Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Aniversário de Chico Chico, filho de Cássia Éller

Novabrasil
09:30 23.08.2023
Quais as novas

Aniversário de Chico Chico, filho de Cássia Éller

Abaixo, o trecho da canção 1º de Julho, que Renato Russo escreveu especialmente para Cássia Eller, quando a cantora, compositora e instrumentista estava grávida do seu primeiro e único filho: Francisco Eller, o Chico Chico, aniversariante de hoje. O que fazes por sonhar É o mundo que virá pra ti e para … Continued

Novabrasil - 23.08.2023 - 09:30
Aniversário de Chico Chico, filho de Cássia Éller
Chico Chico | Foto: Divulgação
por Lívia Nolla

Abaixo, o trecho da canção 1º de Julho, que Renato Russo escreveu especialmente para Cássia Eller, quando a cantora, compositora e instrumentista estava grávida do seu primeiro e único filho: Francisco Eller, o Chico Chico, aniversariante de hoje.

O que fazes por sonhar

É o mundo que virá pra ti e para mim

Vamos descobrir o mundo juntos baby

Quero aprender com o teu pequeno grande coração

Meu amor, meu Chicão

Hoje, Chico Chico possui uma carreira de sucesso como cantor, compositor e instrumentista.

Chico Chico é cantor, compositor e instrumentista | Foto: Divulgação

A canção “1° de Julho”

O ano era 1993 e Cássia – um dos maiores nomes da história da nossa música – estava prestes a dar à luz a Chicão, quando seu amigo Renato Russo a presenteou com essa composição belíssima, que fala sobre sua história com o filho, com a maternidade e com o ser mulher.

Chicão é fruto de um relacionamento casual de Cássia Eller com o amigo e baixista de sua banda, Tavinho Fialho. Tavinho sofreu um acidente de carro e faleceu dias antes do filho nascer.

Nessa época, Cássia já vivia um relacionamento estável com a companheira de uma vida, Maria Eugênia, que assumiu a maternidade de Chicão junto com Cássia

Cássia Eller, Maria Eugênia e Chicão
Cássia Eller, Maria Eugênia e Chicão. | Foto: Arquivo Pessoal.

Depois da morte de Cássia Eller, Maria Eugênia lutou na justiça – contra o pai da cantora – pela guarda do filho, e ganhou a causa, tornando-se o primeiro caso do tipo na justiça brasileira e abraçando uma causa importantíssima. 

Cássia, antes de morrer – inesperadamente, aos 39 anos, vítima de um infarto do miocárdio, quando Francisco tinha apenas oito anos – disse em entrevista que pretendia casar com Maria Eugênia, com quem vivia há 14 anos, quando o projeto de lei de reconhecimento da união civil entre homossexuais fosse aceito no Congresso Nacional. Pena que não deu tempo, mas as duas já consideravam-se casadas. 

Chicão, filho de Cássia Éller

O nome de Chicão foi escolhido por Cássia depois que ela escutou uma canção instrumental de Milton Nascimento chamada Francisco, que traz belíssimos improvisos vocais e vocalises de Milton.

Cássia se apaixonou pela canção e depois a gravou como participação especial no disco do guitarrista Nelson Faria, Ioiô, também de 1993, com vocalises tão incríveis quanto os de Bituca. Tempos depois, ela contou para Milton que tinha escolhido o nome de seu filho por conta da canção.

Chicão – que acompanhou a mãe em muitos shows e palcos quando criança – hoje tornou-se um cantor, músico e compositor brilhante: o Chico Chico

Chico Chico

Ainda criança, ele aprendeu a tocar percussão e também pandeiro (com a percussionista da banda de sua mãe e amiga de Cássia, a Lan Lan), e em 2001 – então com 7 anos – participou da apresentação histórica de Cássia no Rock In Rio III, para um público de cerca de 200 mil pessoas, com um show que mostrou toda a sua versatilidade e atitude, ao misturar rock’n roll com samba, baião e MPB. 

Cássia atendeu a um pedido do filho para que ela incluísse a canção Smells Like Teen Spirit, do Nirvana, no repertório do show do festival. Chicão tocou percussão na música e ganhou seu primeiro cachê de 20 reais, dados pela mãe. 

A carreira

Depois disso, Chico Chico estudou outros instrumentos e passou a compor, até que começou a cantar em bandas cariocas. Em 2015, lançou seu primeiro álbum com músicas autorais com a banda 2×0 Vargem Alta

Fez participações em discos e shows de outros artistas e, em 2020, lançou o álbum Onde?, em parceria com Francisco Gil, o Fran, neto de Gilberto Gil e hoje integrante da banda Gilsons.

No início de 2021, lançou um álbum em parceria com João Mantuano, em que a faixa A Cidade foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Seu primeiro álbum solo, Pomares, foi lançado no final do mesmo ano. O álbum conta com um dueto de Chico Chico com a mãe Maria Eugênia, na faixa Mãe, uma homenagem do cantor às suas duas mães. 

“É o mesmo DNA!”

Ouvir Chico Chico nos dá um afago no coração: sua voz, seu timbre e seu jeito de cantar são muito parecidos com os de Cássia, claro, “é o mesmo DNA”, como ele mesmo diz.

Mas, ao mesmo tempo, Chico Chico nos mostra o artista completo que é, dono de uma personalidade única, uma identidade formada pelos encontros musicais que teve ao longo da vida e uma sensibilidade artística que impressiona.

Chico Chico completa 30 anos hoje (e não no dia 1º de julho, como muita gente pensa, e não se sabe ao certo o motivo do nome da canção, podem haver diversas interpretações para a importância da data, mas apenas os personagens realmente envolvidos na história poderiam nos revelar, e eles – infelizmente – não estão mais aqui para nos contar).

Feliz Aniversário, Chicão!

Por: Lívia Nolla

Tags relacionadas

1 de julho Cássia Eller chicão Chico Chico
< Notícia Anterior

Zélia Duncan e Ana Costa celebram mulheres importantes na Independência do Brasil

22.08.2023 18:25
Zélia Duncan e Ana Costa celebram mulheres importantes na Independência do Brasil
Próxima Notícia >

Os 5 podcasts mais ouvidos do Brasil

23.08.2023 12:00
Os 5 podcasts mais ouvidos do Brasil
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business