Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Rashid, o samurai do rap, no+Preta

Novabrasil
14:00 27.04.2023
Brasilidade

Rashid, o samurai do rap, no+Preta

Hora de pedir licença aos que vieram antes! Hora de mergulhar nas memórias musicais mais pretas! O rapper Rashid é o convidado da semana, encerrando o mês de abril com papo cabeça. Michel Dias Costa é o nome artístico do rapper, compositor, produtor musical, cineasta e escritor Rashid. Nasceu em São Paulo, mas morou em … Continued

Novabrasil - 27.04.2023 - 14:00
Rashid, o samurai do rap, no+Preta
Rashd | Foto: Ênio César / Divulgação

Hora de pedir licença aos que vieram antes! Hora de mergulhar nas memórias musicais mais pretas! O rapper Rashid é o convidado da semana, encerrando o mês de abril com papo cabeça.

Michel Dias Costa é o nome artístico do rapper, compositor, produtor musical, cineasta e escritor Rashid. Nasceu em São Paulo, mas morou em Lavras, em Minas Gerais, dos 13 aos 17 anos.

Sobrevivendo no Inferno (1997), do Racionais MC’s, foi o primeiro disco que escutou sabendo que era rap, por volta dos 12 anos. Com 13, já tentava escrever suas rimas. Foi ao ouvir, tentar e praticar que foi aperfeiçoando sua arte.

Na virada para os anos 2000, também começou a escutar outra cena do rap, com Kamau, Marechal e o grupo SP Funk, por exemplo. As duas vertentes o inspiraram para construir seu eu artístico, antes com o nome artístico “Moska” e depois, como “Rashid” (“justo”, “verdadeiro”, na língua árabe).

Rashid é o convidado do +Preta, com Adriana Couto | Foto: novabrasil

Em 2006, começou a atuar nas batalhas da Santa Cruz e na Rinha dos MCs, apresentado por Criolo, junto com o DJ Dandan. Estava com Emicida, seu amigo de adolescência, na primeira vez que foi a Rinha. Rashid considera que as batalhas foram uma verdadeira escola. Com o tempo, destacou-se na cena e conseguiu títulos importantes, como o “Galo de Ouro”.

Em 2007, participou da Liga dos MCs, onde obteve maior projeção. Em 2010, lança seu primeiro EP A Hora de Acordar, com nove faixas. Em 2011, lançou sua mixtape Dádiva e Dívida e, no ano seguinte, foi indicado ao VMB (MTV Brasil) na categoria Artista Revelação e Hit do Ano.

“Estou entregando a minha vida aqui, então só pode dar certo.” diz Rashid sobre carreira no rap

Atualmente, Rashid é nome consolidado do rap nacional, com prêmios, discografia com mais de 7 projetos e shows internacionais na carreira. Em 2022, lançou o álbum áudio-filme Movimento Rápido dos Olhos, o qual ele conversa mais sobre com Adriana Couto.

Rashid se inspira na cultura oriental desde os tempos das batalhas de rap. O samurai é um símbolo importante do recente trabalho por conta da identificação do artista com a filosofia do “guerreiro que não pode perder”.

Rashid em fotos de divulgação do álbum “Movimento Rápido dos Olhos” | Foto: Ênio César/Divulgação

O rapper descreve o ambiente do álbum como “um filme de Akira Kurosawa num cenário de Bacurau” para trazê-lo para o ambiente brasileiro.

“Uma amiga muito próxima nossa, ela olhou a capa do disco (ela frequentadora de terreiros), disse: ‘eu vejo Ogum nessa capa, eu não vejo um samurai, porque é um guerreiro também’. Pô, é muito louco como as coisas se entrelaçam, mesmo sem a gente necessariamente fazer de propósito.”

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘+Preta’

+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades.

Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.

A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança.

No comando do microfone, a apresentadora Adriana Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.

Confira a playlist oficial do programa:


Tags relacionadas

+preta Adriana Couto ancestralidade brasilidade didi couto Diversidade faixa das dez hip hop mais preta memórias musicais mais pretas Movimento Rápido dos Olhos MPB música preta brasileira negritude novabrasil novabrasil programas rashid rashid mc
< Notícia Anterior

#4 ForasDeSérie | AYRTON SENNA: 3 filmes sobre Ayrton Senna

27.04.2023 12:00
#4 ForasDeSérie | AYRTON SENNA: 3 filmes sobre Ayrton Senna
Próxima Notícia >

32 anos sem Gonzaguinha: 29 músicas para celebrar seu talento

27.04.2023 15:00
32 anos sem Gonzaguinha: 29 músicas para celebrar seu talento
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business