Renato Kfouri: “Os cuidados para respirar melhor mesmo com o tempo seco”
Vida e Saúde com Renato Kfouri
Pediatra, infectologista, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria
Renato Kfouri: “Os cuidados para respirar melhor mesmo com o tempo seco”
Poluição avança pelo Brasil e as doenças respiratórias aumentam com a falta de chuva
A cidade de São Paulo teve a pior qualidade do ar do mundo para se respirar nesta semana, por causa do tempo seco. O alerta é do site suíço IQAIR, que avalia a qualidade do ar em grandes metrópoles.
O infectologista e colunista da Novabrasil, Renato Kfouri, entende que o dado é fruto da poluição, da falta de chuva e das queimadas. “Respirar um ar puro é parte do nosso desenvolvimento. Isso mudou com o passar do tempo. A poluição, os gases, automóveis, fábricas, têm piorado a qualidade do ar”, diz ele.
E junto com isso, ainda há mudanças climáticas que promovem chuvas fora do período habitual e estações não tão bem determinadas. Esse conjunto leva ao aumento de doenças respiratórias alérgicas, que crescem em todo mundo.
Para Renato Kfouri, “temos que pensar que, nesses momentos, o que podemos fazer para proteger as vias respiratórias é respirar um ar de melhor qualidade, menos seco e mais puro”. E, mesmo num período conturbado como esse, é possível tentar algumas medidas para aliviar os problemas de respiração.
O especialista diz que é importante manter uma boa hidratação. “Tomar muito líquido fluidifica nossos mucos facilitando a limpeza das vias aéreas. Também é muito importante higienizar as vias aéreas com soro fisiológico e lavagem nasal”, diz Kfouri. Além disso, é possível colocar vaporizadores ou umidificadores nos cômodos. Pode até ser uma bacia com água ou toalhas molhadas.
Outro ponto ressaltado pelo colunista é o cuidado com a alimentação. É fundamental uma alimentação saudável e as vacinas adequadas para crianças devem ser mantidas em dia.
Renato Kfouri diz que “o planeta vem adoecendo e nós estamos adoecendo juntos”. A hora é de cuidados e proteção e, diante de tantas queimadas e um ar poluído, até o uso de máscaras pode se fazer necessário.
Preta Gil recorda conselho que recebeu do pai durante doença
'Doce Maravilha' em Brasília contará com Adriana Calcanhotto e outros nomes da MPB
Vida e Saúde com Renato Kfouri