Ouça ao vivo
No ar agora

Zudizilla: principal nome do rap gaúcho, no Vitrine Novabrasil

Lívia Nolla
15:41 02.11.2023
Música

Zudizilla: principal nome do rap gaúcho, no Vitrine Novabrasil

O rapper, cantor, compositor, produtor musical e designer Zudizilla é o principal nome do rap gaúcho na atualidade e um dos maiores nomes do rap nacional. O artista esteve no programa Vitrine Novabrasil, para conversar com Lívia Nolla sobre sua vida e carreira. Sobre Zudizilla Zudizilla carrega em suas letras reflexões, dores … Continued

Lívia Nolla - 02.11.2023 - 15:41
Zudizilla: principal nome do rap gaúcho, no Vitrine Novabrasil
Zudizilla | Foto: Noelia Nájera / Divulgação
por Lívia Nolla

O rapper, cantor, compositor, produtor musical e designer Zudizilla é o principal nome do rap gaúcho na atualidade e um dos maiores nomes do rap nacional. O artista esteve no programa Vitrine Novabrasil, para conversar com Lívia Nolla sobre sua vida e carreira.

Zudizilla no Vitrine Novabrasil
Zudizilla | Foto: Noelia Nájera / Divulgação

Sobre Zudizilla

Zudizilla carrega em suas letras reflexões, dores e a luta sobre o racismo do cotidiano e que insiste em embrenhar cada vez mais nas estruturas da sociedade. Com forte influência do hip hop e do jazz, também bebe na fonte da música popular brasileira.

Nascido em meados dos anos 80, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o artista traz forte influência do hip hop e do jazz, e também bebe na fonte da música popular brasileira. Além da música, Zudizilla sempre traz aos seus projetos um olhar afiado e com diversas referências audiovisuais, que personificam imageticamente suas rimas e canetadas, complementando a sua obra.
Designer por profissão, grafiteiro por essência, artista plástico de coração e mc por excelência, a arte sempre esteve presente na vida de Zudizilla.

“A arte foi uma das coisas que me ajudou muito a pensar e repensar a minha existência.”

Ao longo da carreira já lançou mixtape, dois EPs e quatro álbuns. O mais recente deles, lançado em 2023, encerra uma importante e aclamada trilogia, Zulu, que ele chama de Ópera Preta e que conta com: o Volume 1 – De Onde Eu Possa Alcançar o Céu Sem Precisar Deixar o Chão; o Volume 2 – De César a Cristo; e o Volume 3 – Quarta Parede; todos eles com curtas-metragens ligados ao álbum.
Ele contou para Lívia Nolla um pouco sobre a sua relação com a arte e o processo de cada um desses trabalhos, todos muito bem avaliados pelo público e pela crítica.  Zudi também falou sobre como foi crescer um rapper preto na Região Sul do país:
“Existe um esforço muito grande da região Sul do país em apagar todo o traço do povo preto. O próprio hino do Rio Grande do Sul fala: ‘O povo que não tem virtude acaba por ser escravo’. (…) O Rio Grande do Sul se esforça muito pra nos apagar e nos invisibilizar, mas é impossível, porque a gente têm realeza no DNA e a gente não acaba.”
Zudizilla também comentou sobre um não-lugar experienciado pelo povo negro do Sul do país:
“Foi muito chocante chegar em São Paulo e ter que convencer as pessoas a acreditarem que eu sou de onde eu sou. Porque, do lugar de onde eu sou, ninguém quer que eu seja. E nos outros lugares, a galera não acredita que eu exista. É um não lugar: é difícil criar personalidade e identidade a partir disso. Tem apagamento histórico, tem apagamento de documento, tem a nossa morte física e tem essa segunda morte histórica, da nossa personalidade, que é inexistente.” 
Ouça o episódio do Vitrine Novabrasil com Zudizilla na íntegra:

Assista um trecho em vídeo:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da Novabrasil para te apresentar as novidades da música popular brasileiras e celebrar nomes expoentes da cena nacional, trazendo mais diversidade e pluralidade para a nossa programação.

Apresentado por Lívia Nolla – cantora, atriz, comunicadora e pesquisadora musical – é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

cena musical contemporânea hip hop Livia Nolla MPB música popular brasileira nova cena mpb novidades rap rap gaúcho Rap nacional vitrine vitrine novabrasil zudizilla
< Notícia Anterior

25 anos sem Jovelina Pérola Negra

02.11.2023 10:00
25 anos sem Jovelina Pérola Negra
Próxima Notícia >

8 músicas da MPB que ganharam vida em outros ritmos. Confira!

03.11.2023 09:30
8 músicas da MPB que ganharam vida em outros ritmos. Confira!