deste conteúdo.

– No Carnaval de 2012, Vanessa desfila pela tradicional escola de samba Portela, caracterizada como a cantora Clara Nunes. No desfile em homenagem à Bahia, Vanessa é destaque em um carro alegórico vestindo uma réplica da roupa que a saudosa intérprete usou em 1977, durante um musical para o programa Fantástico, da Rede Globo, e com uma tiara semelhante à que aparece na capa do disco Clara Guerreira, de 1978.

– Em 2013, Vanessa participa do projeto Nivea Viva Tom, em que homenageia seu grande ídolo Tom Jobim, em uma turnê por várias capitais brasileiras. No mesmo ano, lança o disco Vanessa da Mata Canta Tom Jobim, com canções como Fotografia, Este Teu Olhar, Eu Sei Que Vou Te Amar, Desafinado, Dindi, Wave e Só Tinha Que Ser Com Você.

– Também em 2013, Vanessa lança-se como escritora e coloca no mundo o seu primeiro livro: o romance A Filha das Flores, um mergulho no universo mágico de Giza, uma protagonista audaciosa que desvenda o amor, o sexo e suas raízes numa história cheia de poesia, afeto e desejo pela vida.

– No fim do mesmo ano, Vanessa é convidada para subir no palco, ao lado de Alexandre Pires, que celebra o Sorteio da Copa do Mundo FIFA 2014.

– Em 2014, Vanessa lança o disco Segue o Som.  A maioria das canções é inédita e autoral, flertando com estilos diversos como pop, rock, reggae e dub, sem perder a linha estilística que destaca a sua constante brasilidade. Entre os sucessos, a faixa título , Ninguém é Igual a Ninguém (Desilusão) Por Onde Ando Tenho Você.

– O disco foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro e a faixa título na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.

O rapper Emicida e Vanessa da Mata

– Em 2015, Vanessa faz participação na música Passarinhos do rapper Emicida, aparecendo também em seu clipe.

– Em 2017, a cantora lança o CD e DVD, Caixinha de Música, na casa Natura Musical, em São Paulo, trazendo sucessos consagrados de sua carreira.

– Em 2019, lança seu disco mais recente, Quando Deixamos Nossos Beijos Na Esquina, que conta com o hit Só Você e Eu.

– Vanessa da Mata tem diversas músicas suas como parte de trilhas de novelas e filmes.

Quer escutar este acervo e de outros artistas? Confira a primeira temporada do podcast Acervo MPB.

ACERVO
 

DESTAQUES | PODCASTS