Ministério da Saúde anuncia acesso a mamografia a partir dos 40 anos

Bruna Henares
12:47 24.09.2025
Autor

Bruna Henares

Cardiologista
Saúde

Ministério da Saúde anuncia acesso a mamografia a partir dos 40 anos

Medida amplia o rastreamento do câncer de mama no SUS. Ações fazem parte do programa Agora Tem Especialistas

Avatar Novabrasil
- 24.09.2025 - 12:47
Ministério da Saúde anuncia acesso a mamografia a partir dos 40 anos
Foto: Divulgação.

Medida anunciada ontem amplia o rastreamento do câncer de mama no SUS, estendendo a faixa etária para 40 a 74 anos. Ações fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, que leva atendimento e diagnóstico a diferentes regiões do país.

O Ministério da Saúde anunciou ontem (23/09) que mulheres a partir dos 40 anos terão acesso à mamografia pelo SUS, mesmo sem sintomas ou histórico familiar da doença. O exame poderá ser solicitado sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde.

Até então, o rastreamento era recomendado apenas para mulheres entre 50 e 69 anos. Agora, a faixa foi ampliada para 40 a 74 anos, contemplando um grupo que concentra quase 60% dos casos de câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental, já que 23% dos casos acontecem entre os 40 e 49 anos, aumentando significativamente as chances de cura.

Em 2024, o SUS realizou aproximadamente 4 milhões de mamografias de rastreamento e 376,7 mil exames diagnósticos. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e também o que mais causa mortes, com cerca de 37 mil novos casos por ano no Brasil.

Foto: Bruna Henares/Arquivo pessoal.

Programa Agora Tem Especialistas

A ampliação do rastreamento faz parte do programa Agora Tem Especialistas, criado para reduzir o tempo de espera no SUS e ampliar o acesso a exames, consultas e cirurgias.

No mês do Outubro Rosa, o programa contará com 27 carretas de saúde da mulher em 22 estados, oferecendo serviços como mamografia, ultrassonografia, biópsias e consultas médicas — tanto presenciais quanto por telemedicina. A expectativa é realizar até 120 mil atendimentos em outubro.

Além disso, já foram entregues 11 aceleradores lineares para tratamento oncológico em quatro estados, com previsão de chegar a 121 equipamentos até 2026. O programa também prevê a distribuição de 60 kits de biópsia estereotática, com tecnologia de imagem 2D e 3D, garantindo maior precisão diagnóstica.

Veja também:

Novos medicamentos no SUS

Outro destaque é a incorporação de terapias modernas para câncer de mama, como o trastuzumabe entansina e os inibidores de ciclinas (abemaciclibe, palbociclibe e ribociclibe). Essas drogas são indicadas para casos avançados ou metastáticos e, segundo o Ministério, foram negociadas com até 50% de desconto, ampliando o acesso para milhares de mulheres.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as medidas colocam o Brasil em sintonia com práticas internacionais:

“Garantir a mamografia a partir dos 40 anos no SUS é uma decisão histórica. Estamos ampliando o diagnóstico precoce e fortalecendo a saúde das mulheres, porque aqui saúde é direito, não privilégio.”

📌 A recomendação é que cada paciente discuta com o médico os benefícios e possíveis riscos do exame, para que a decisão seja personalizada.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

40 anos câncer Colunista mamografia Ministério da Saúde mulher
< Notícia Anterior

10 releituras de clássicos da MPB em vozes da “Geração Z”

24.09.2025 12:00
10 releituras de clássicos da MPB em vozes da “Geração Z”
Próxima Notícia >

Dor no joelho e sobrepeso: protocolo une emagrecimento e ortopedia para evitar cirurgias

24.09.2025 14:00
Dor no joelho e sobrepeso: protocolo une emagrecimento e ortopedia para evitar cirurgias
colunista

Bruna Henares

Cardiologista pelo Instituto do Coração- InCor ( HC- FMUSP), Cardiologista do Centro de Acompanhamento da Saúde e Check up do Hospital Sírio Libanês, Médica Pesquisadora na Unidade de Lípides do Instituto do Coração- InCor ( HC- FMUSP), MBA Executivo em Gestão de Saúde da FGV ( Fundação Getúlio Vargas) e Doutoranda pela USP.

Suas redes