Veja tudo sobre a banda Francisco, el Hombre

F.Content
09:30 28.04.2022
Música

Veja tudo sobre a banda Francisco, el Hombre

Francisco, el Hombre é uma banda que surgiu no ano de 2013, na cidade de Campinas, em São Paulo. Os responsáveis pela formação do grupo musical foram os irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte.  Francisco, el Hombre produziu a canção “Triste, Louca ou Má”, que fez com que a banda fosse indicada ao … Continued

Avatar F.Content
- 28.04.2022 - 09:30
Veja tudo sobre a banda Francisco, el Hombre
O grupo Francisco, El Hombre formada por Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, Juliana Strassacapa, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes. | Foto: Azevedo Lobo (Grão).

Francisco, el Hombre é uma banda que surgiu no ano de 2013, na cidade de Campinas, em São Paulo. Os responsáveis pela formação do grupo musical foram os irmãos mexicanos naturalizados brasileiros Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte. 

Francisco, el Hombre produziu a canção “Triste, Louca ou Má”, que fez com que a banda fosse indicada ao Grammy Latino em 2017 como melhor canção em língua portuguesa. Se você curte as músicas de Francisco, el Hombre e quer saber mais sobre essa banda, leia este artigo!

O grupo ‘Francisco, El Hombre’ formada por Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, Juliana Strassacapa, Andrei Martinez Kozyreff e Helena Papini. | Foto: Azevedo Lobo (Grão).

Quem são os integrantes da banda Francisco, el hombre?

O grupo musical Francisco, el Hombre foi formado em 2013 pelos irmãos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte. Conforme o tempo, outros integrantes passaram a fazer parte da banda. Atualmente, os integrantes são: Sebastián Piracés-Ugarte, Mateo Piracés-Ugarte, Juliana Strassacapa, Andrei Martinez Kozyreff e Helena Papini.

O quinteto produz canções que misturam elementos do Brasil e do México, além de outros países da América Latina. Tudo isso é feito com base na experiência dos integrantes adquirida em viagens. O resultado dessa “mistura” são canções cantadas tanto em português quanto em espanhol. O grupo afirma que se encaixa em um gênero musical chamado de “pachanga folk”, que significa uma fusão entre batucada e música latina.

Agora que você já sabe quem faz parte da banda Francisco, el Hombre, continue a leitura deste artigo para conhecer mais detalhes sobre a carreira desse grupo. Veja!

Conheça a carreira de Francisco, el Hombre

Os irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte viajaram pelo mundo com instrumentos. Em meados dos anos 2000, resolveram se naturalizar brasileiros e mudaram para o distrito de Barão Geraldo, em Campinas, São Paulo.

A banda Francisco, el Hombre foi idealizada em razão do fato de que eles pretendiam largar empregos, faculdades e outros padrões da sociedade.

Até o ano 2015, o grupo musical já tinha feito duas turnês sul-americanas, sendo que a segunda foi chamada de “Mochilazo”. No início de 2015, após um show realizado em Mendoza, na Argentina, sofreram um assalto e perderam todos os seus pertences, como documentos e instrumentos. Diante disso, tiveram que pedir ajuda para a população local e amigos e precisaram fazer apresentações nas ruas com instrumentos emprestados, mas, só assim conseguiram juntar fundos para voltar ao Brasil.

Em abril de 2015, a banda Francisco, el Hombre fez o lançamento de um EP chamado de “La Pachanga!”, formado por seis faixas autorais. No dia 7 de maio de 2015, o evento de lançamento aconteceu no Centro Cultural São, onde também ocorreu a gravação de um vídeo para a música “Dicen”. O EP também conta com a faixa “Minha Casa”, a única totalmente em português e que foi desenvolvida na África.

Em 2016, iniciaram a campanha #VaiPraCuba, que foi feita com a intenção de financiar um documentário sobre a ilha, aproveitando a viagem para Havana para participar do projeto “El Sur Suena”, no festival América por Su Música. No meio do ano, Francisco, el Hombre fez uma turnê latino-americana.

No mês de junho de 2016, a banda lançou um vídeo para a música “Calor da Rua”, produzida por Curumin e Zé Nigro. Essa música é sobre violência doméstica e é uma das principais faixas do primeiro álbum completo do quinteto, denominado SOLTASBRUXA.

Três após o lançamento do videoclipe da música “Calor da Rua”, o grupo musical lançou seu segundo álbum de estúdio, chamado de Rasgacabeza. Em junho de 2020, para anunciar a saída do baixista Rafael Gomes, um novo single foi produzido e intitulado de “Despedida”. No mesmo ano, a função foi ocupada por um novo nome, Helena Papini, indicado por Rafael.

Em outubro de 2021, após o período de isolamento em razão da pandemia da Covid-19, Francisco, el Hombre lançou seu terceiro disco de estúdio, Casa Francisco.

A carreira do grupo musical Francisco, el Hombre é bastante interessante e marcante para a música. Você sabia que essa banda foi indicada ao Grammy Latino? Entenda mais sobre isso, a seguir!

Veja também:

Indicação ao Grammy Latino

Em 2017, uma das canções mais famosas da banda Francisco, el Hombre, “Triste, Louca ou Má”, foi indicada ao Grammy Latino como a melhor canção em língua portuguesa. A competição aconteceu com Nando Reis, AnaVitória, Diogo Nogueira e Silva.

“Triste, louca ou má” faz parte do primeiro álbum da banda, SOLTASBRUXA, lançado em 2016. O clipe da canção foi gravado neste mesmo ano durante a turnê #VaiPraCuba. A música “Triste louca ou má” é uma composição de Ju Strassacapa, cantor, e faz uma crítica social a respeito do comportamento de emancipação das mulheres. Também retrata desafios enfrentados por mulheres que querem ter controle sobre suas próprias vidas, sem serem comandadas ou julgadas.

Existem curiosidades sobre a banda Francisco, el Hombre. Quer descobrir quais são elas? Então, prossiga com a leitura para o próximo tópico deste artigo!

2 curiosidades sobre Francisco, el hombre

Para conhecer ainda mais sobre a banda Francisco, el Hombre, separamos duas curiosidades sobre o quinteto. Veja!

1. Documentário

A união entre elementos do México e do Brasil tornou a banda Francisco, el Hombre como um dos maiores símbolos da variedade sonora da América Latina. 

O sucesso da banda aconteceu graças às apresentações em festivais independentes pelo Chile e pelo Brasil. Em 2012, a banda foi tema de um documentário sobre a trajetória dos irmãos mexicanos, desenvolvido pela Pulsa Nova Música.

2. Nome da banda

O nome da banda surgiu como uma homenagem ao ancião Francisco, el Hombre da obra “Cem anos de Solidão”, do escritor colombiano Gabriel Garcia Marques. A inspiração aconteceu em razão do fato do personagem da obra viver explorando a América Latina e trazendo experiências vividas para o seu povoado de origem.

Francisco, el Hombre é um quinteto que carrega muitas particularidades graças à variedade de elementos que fazem parte de suas letras e ritmos. Por esse motivo, você precisa inserir canções dessa banda na sua playlist. 

A seguir, você verá alguns títulos de álbuns e composições que não podem faltar na sua playlist.

Álbuns e composições que não podem faltar na sua playlist

A essência da banda Francisco, el Hombre envolve o pop, o funk, a MPB e a música latina. Entre os álbuns que você deve conhecer estão: SOLTASBRUXA, RASGACABEZA e Casa Francisco. 

As canções mais marcantes do grupo musical são: “Triste, Louca ou Má”, “Despedida”, “Olha a Chuva”, “Se Não Fosse por Ontem” e “Nada Conterá a Primavera”.

Ao final da leitura deste artigo, você conheceu tudo sobre a banda Francisco, el Hombre. Gostou do nosso conteúdo? Então, navegue pelo nosso site e confira outros artigos aqui da NovaBrasil FM. Se você quiser mais sugestões de canções para adicionar na sua playlist, que tal conhecer as músicas de Ney Matogrosso?

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Brasilidades cultura cultura brasileira cultura nacional Francisco el Hombre francisco el hombre triste louca ou má Notas musicais
< Notícia Anterior

Rael no Radar!

27.04.2022 16:25
Rael no Radar!
Próxima Notícia >

Conheça os novos talentos da MPB

28.04.2022 12:00
Conheça os novos talentos da MPB