Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Manu Gavassi regrava álbum Fruto Proibido (1975), de Rita Lee

Novabrasil
15:00 10.11.2022
Brasilidade

Manu Gavassi regrava álbum Fruto Proibido (1975), de Rita Lee

No dia primeiro de novembro, a cantora, compositora e instrumentista paulistana Manu Gavassi gravou – em São Paulo – o seu show para a retomada do projeto Acústico MTV. E, para o repertório do show – que dará origem a um álbum visual, Manu escolheu a regravação do antológico álbum Fruto Proibido, da também paulistana … Continued

Novabrasil - 10.11.2022 - 15:00
Manu Gavassi regrava álbum Fruto Proibido (1975), de Rita Lee
Manu Gavassi regrava álbum Fruto Proibido (1975), de Rita Lee

No dia primeiro de novembro, a cantora, compositora e instrumentista paulistana Manu Gavassi gravou – em São Paulo – o seu show para a retomada do projeto Acústico MTV. E, para o repertório do show – que dará origem a um álbum visual, Manu escolheu a regravação do antológico álbum Fruto Proibido, da também paulistana Rita Lee.

O formato em álbum visual já aconteceu com outras edições históricas do Acústico MTV, como Cássia Eller, Titãs, Legião Urbana e tantos outros (inclusive Rita Lee!).

Manu gavassi regravará Fruto Proibido (1975), de Rita Lee. Esse é o primeiro Acústico MTV a ser gravado depois de três anos de pausa. | Foto: Reprodução/MTV.

Fruto Proibido é o segundo álbum lançado por Rita Lee depois de sua saída dos Mutantes

De 1975, Fruto Proibido é o segundo álbum lançado por Rita depois de sua saída dos Mutantes – em 1972 – e quando já se apresentava e assinava seus discos acompanhada da banda Tutti-Frutti, que foi sua banda de apoio de 1973 a 1978.

Durante a gravação de Fruto Proibido, a Tutti Frutti era formada pelo guitarrista e compositor Luis Sérgio Carlini, pelo baixista e compositor Lee Marcucci, pelo baterista Franklin Paolillo, pelo pianista Guilherme Bueno e tinha os vocais de apoio de Rubens e Gilberto Nardo. 

A cantora, compositora e guitarrista Lúcia Turnbull e o baterista Emilson Colantonio participaram do primeiro disco da banda, Atrás do Porto Tem Uma Cidade, de 1974, mas saíram antes de Fruto Proibido.

Capa do disco Fruto Proibido (1975), de Rita Lee. 

O disco antológico ocupa a 16ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira

Antológico, o álbum – que ocupa a 16ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira, da revista Rolling Stone Brasil – dialogava com as situações da metade da década de 70, época de grandes mudanças socioculturais e de contínuas tempestades no cenário político brasileiro. 

Agora Só Falta Você, Esse Tal de Roque Enrow, Luz Del Fuego, Ovelha Negra

Considerado uma obra prima e um dos principais discos do rock brasileiro, tem influências do rock, do blues e do pop, e traz vários grandes sucessos da cantora, que tornaram-se grandes clássicos da música brasileira, como:

  • Agora Só Falta Você (parceria entre Rita e Carlini);
  • Esse Tal de Roque Enrow (de Rita e Paulo Coelho, que narra um diálogo irônico entre um psiquiatra e uma mãe que procura uma solução para a filha, apaixonada pelo movimento rock’n roll).

Além dessas, as composições solo de Rita:

  • Luz Del Fuego (que homenageia a famosa feminista Dora Vivacqua, que usava o pseudônimo que dá nome à canção, e fala da luta, da força e da coragem da mulher);
  • e Ovelha Negra, uma das canções mais famosas da carreira da  cantora, que a consolidou definitivamente como uma das maiores artistas do nosso país, sendo chamada – a partir de aí – de Rainha do Rock brasileiro (coisa que ela não gosta muito, prefere Mãe do Rock brasileiro!).

As outras faixas do disco são a faixa-título e:

  • Dançar Pra Não Dançar (ambas composições solo de Rita);
  • Cartão Postal;
  • e O Toque (essa e a acima também em parceria com Paulo Coelho);
  • e Pirataria (parceria com Lee Marcucci).

Para saber mais sobre a vida e a obra de Rita Lee, escute o Acervo MPB Rita Lee, série de audio biografias da Novabrasil.

Manu Gavassi é fã declarada de Rita Lee

Fã declarada de Rita Lee – e muito influenciada pela roqueira – Manu Gavassi, ao trazer o repertório de Fruto Proibido para a sua voz, faz ecoar ainda mais o inesquecível disco e o primoroso trabalho de sua musa, atingindo um público bem jovem e também antes inimaginável, por conta do alcance que a internet lhe proporciona hoje e de sua relação estreita com seu público.

Manu está no auge da carreira, aos 29 anos, e possui mais de 15 milhões de seguidores em seu Instagram.

Ao anunciar a gravação do Acústico, Manu contou que Fruto Proibido é seu disco favorito de Rita, e fez um teaser em suas redes sociais, em que descrevia a Mãe do Rock, mas podia muito bem estar descrevendo a si mesma:

“Paulistana da gema, fala ‘meu’ e é branquela de sol. Capricorniana porreta que faz acontecer. Nascida no bairro da Vila Mariana, mas pode ser vista dando um rolê na Pompéia. Humor agridoce. Ama brechós, fantasias e personagens. Artista multifacetada: cantora, compositora, atriz, criadora e criatura. Tem um claro posicionamento político, vermelho no cabelo e bom senso crítico”.

https://www.youtube.com/watch?v=303ln6y4YQY

Esse é o primeiro Acústico MTV a ser gravado depois de três anos de pausa

Sobre a gravação do Acústico, Manu Gavassi falou em suas redes:

“Foi um dos dias mais mágicos da minha vida. Obrigada a todos que fizeram parte dessa equipe dos sonhos e todos que fizeram dessa plateia a coisa mais linda do mundo”. A plateia, no caso, foi formada por convidados da artista e da produção do evento.

Este é o primeiro Acústico MTV a ser gravado depois de três anos de pausa. O último havia sido o de Tiago Iorc, em maio de 2019, e – antes dele – o de Arnaldo Antunes – em 2012. O Acústico MTV Rita Lee foi lançado em 1998 e contou com as participações de Paula Toller, Cássia Eller, Titãs e Milton Nascimento.

Acústico MTV Manu Gavassi canta Fruto Proibido ainda não tem data exata para ser lançado, mas estará disponível em breve na MTV Brasil e no Paramount+.

< Notícia Anterior

MULTIVERSOS: Vambora, de Adriana Calcanhotto

10.11.2022 14:00
MULTIVERSOS: Vambora, de Adriana Calcanhotto
Próxima Notícia >

Carlinhos Brown fala sobre a importância de Gal Costa

11.11.2022 09:30
Carlinhos Brown fala sobre a importância de Gal Costa
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business