Fonte: Instituto da Cerveja
Atualmente, a cerveja nacional também é muito apreciada no nosso país. Mas não foi sempre assim. Se hoje é uma de nossas paixões nacionais, a cerveja sofreu muito com a concorrência da cachaça e do vinho até firmar-se em solo brasileiro.
novabrasil
Envato
A primeira vez que a cerveja chegou ao Brasil foi em 1654, com os holandeses, que trouxeram amostras e o equipamento para prepará-la. Mas a produção foi interrompida quando eles saíram do país.
novabrasil
G1 Globo
Em 1808, a Família Real trouxe a cerveja de volta ao Brasil. Apesar do domínio da cachaça e do vinho, Dom João VI abriu os portos e incentivou a importação de cervejas inglesas.
novabrasil
Freepik
Os altos impostos de importação tornaram a cerveja cara e inacessível. Então, imigrantes ingleses e alemães começaram a produzir cerveja no Brasil, inicialmente para consumo próprio, usando ingredientes locais como milho, trigo e arroz.
novabrasil
Divulgação
Essa produção artesanal, basicamente para consumo próprio, durou até 1850, quando diversas pequenas cervejarias começaram a se estruturar no Brasil. Em 1853, foi fundada a primeira cervejaria imperial do país e em seguida outras também foram surgindo.
novabrasil
Divulgação
Fonte: Instituto da Cerveja
Hoje, as cervejas artesanais são uma paixão brasileira! Elas fogem do padrão e são apreciadas com cursos de mestre cervejeiro, sommelier e harmonização — a cerveja virou arte e cultura!
Freepik