Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

5 Aniversariantes Musicais Homenageados nesta Semana

Isabella Oliveira
12:00 27.09.2022
Quais as novas

5 Aniversariantes Musicais Homenageados nesta Semana

A semana de 26 de setembro a 02 de outubro conta com diversos aniversariantes muito importantes para a história da nossa MPB. Vamos conhecer um pouco de cada um deles? 1 – Aniversariante Filipe Catto Filipe Catto nasceu no Rio Grande do Sul, em 26 de setembro de 1987 e está completando 35 anos nesta … Continued

Isabella Oliveira - 27.09.2022 - 12:00
5 Aniversariantes Musicais Homenageados nesta Semana
5 Aniversariantes Musicais Homenageados nesta Semana

A semana de 26 de setembro a 02 de outubro conta com diversos aniversariantes muito importantes para a história da nossa MPB. Vamos conhecer um pouco de cada um deles?

1 – Aniversariante Filipe Catto

Filipe Catto nasceu no Rio Grande do Sul, em 26 de setembro de 1987 e está completando 35 anos nesta semana. A cantora, compositora e instrumentista, é um dos principais talentos de sua geração, com um timbre raro e uma excelente técnica vocal, além de um domínio impressionante do palco. Em 2011, a canção Saga, de sua autoria, fez parte da trilha-sonora da novela Cordel Encantado, da TV Globo, projetando de vez a voz de Catto em todo território nacional.

Artista trans não-binária, Filipe Catto se tornou um ícone do público LGBTQIA+, tendo o seu mais recente álbum O Nascimento de Vênus Tour (2021) como um marco para a afirmação da sua identidade. Outros grandes sucessos de sua autoria são as canções Adoração, Lua Deserta, Dias e Noites, Torrente, Depois de Amanhã, Redoma e Roupa do Corpo.

Com seis discos lançados ao longo de quase 15 anos de carreira, Filipe passeia com maestria por gêneros como o samba, o tango moderno, o jazz, o rock e o bolero.

2 – Aniversariante Renato Barros

Se não tivesse nos deixado em julho de 2020, em decorrência de uma infecção pulmonar, o cantor, compositor e instrumentista carioca Renato Barros completaria 79 anos em 27 de setembro de 2022.

Renato foi líder fundador, vocalista e guitarrista do grupo Renato e Seus Blue Caps (do qual também participaram seus dois irmãos: Ed Wilson e Paulo César Barros), que fez muito sucesso nos anos 60, integrando o grupo de artistas que formou a Jovem Guarda, primeiro movimento musical do rock brasileiro e um dos maiores movimentos musicais e culturais de massa do país, que revolucionou o comportamento jovem no nosso país.

Até a data de seu falecimento, Renato Barros integrou o conjunto, que continua até hoje em plena atividade, sendo a banda de rock mais antiga em atividade no planeta. Hoje, o conjunto conta com Cid Chaves (vocal), Darci Velasco (teclado), Bruno Sanson (contrabaixo), Chi Lenno (guitarra) e Fabrício Motta (bateria)

Entre as principais composições de Renato – além de diversas versões em português para sucessos dos Beatles – estão as música Devolva-me (em parceria com Lilian Knapp, gravada inicialmente pela dupla Leno e Lilian, em 1966, e sucesso na regravação com Adriana Calcanhotto, de 2000) e Você Não Serve Pra Mim (gravada por Roberto Carlos em 1967, e depois também sucesso na voz de Marisa Monte, em 1992).

3 – Aniversariante Roberta Miranda

Roberta Miranda nasceu na Paraíba, em 28 de setembro de 1956. Cantora, compositora, multi-instrumentista e produtora, é um dos grandes nomes da música sertaneja, carinhosamente apelidada de “Rainha do Sertanejo”.

Começou a se destacar nos anos 1980, inicialmente como compositora e depois como intérprete. Logo após o sucesso estrondoso de sua composição Majestade, o Sabiá, na voz de Jair Rodrigues, em 1985, gravou seu primeiro álbum, em 1986, com destaque para canções como Meu Dengo e São Tantas Coisas (composições próprias) e Chuva de Amor (de Joel Marques e Ivone Ribeiro).

Se consolidou com o segundo LP e hoje soma 36 anos de carreira e mais de 28 milhões de discos vendidos. Com uma carreira internacional consistente, Roberta Miranda já se apresentou em vários países dos continentes africano, europeu e americano.

Uma das mulheres pioneiras no gênero sertanejo, rompeu muitas barreiras e enfrentou o machismo, abrindo caminho para várias outras artistas que vieram depois. Outros grandes sucessos de Roberta Miranda são: Pimenta Malagueta e Vá Com Deus (ambas de sua autoria) e Sol da Minha Vida (parceria com Vera Veríssimo).

4 – Aniversariante Carlos Alberto

Se não tivesse nos deixado em julho de 2020, em decorrência de um AVC, o cantor, compositor e violonista mineiro Carlos Alberto completaria 89 anos em 29 de setembro de 2022.

Ele tornou-se conhecido na década de 1960, quando ganhou a alcunha de “Rei do Bolero”, dada por Chacrinha (que – por coincidência – também é um dos aniversariantes da semana, do dia 30 de setembro, tendo tido uma imensa importância para a música popular brasileira, por revelar diversos grandes nomes).

Com quase 30 álbuns gravados, Carlos Alberto foi o artista que mais gravou boleros no Brasil, tendo atingido a marca de aproximadamente 800 músicas pelas gravadoras CBS (Columbia do Brasil S/A), Som Livre, Continental, RCA-Victor e CID, da qual fez parte do cast na década de 1960.

Além disso, foi o recordista de vendas da gravadora junto com Roberto Carlos e recebeu diversos prêmios, entre eles o Globo de Ouro, em programas de rádio e programa de televisão ao longo de sua longeva carreira.

5 – Aniversariante Wando

O cantor, violonista e compositor mineiro Wanderley Alves dos Reis, o Wando, nasceu em 02 de outubro de 1945. Despontou no cenário musical brasileiro no início dos anos 1970

quando teve algumas de suas composições também gravadas por Jair Rodrigues, como O Importante é Ser Fevereiro (parceria com Nilo Amaro, 1971), Se Deus Quiser (parceria com Jair Rodrigues, 1972) e Sou da Madrugada (parceria com Wilson de Souza, 1973).

Em 1973 Wando gravou seu primeiro disco e, em 1975, estourou nas paradas de sucesso com a canção Moça, imortalizada em seu repertório. Na virada para os anos 1980, se tornou um ícone do estilo conhecido como “brega”, com repertório de temática romântica e sensual.

O sucesso estrondoso e grande hit de sua carreira, Fogo e Paixão, foi lançado em 1985 e é uma parceria de Wando com sua então parceira Rose Marie, a quem ele também dedica a canção. Outros grandes sucessos são Chora Coração (parceria com Pedrinho Medeiros) e Mordida na Maçã (parceria com Niffer).

Wando entrou para o RankBrasil pela “maior das coleções de calcinhas do país”. A coleção teve início em 1990, após o lançamento do álbum Tenda dos Prazeres. Como estratégia de divulgação do disco, ele usou a brincadeira de distribuir as peças íntimas nos shows e o retorno foi imediato, deixando registrada a sua marca.

Ele lançou quase 30 álbuns em 50 anos de carreira, tendo falecido em fevereiro de 2012, vítima de uma parada cardíaca, aos 66 anos de idade, deixando muita saudade. Wando estaria completando 77 anos nesta semana.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre esses 5 aniversariantes musicais da semana? Além deles, fizemos um texto especial sobre a aniversariante Gal Costa (26 de setembro) e Tim Maia (28 de setembro). Confira!

Tags relacionadas

aniversário brasilidade Felipe Catto MPB roberta miranda wando
< Notícia Anterior

BRASIL COM S - Turma da Mônica

27.09.2022 09:30
BRASIL COM S - Turma da Mônica
Próxima Notícia >

Oscar 2023: ‘Marte Um’ é indicado pelo Brasil para a vaga

27.09.2022 14:00
Oscar 2023: ‘Marte Um’ é indicado pelo Brasil para a vaga
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business