Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Descoberta de músicas inéditas de Belchior

novabrasilfm
09:00 04.09.2021
Quais as novas

Descoberta de músicas inéditas de Belchior

Um enorme ganho para a música popular brasileira: O jornalista e pesquisador musical, Renato Vieira, encontrou – no Arquivo Nacional – sete músicas inéditas do saudoso cantor e compositor Belchior, sobre o qual já é pesquisador da vasta obra desde 2013 e de quem já reeditou 11 discos. As letras são das canções Adivinha e … Continued

novabrasilfm - 04.09.2021 - 09:00
Descoberta de músicas inéditas de Belchior
Descoberta de músicas inéditas de Belchior

Um enorme ganho para a música popular brasileira:

O jornalista e pesquisador musical, Renato Vieira, encontrou – no Arquivo Nacional – sete músicas inéditas do saudoso cantor e compositor Belchior, sobre o qual já é pesquisador da vasta obra desde 2013 e de quem já reeditou 11 discos.

As letras são das canções Adivinha e Outras Constelações, somente de Belchior, e das parcerias com seus conterrâneos cearenses: Fim do Mundo (com Augusto Pontes), Baião de Dois Vinte e Dois (com Fausto Nilo), Bip… Bip… (com Ednardo), Posto em Sossego e Alazão (ambas com Fagner e Fausto Nilo).

Todas constavam em arquivos da ditadura militar por terem sido enviadas – entre 1971 e 1979 – para a Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão criado pela ditadura para analisar produções artísticas. Nenhuma delas foi censurada, como aconteceu com outras letras de Belchior que o pesquisador também encontrou, mas também nenhuma foi gravada pelo grande poeta cearense, que nos deixou em 2017.

Renato Vieira não encontrou as canções em registros fonográficos, o que significa que as músicas podem ter sido musicadas ou até gravadas de maneira caseira, mas nunca foram lançadas oficialmente.

O pesquisador conta que, como essas letras foram enviadas para a avaliação da censura, Belchior provavelmente considerava lançá-las em algum momento, na sua própria voz ou na de outros intérpretes.

Quando soube do fato, Fagner – que mudou-se do Ceará para o Rio de Janeiro na mesma época que Belchior, em 1970, junto com uma turma de músicos do estado nordestino, para começar sua carreira musical – disse que já tinha, há algum tempo, planos de gravar um disco em homenagem ao amigo, mas que ainda não tinha conseguido encaixar o projeto na agenda. A descoberta das duas letras em parceria reavivou os planos de Fagner.

Os dois artistas cearenses possuem várias outras canções lançadas em parceria – como Mucuripe (gravada por Roberto Carlos e Elis Regina) e Noves Fora (sucesso na voz de Elis e Simonal), mas acabaram se desentendendo ao longo da vida e seguiram suas carreiras sem manter a amizade.

Agora, os achados de Renato Vieira nos possibilitam presenciar novamente esse encontro. Fagner – que diz sempre ter mantido uma grande admiração pelo amigo, apesar dos desentendimentos – contou que relembrou da melodia das canções em parceria, assim que bateu o olho nas letras.

Aguardamos as cenas dos próximos capítulos!

Tags relacionadas

Belchior Fagner
< Notícia Anterior

O Terno no Faro Novabrasil

03.09.2021 14:04
O Terno no Faro Novabrasil
Próxima Notícia >

Os irmãos Melim

05.09.2021 18:40
Os irmãos Melim
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business