Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Aniversariantes da MPB da Semana!

novabrasilfm
09:30 05.05.2022
Quais as novas

Aniversariantes da MPB da Semana!

2 de maio   Vitória Falcão Uma das integrantes do duo Anavitória, um dos maiores destaques da MPB atual, a cantora tocantinense Vitória Falcão faz 27 anos neste 2 de maio. Vitória começou cantando na igreja, conheceu Ana Caetano ainda na escola e anos depois se encontraram e começaram a lançar alguns vídeos cantando juntas … Continued

novabrasilfm - 05.05.2022 - 09:30
Aniversariantes da MPB da Semana!
Aniversariantes da MPB da Semana!

2 de maio

 

Vitória Falcão

Uma das integrantes do duo Anavitória, um dos maiores destaques da MPB atual, a cantora tocantinense Vitória Falcão faz 27 anos neste 2 de maio. Vitória começou cantando na igreja, conheceu Ana Caetano ainda na escola e anos depois se encontraram e começaram a lançar alguns vídeos cantando juntas na internet em 2013.

Hoje, as duas somam quatro discos, três EPs, quatro Grammys Latinos, parcerias com nomes como Lenine, Nando Reis, Rubel e Duda Beat e grandes sucessos nacionais como Ai Amor, Trevo (Tu), Amarelo Azul e Branco, Fica e Agora Eu Quero Ir.

 

Antônio Nóbrega

O cantor, compositor, violonista, ator e dançarino pernambucano Antônio Nóbrega nasceu em Recife, em 2 de maio de 1952, e iniciou a sua carreira artística tocando violino.  Entre 1968 e 1970, participou da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares.

Fruto do seu envolvimento com o universo da cultura popular brasileira, a partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de criação em artes cênicas e música, tornando-se reconhecido nacional e internacionalmente.

Idealizou e dirige o Instituto Brincante, local de cursos, apresentações, oficinas, mostras e encontros em São Paulo, em que procura apresentar, dinamizar e difundir aspectos da cultura brasileira pouco ou não conhecidos.

 

Ataulfo Alves

Nascido em Minas Gerais, em 2 de maio de 1909, o cantor e compositor Ataulfo Alves foi um dos mais importantes nomes do samba da história. Aos 19 anos – já tocando cavaquinho, violão e tamborim – mudou-se para o Rio de Janeiro.

Em 1933, Almirante – importante nome do rádio na época – gravou o samba Sexta-feira, primeira composição de Ataulfo a ser lançada em disco. Dias depois, Carmen Miranda gravou Tempo Perdido, tornando o nome de Ataulfo Alves conhecido nacionalmente.

Sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira. Intérpretes importantes, como Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy, MPB-4 e Fundo de Quintal gravaram suas composições. Entre seus maiores sucessos estão as canções Leva Meu Samba, Laranja Madura, Na Cadência do Samba (parceria com Paulo Gesta), O Bonde de São Januário (parceria com Wilson Batista), Você Passa Eu Acho Graça (com Carlos Imperial), Atire a Primeira Pedra e – a hoje sexista, mas um dia já considerada um dos maiores clássicos do samba – Ai Que Saudade da Amélia (essas duas últimas, parcerias com Mário Lago).

Ataulfo Alves morreu em 1969, aos 60 anos, deixando um legado imensurável para a música popular brasileira.

 

4 de maio

 

Lulu Santos

O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor, Lulu Santos completa 69 anos neste 04 de maio. Um dos maiores símbolos do rock brasileiro, Lulu começou a tocar muito novo, com 12 anos de idade, e foi muito além do rock’n roll. Traz em suas canções uma união do rock com o pop, a música eletrônica, o funk, o soul, o dance music, o R&B e até o samba.

Em 1982, lançou o seu primeiro LP, Tempos Modernos (que conta com o sucesso homônimo), já em carreira solo, assinando como Lulu Santos, depois de muitos anos integrando bandas e compondo trilhas sonoras.

Desde então, Lulu nos brinda com seu talento e versatilidade, lançando um grande sucesso atrás do outro e emplacando vários hits, como: O Último Romântico (parceria com Antônio Cícero e Sérgio Souza), Tudo Azul, Toda Forma de Amor, Assim Caminha a Humanidade, Advinha o Quê, Um Certo Alguém (com Ronaldo Bastos), A Cura, Aviso aos Navegantes, Sereia, Certas Coisas, Como uma Onda e De Repente Califórnia (essas últimas quatro em parceria com Nelson Motta).

 

Herbert Vianna

O cantor, guitarrista e grande compositor Herbert Vianna faz 61 anos no dia 4 de maio.

Herbert surgiu no cenário musical em 1983, quando fundou uma das principais bandas brasileiras de todos os tempos: Os Paralamas do Sucesso.

Nascido em João Pessoa, na Paraíba, mudou-se ainda criança para a Capital Federal, por conta do trabalho do pai, que era militar. Foi em Brasília que conheceu o baixista Bi Ribeiro e, ainda criança, teve seu primeiro contato com a música, principalmente com o rock’n roll.

Herbert e Bi se reencontraram no Ensino Médio, já morando no Rio de Janeiro, juntaram-se com o baterista João Barone e fundaram Os Paralamas do Sucesso.

Junto com outras bandas que começaram em Brasília – como Capital Inicial e Legião Urbana –  Os Paralamas do Sucesso fazem parte do movimento que revolucionou o rock nacional brasileiro e nos presenteou com grandes sucessos ao longo de sua brilhante carreira, como: Óculos, Meu Erro, Alagados, Romance Ideal, Lanterna dos Afogados, Tendo a Lua, Aonde quer que eu vá, Caleidoscópio, Quase um Segundo e tantos outros.

Herbert Vianna tem uma brilhante contribuição para a música popular brasileira e é também um dos maiores compositores do nosso país: fez parcerias incríveis com outros grandes nomes da MPB como Gilberto Gil, em A Novidade; Carlinhos Brown, em Uma Brasileira; e Leoni e Paula Toller, em Por Que Não Eu?.

 

5 de maio

 

Wilson Sideral

O cantor, compositor, guitarrista e produtor musical mineiro Wilson Sideral completa 47 anos neste 5 de maio.

Vindo de uma família bem musical – é irmão de Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest e de Marcus Menna, ex-vocalista do LS Jack – Sideral mistura elementos do rock, soul, MPB e blues em sua música.

Com cinco álbuns de estúdio lançados, o EP Digital #Singles, e os volumes 1 e 2 do Projeto Especial Tropical Blues – onde o Artista relê grandes clássicos da música brasileira em versões blues – Sideral também participa do tributo Flausino e Sideral cantam Cazuza, em parceria com seu irmão.

É autor de sucessos da banda Jota Quest como: Fácil (composto em parceria com Rogério Flausino) e Na Moral (Rogério e Marco Túlio).

 

Liminha

Nascido em 5 de maio de 1951, Arnolpho Lima Filho, o Liminha, é um dos maiores produtores musicais e baixistas do Brasil.

Foi baixista de Os Mutantes entre os anos áureos da banda – de 1970 a 1975 – participando dos antológicos discos A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado, Jardim Elétrico, Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets, Tecnicolor, Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida (creditado como álbum solo da Rita Lee), e O A e o Z.

Como produtor musical, já atuou ao lado dos principais nomes da música popular brasileira de todos os tempos, como:  Ana Carolina, Arnaldo Antunes, As Frenéticas, Barão Vermelho, Blitz, Caetano Veloso, Charlie Brown Jr, Chico Science & Nação Zumbi, Cidade Negra, Daniela Mercury, Erasmo Carlos, Fernanda Abreu, Frejat, Gabriel o Pensador, Gilberto Gil, Ira!, Jota Quest, Jorge Mautner, Jorge Ben Jor, Kid Abelha, Lulu Santos, Marina Lima (a inesquecível linha de baixo de Fullgás é de Liminha), Natiruts, Os Paralamas do Sucesso, O Rappa, Skank, Titãs, Vanessa da Mata, Ana Cañas, entre outros. Com muitos desses nomes, também atuou como baixista ou guitarrista.

Também é compositor de grandes clássicos da nossa MPB, como: Top Top  (em parceria com Sérgio Dias, Arnaldo Baptista e Rita Lee), Vamos Fugir e Nos Barracos da Cidade (ambas em parceria com Gilberto Gil), Ai, Ai, Ai… e Ainda Bem (ambas com Vanessa da Mata)..

Liminha ficou em 99° lugar na lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira promovida pela revista Rolling Stone, em 2008.

 

Beth Carvalho

Nascida em 5 de maio de 1946, no Rio de Janeiro, a cantora, compositora e instrumentista Beth Carvalho foi uma das maiores vozes do samba no Brasil, sendo considerada a Madrinha do Samba, por também ter ajudado a lançar – com sua voz e seu grande talento como intérprete – grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Almir Guineto.

Entre os principais sucessos em sua voz estão os clássicos: Andança (de Edmundo Solto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi), Vou Festejar (de Jorge Aragão, Dida e Neoci), Coisinha do Pai (de Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos), Acreditar (de Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho) e Mas Quem Disse Que Te Esqueço (de Dona Ivone Lara e Hermínio Bello de Carvalho) .

Beth partiu há exatos três anos, aos 72 anos de idade, vítima de uma infecção generalizada.

 

Dalva de Oliveira

Nascida em Rio Claro (SP), em 5 de maio de 1917, Dalva de Oliveira foi uma das mais importantes cantoras do Brasil, marcando época como grande intérprete, sendo eleita Rainha do Rádio e fazendo sucesso internacional.

Ficou conhecida também como Estrela Dalva, Rainha da Voz ou Rouxinol Brasileiro, por sua privilegiada sua extensão vocal.

Dalva de Oliveira iniciou a carreira profissional no Rio de Janeiro e, ao lado de Herivelto Martins e Nilo Chagas, com quem formou o Trio de Ouro. Foi casada com Herivelto por 10 anos e com ele teve dois filhos e uma relação bastante conturbada, em que sofria constantes abusos.

Após a separação, construiu uma carreira solo de sucesso, gravando mais de 15 discos e 400 canções, entre elas grandes clássicos como: Ave Maria no Morro (de Herivelto Martins) , Segredo (Herivelto Martins/Marino Pinto), Kalu (Humberto Teixeira), Estrela do Mar (Marino Pinto/Paulo Soledade), Olhos Verdes (Vicente Paiva) e Que Será? (Marino Pinto/Mário Rossi).

Faleceu em 1972, aos 55 anos.

 

8 de maio

 

Mariana Aydar

Com cinco discos e um documentário (Dominguinhos, 2014) lançados e prestes a completar 15 anos de carreira, a cantora e compositora paulistana Mariana Aydar completa 42 anos neste 8 de maio.

O forró é a influência musical mais marcante na música de Mariana, que alia sofisticação e contemporaneidade e carrega raízes na canção, na música nordestina e no samba. O ritmo é também muito importante no caminho da artista, que teve a benção de grandes sambistas, como a madrinha Leci Brandão, Alcione, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.

Entre os principais sucessos na sua voz estão as canções: Te Faço um Cafuné e Onde Está Você (ambas de Zezum), Preciso do Teu Sorriso (de João Silva e Enok Virgulino), Veia Nordestina (parceria de Mariana com Isabela Moraes), Aqui em Casa (parceria com Duani), Zé do Caroço (Leci Brandão) e Deixa o Verão (Rodrigo Amarante).

Mariana venceu o Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, com o disco Veia Nordestina.

Tags relacionadas

Antônio Nóbrega Ataulfo Alves atualidades beth carvalho Brasilidades Dalva de Oliveira Herbert Vianna Liminha Lulu Santos Mariana Aydar notícias novabrasil quais as novas Vitória Falcão Wilson Sideral
< Notícia Anterior

Vem ai o RadarCast!

04.05.2022 15:04
Vem ai o RadarCast!
Próxima Notícia >

Dia das Mães: 5 filmes sobre amor materno que você precisa assistir

05.05.2022 14:00
Dia das Mães: 5 filmes sobre amor materno que você precisa assistir
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business