#SETEMBRODESEGUNDAMAO desperta reflexão sobre a moda sustentável
Mundo ESG com Sonia Consiglio
Especialista em sustentabilidade
#SETEMBRODESEGUNDAMAO desperta reflexão sobre a moda sustentável
Iniciativa da OXFAM incentiva a troca de roupas usadas que beneficia a sustentabilidade do planeta
Você conhece o movimento #SETEMBRODESEGUNDAMAO? Trata-se de uma iniciativa criada pela Organização britânica Oxfam em 2019. O objetivo é promover a conscientização sobre o consumo responsável de roupas.
Sônia Consiglio, especialista em sustentabilidade e colunista da Novabrasil, diz que “a ideia é aproveitar setembro, quando ocorrem as semanas de moda com desfiles em Nova York, Milão, Londres e Paris, para estimular o consumo de itens usados”.
A proposta é a compra em brechós, a doação de peças e a troca de vestuário entre amigos. A Oxfam usa o mês de setembro para despertar a reflexão para uma mentalidade mais consciente sobre a moda e o vestuário. “Isso é muito importante porque a indústria da moda é uma das que mais emitem gases de efeito estufa, entre 2 e 10% das emissões mundiais. E também é uma das que mais consomem água, na lavagem do jeans, químicas de tingimento e geração de resíduos”, diz Sônia Consiglio.
A própria ONU, Organização das Nações Unidas, está atenta a esse cenário. A instituição tem a Aliança das Nações Unidas para moda sustentável, formada por agências da ONU e várias outras organizações. Nessa aliança são desenvolvidos projetos, políticas, para que essa cadeia contribua para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A colunista destaca o ODS 12, que é assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis.
Sônia Consiglio lembra que, há alguns anos, as pessoas não compravam roupas em brechós ou mesmo utilizavam roupas usadas. “A gente está transformando o modelo de mundo para algo sustentável. Os desafios são muitos, mas quando observamos ações desse tipo, a gente percebe que já não somos mais como éramos e isso é animador”, conclui Sônia.
Thalita Rebouças é tratada como popstar na Bienal do Livro de SP
Diego Amorim: "Alexandre de Moraes cai?"; entenda
Mundo ESG com Sonia Consiglio