Lançamento dos óculos Orion deve revolucionar o mercado, diz especialista
Meu Emprego Sumiu com Fernando Barra
Especialista em Tecnologia e Inovação
Lançamento dos óculos Orion deve revolucionar o mercado, diz especialista
Fernando Barra, colunista da Novabrasil, analisa os benefícios e reflexos do novo equipamento da Meta
A Meta, empresa de Mark Zuckerberg e dona do Facebook, anunciou o Orion, seus novos óculos de realidade virtual. A Meta entende que o lançamento é o que eles acreditam ser “o par de óculos de realidade aumentada mais avançado já produzido”.
O colunista da Novabrasil e especialista em Tecnologia e Inovação, Fernando Barra, destacou que “Mark Zuckerberg vinha percebendo que as redes sociais estavam ficando demodê e iria surgir um novo movimento”. A partir daí, ele anunciou o chamado Metaverso, com boas vendas de óculos de realidade virtual. Mas, a chegada da Inteligência Artificial ofuscou um pouco os óculos que estavam surgindo.
O Orion, mais recente lançamento da Meta, é feito em parceria com a Ray Ban e se parece com óculos comuns. Ele traz a tecnologia do Metaverso com a Inteligência Artificial. “Você poderá tirar fotos, ele lembra sua agenda, faz tradução simultânea enquanto você conversa com outra pessoa e cria objetos holográficos”, diz Barra.
Outras funcionalidades incluem a possibilidade de realizar uma videochamada com viva-voz em qualquer lugar para conversar com amigos e familiares em tempo real, além de visualizar e enviar mensagens. O usuário também poderá jogar games de realidade aumentada compartilhados com a família do outro lado do país ou com um amigo do outro lado do sofá. E a tela grande do Orion permitirá o uso de várias janelas para realizar diferentes tarefas sem ter que carregar um laptop.
O projeto é audacioso, mas o equipamento só deverá estar à venda no final de 2026 ou início de 2027. O colunista da Novabrasil entende que os óculos devem revolucionar o mercado e as coisas deverão mudar. Segundo ele, “muita gente já está dizendo que grande parte dos aplicativos de celulares vão migrar para os óculos. Ao longo do tempo, vamos digitalizando componentes”.
Fernando Barra lembra ainda que o cenário poderá ser parecido com a chegada dos celulares, incluindo muitas coisas dentro de um único equipamento. Será a aposentadoria dos celulares?
“Rufam atabaques da Imperatriz!” Parceria de Me Leva é a grande vencedora na rainha de Ramos para o Carnaval 2025
Flamengo anuncia demissão do técnico Tite
Meu Emprego Sumiu com Fernando Barra