Entenda o movimento de contracultura que mudou para sempre a história do Brasil; confira a seguir.
iStock
Ele foi usado pela primeira vez pelo artista Hélio Oiticica, para uma obra de arte de mesmo nome que ele expôs no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1967. .
Depois do termo Tropicália ser introduzido por Oiticica, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinan, Tom Zé e Os Mutantes iniciaram o chamado Movimento Tropicalista.
Caetano Veloso lançou LP, em que traz a canção 'Tropicália', cantando o verso: “Eu organizo o movimento”, referindo-se ao Tropicalismo. Nela, ele introduz um pouco do que seria a Tropicália.
iStock
Movimento Tropicalista não se restringe apenas à música. A influência da Tropicália pode ser vista na literatura, com o trabalho de Torquato Neto; no cinema, por meio de Glauber Rocha e seu Cinema Novo; e no teatro, com o trabalho de Zé Celso e do Teatro Oficina.
Wikicommons
A Tropicália levou o multiculturalismo a um novo patamar, e as pessoas que faziam parte do movimento o transformaram em uma nova forma de cultura que podia ser ouvida, vista e sentida.
iStock