Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Zeca Pagodinho é empossado como Imortal da Academia Brasileira de Cultura

novabrasilfm
06:00 08.12.2021
Samba nova

Zeca Pagodinho é empossado como Imortal da Academia Brasileira de Cultura

Na última quarta-feira, dia 01 de dezembro, Zeca Pagodinho – um dos  maiores e mais importantes nomes da música popular brasileira e, principalmente, do samba – foi empossado Imortal da recentemente criada Academia Brasileira de Cultura. Ocupando a cadeira 29, cujo patrono é o cantor Francisco Alves (1898 – 1952), Zeca foi condecorado em uma … Continued

novabrasilfm - 08.12.2021 - 06:00
Zeca Pagodinho é empossado como Imortal da Academia Brasileira de Cultura
Zeca Pagodinho | Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, dia 01 de dezembro, Zeca Pagodinho – um dos  maiores e mais importantes nomes da música popular brasileira e, principalmente, do samba – foi empossado Imortal da recentemente criada Academia Brasileira de Cultura.

Ocupando a cadeira 29, cujo patrono é o cantor Francisco Alves (1898 – 1952), Zeca foi condecorado em uma cerimônia ao lado de nomes como Elisa Lucinda, Fátima Bernardes e Rosamaria Murtinho, no Centro Cultural Cesgranrio, no Rio de Janeiro, recebendo um fardão e uma medalha, que logo fez questão de postar em suas redes.

Ele ainda interpretou emocionado – ao lado da cantora lírica Carla Rizzi – a clássica canção em sua voz, Deixa a Vida Me Levar (de Serginho Meriti e Eri do Cais), durante a cerimônia de posse.

A Academia Brasileira de Cultura foi criada por Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio, com o objetivo de fortalecer a cultura em nosso país. Ela oferece 50 cadeiras no momento, ocupadas por outras figuras importantes para a nossa cultura como a cantora Elza Soares (que não foi à cerimônia, mas já ocupa uma das cadeiras, com muito mérito, fazendo jus à categoria “Imortal”), os atores Lilia Cabral e Ney Latorraca e o jornalista, radialista e musicólogo Ricardo Cravo Albin.

O sambista e os outros Imortais terão como missão atuar, cada vez mais, em ações e projetos que tenham a arte como condutor da educação

Confeccionado nas cores vinho e dourado pelo Instituto Zuzu Angel, o fardão recebido pelos Imortais representa o amor e a riqueza de espírito e foi distribuído entre autores, escritores, coreógrafos, músicos e produtores culturais.

A veste é acompanhada por um medalhão criado pelos artistas Welton Moraes e Victor Zott, em que estão representados símbolos brasileiros, como: a folha de guaraná, a palmeira, os bicos de tucano e um pandeiro estilizado.

“Juntos teremos força. Nossos ideais hão de prosperar. E de mãos dadas, mercê da nossa experiência em cada área da cultura, a faremos eternamente presente na vida de nossos conterrâneos, protegendo e incentivando a todos que, como nós, dedicamos nossa vida à Cultura, em suas diferentes formas. Em conjunto, nascemos com forte ideal”, declarou Carlos Alberto durante a cerimônia.

Tags relacionadas

Zeca Pagodinho
< Notícia Anterior

Elba Ramalho e Fagner planejam álbum em homenagem a Luiz Gonzaga

07.12.2021 06:00
Elba Ramalho e Fagner planejam álbum em homenagem a Luiz Gonzaga
Próxima Notícia >

27 anos sem Tom Jobim

08.12.2021 09:00
27 anos sem Tom Jobim
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business