Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

10 canções da MPB que celebram o Rio de Janeiro

Lívia Nolla
16:00 01.03.2024
Brasilidade

10 canções da MPB que celebram o Rio de Janeiro

Hoje, dia 1º de março de 2024, a cidade do Rio de Janeiro completa 459 anos. Conhecida como “Cidade Maravilhosa”, o Rio é um dos mais importantes cartões postais do Brasil e o maior destino turístico internacional da América Latina, por conta da beleza e exuberância de suas paisagens. Em 2012, a … Continued

Lívia Nolla - 01.03.2024 - 16:00
10 canções da MPB que celebram o Rio de Janeiro
/ Lugares para visitar no Rio de Janeiro: Cristo Redentor. Imagem: Pexels/Luan Gonçalves

por Lívia Nolla

Rio de Janeiro | Imagem: Pexels/Luan Gonçalves

Hoje, dia 1º de março de 2024, a cidade do Rio de Janeiro completa 459 anos.

Conhecida como “Cidade Maravilhosa”, o Rio é um dos mais importantes cartões postais do Brasil e o maior destino turístico internacional da América Latina, por conta da beleza e exuberância de suas paisagens. Em 2012, a paisagem urbana da cidade foi elevada pela UNESCO à categoria de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Cidade plural e heterogênea, o Rio de Janeiro tem uma importância histórica para a nossa cultura e foi berço de um movimento que transformou a história da MPB: a Bossa-Nova, no fim da década de 50. A cidade também tem o samba como elemento fundamental do seu cotidiano e foi cenário de muitos encontros da nossa música, seja nos bairros boêmios, nos morros ou nas rodas de samba e choro.

São cariocas grandes nomes da nossa música como os parceiros Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Cartola, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Elza Soares, Chico Buarque, Luiz Melodia, Jorge Ben Jor, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Marisa Monte, Tim Maia, entre tantos e tantos outros.

A cidade é também tema de muitas das canções mais famosas da nossa MPB, como Garota de Ipanema, de Tom e Vinicius, que é a música brasileira mais gravada e executada em todo o mundo. Além dela, muitos outros clássicos falam sobre as belezas e características marcantes da cidade e do povo carioca.

Aquele Abraço, de Gilberto Gil; Rio 40 Graus, de Fernanda Abreu; Do Leme ao Pontal, de Tim Maia; e Cidade Maravilhosa, de André Filho – que virou hino da cidade – são exemplos de homenagens ao Rio.

No dia de hoje, nós trouxemos 10 canções da MPB que fazem homenagem à cidade carioca.

Um salve ao Rio de Janeiro, que continua lindo! Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, purgatório da beleza e do caos, coração do nosso Brasil. Do Leme ao Pontal, não há nada igual, no mundo!

 

1 – Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, 1962.

A canção de Tom e Vinicius, que conta a história de uma bela garota que passava cheia de graça pelas ruas de Ipanema (inspirada em Helô Pinheiro) é a música brasileira mais gravada e reproduzida no mundo inteiro e também é a segunda canção mais gravada da história, ficando atrás somente de Yesterday, dos Beatles.

Foi gravada por ninguém mais ninguém menos que Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Amy Winehouse, Plácido Domingo, Cher e Madonna e, assim como o Rio de Janeiro, é um dos cartões postais do Brasil para o mundo.

2 – Aquele Abraço, de Gilberto Gil, 1969.

A canção foi composta por Gil quando ele deixou a prisão no Rio de Janeiro, onde ficou por dois meses antes de ir para o exílio em Londres, por conta do Ato Institucional nº 5, durante a Ditadura Militar.

Considerada um hino de despedida, menciona personalidades, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro, elogiando suas belezas e criticando a repressão do período do governo militar.

 

3 – Do Leme ao Pontal, de Tim Maia, 1982

Uma homenagem de Tim Maia ao caminho que se faz pela orla da cidade, indo de uma ponta a outra da praia, do Leme até o Pontal. Nela, o cantor exalta a beleza das praias do Rio, que, segundo ele, nunca viu nada igual, por todos os lugares do mundo que já tinha passado.

Por conta do sucesso da música, o cantor recebeu algumas homenagens póstumas na cidade. Uma delas fica na Praia do Pontal: a região que marca o fim da praia, onde fica a Pedra do Pontal, foi chamada de Pontal Tim Maia. Outra homenagem é a Ciclovia Tim Maia, que faz a conexão entre o Leme e o Pontal.

 

4 – Cidade Maravilhosa, de André Filho e Silva Sobreira, 1935.

A marcha de carnaval composta em 1935 para homenagear as belezas naturais e as características culturais da cidade, tornou-se efetivamente o hino oficial do Rio de Janeiro no ano de 2003.

 

5 – Rio 40 Graus, de Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Laufer, 1992.

A canção sintetiza as várias cidades misturadas que existem no Rio de Janeiro, maravilha mutante, purgatório da beleza e do caos. Faz referência às altas temperaturas alcançadas no Rio durante o verão e também narra os diferentes cotidianos da cidade, as belezas naturais, o caldeirão cultural, a violência urbana, a desigualdade social e a corrupção.

 

6 – Samba do Avião, de Tom Jobim, 1963.

A canção é um hino de amor à cidade e relata a experiência de quem chega ao Rio de Janeiro de avião e visualiza as belezas naturais da cidade maravilhosa. Tom Jobim é um dos compositores que mais declara o amor ao Rio em suas canções. Em 1999, cinco anos após a morte de Tom, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi batizado com seu nome.

 

7 – Cariocas, de Adriana Calcanhoto, 1997.

Gaúcha, nascida em Porto Alegre, Adriana Calcanhotto faz homenagem ao povo carioca em uma canção que destaca algumas das suas características mais marcantes como a alegria, o bronzeado, a modernidade e a inteligência.

 

8 – Pé do Meu Samba, de Caetano Veloso, 2002.

O baiano Caetano Veloso escreveu essa canção especialmente para a carioca Mart’nália. Na letra, ele traz várias referências a locais e acontecimentos do Rio de Janeiro, como a Feira de São Cristóvão, o Largo do Estácio e a Pedra do Sal, para homenagear a cantora, que é a cara do Rio de Janeiro.

 

9 – Rio Eu Te Amo – Gilberto Gil, 2014

 

Em 2014, Gilberto Gil fez mais uma música para homenagear a cidade que o acolheu. A canção faz parte do filme de mesmo nome, terceiro filme da franquia Cities of Love, do qual fazem parte as produções Paris, Je T’aime e New York, I Love You. Nele, dez diretores de diferentes regiões do mundo filmam pequenas histórias ambientadas em vários pontos da cidade.

 

10 – Meu Lugar – Arlindo Cruz e Mauro Diniz, 2007

Claro que não podia faltar um dos estilos musicais mais cariocas: o samba. Arlindo Cruz coloca em sua letra uma grande celebração de um dos bairros mais tradicionais no Rio, Madureira, e  também  faz referência aos bairros do entorno e a personalidades da região.

 

Tags relacionadas

aniversário aniversário do rio de janeiro brasil capital carioca carioca cidade maravilhosa comemoração erre jota festa Livia Nolla MPB Música Brasileira musica popular brasileira Rio Rio de Janeiro RJ
< Notícia Anterior

75 anos de Jorge Aragão

01.03.2024 10:00
75 anos de Jorge Aragão
Próxima Notícia >

Viva, Jards Macalé!

03.03.2024 14:33
Viva, Jards Macalé!
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business