Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Otite canina: o que é; cuidados e prevenção

Novabrasil
15:44 08.05.2024
CONTEÚDO PATROCINADO POR
Logo_Neptra-(1)
Jornalismo

Otite canina: o que é; cuidados e prevenção

Kathi Drisner explica essa inflamação que impacta o canal auditivo externo dos cães

Novabrasil - 08.05.2024 - 15:44
Otite canina: o que é; cuidados e prevenção
Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento do problema, incluindo infecções bacterianas. Foto: Divulgação

Seu cão está constantemente balançando ou coçando a cabeça, como se estivesse dançando ao som de uma música super agitada? Bem, na verdade, pode ser que ele esteja lidando com um caso de otite canina!

No último episódio do Áudio Caramelo, Kathi Drisner aborda o tema de uma forma leve e descontraída, trazendo informações relevantes sobre o assunto.

A otite canina é uma condição comum que pode afetar seu pet em algum momento de sua vida. É importante entender as causas, sintomas e tratamentos dessa condição para garantir o bem-estar e a saúde de seu animal de estimação.

Mas afinal, o que é a Otite Canina?

A otite canina é uma inflamação que impacta o canal auditivo externo dos cães, podendo, em alguns casos, se estender para outras regiões, como o ouvido médio e interno, resultando em um grande desconforto. Se não tratada adequadamente, essa condição pode desencadear complicações graves, incluindo infecções severas e até mesmo perda auditiva. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais e estabelecer uma rotina de consultas com um médico veterinário.

Quais são as causas e os principais pontos de atenção?

Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento do problema, incluindo infecções bacterianas, fúngicas ou parasitárias. Outras causas comuns incluem alergias, acúmulo de cerúmen e corpo estranho no canal auditivo do cão. Além disso, acredita-se que algumas raças de cães são mais suscetíveis a desenvolver otite devido à anatomia de suas orelhas.

Os sintomas podem variar, mas geralmente incluem coceira excessiva nas orelhas, sacudidas frequentes da cabeça, odor desagradável vindo das orelhas, secreção anormal e sensibilidade ao toque. Ressaltamos que se o seu cão apresentar algum desses sintomas, é importante consultar um veterinário para um diagnóstico preciso.

Tratamento e Prevenção da Otite

O tratamento da otite canina irá depender de cada caso. Somente o veterinário pode prescrever medicamentos tópicos, como gotas auriculares ou pomadas, para tratar infecções bacterianas ou fúngicas ou até outros tipos de tratamentos.

Se acaso o seu cachorro precise de ajuda, não deixe de consultar este profissional e perguntar a ele sobre o Neptra, que possui uma composição exclusiva para o tratamento da Otite Externa Canina em só uma dose.

Como prevenção é importante limpar regularmente as orelhas do seu cão e manter uma boa higiene. Evite inserir objetos estranhos no canal auditivo do seu cão e consulte regularmente um veterinário para exames de rotina. Além disso, se o seu cão tiver alergias conhecidas, é importante gerenciá-las adequadamente para reduzir o risco de otite.

E para continuar aprendendo sobre diversos temas do mundo dos pets, não deixe de conferir o podcast Áudio Caramelo com Kathi Drisner no seu player preferido de áudio.

Tags relacionadas

#novabrasil Audio Caramelo cães jornalismo Kathi Drisner notícias Otite canina
< Notícia Anterior

Neta de João Gilberto, de 8 anos, prepara lançamento do 1º álbum

08.05.2024 15:10
Neta de João Gilberto, de 8 anos, prepara lançamento do 1º álbum
Próxima Notícia >

Diego Amorim: "O que aprenderemos com a tragédia no Rio Grande do Sul"?

08.05.2024 17:25
Diego Amorim: "O que aprenderemos com a tragédia no Rio Grande do Sul"?
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business