8 sucessos da música infantil regravados por artistas da MPB
8 sucessos da música infantil regravados por artistas da MPB
Se teve uma coisa que não faltou para a Geração dos Millenials foi música infantil. Explorando imaginários da infância, como doces, brincadeiras e até paixões inocentes dessa época da vida, as canções se tornaram verdadeiros sucessos e os discos estavam presentes nas casas de todo mundo! Hoje, com tantas formas de entretenimento, principalmente pelo avanço … Continued
Se teve uma coisa que não faltou para a Geração dos Millenials foi música infantil. Explorando imaginários da infância, como doces, brincadeiras e até paixões inocentes dessa época da vida, as canções se tornaram verdadeiros sucessos e os discos estavam presentes nas casas de todo mundo!
Hoje, com tantas formas de entretenimento, principalmente pelo avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as crianças estão em contato com diversas novidades desde muito pequenas e os lançamentos de músicas são mais velozes do que nunca, rapidamente um hit surge e substitui outro.
No entanto, apesar de tantas novidades, clássicos que marcaram gerações nunca serão esquecidos e uma das melhores maneiras de fazer com que novas gerações conheçam canções antigas e a obra se torne atemporal são as regravações.
Pensando nisso, separamos 8 sucessos da música infantil que ganharam regravações por nomes da MPB. Confira a seguir as melhores:
1. Peixe Vivo – João Bosco
“Como pode um peixe vivo viver fora da água fria…”, é muito provável que você saiba essa música de cor e salteado, mas e na voz de João Bosco?
A canção faz parte do folclore mineiro e se trata de uma cantiga de roda. Um fato curioso sobre essa música é que Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, era saudado com ela por onde passava, até hoje a cantiga é uma marca do político. Inclusive, Peixe Vivo foi cantada até em seu velório.
Em 1995, João Bosco regravou a canção popular pela Sony Music.
2. Meu Limão, Meu Limoeiro – Wilson Simonal
A música Meu Limão, Meu Limoeiro é tão antiga quanto Peixe Vivo. Alguns pesquisadores acreditam que sua origem seja do folclore baiano.
A primeira vez que foi gravada por alguém foi em 1910, pela pianista Carolina Cardoso de Menezes e Francisco Pereira.
A música foi interpretada por diversos artistas ao longo dos anos, por isso ganhou diferentes versões. Wilson a regravou em 1966, em seu disco Meus Momentos: Wilson Simonal.
3. Teresinha – Chico Buarque
Teresinha também não é uma música recente.
Você sabia que a música de ninar Teresinha de Jesus é uma adaptação dela? Pois é, além de fazer sucesso em sua versão original, Teresinha inspirou outra grande composição brasileira.
Em 1977, Chico Buarque fez sua gravação da música e até hoje sua voz é lembrada na letra.
4. Se Essa Rua Fosse Minha – Ana Carolina
Se Essa Rua Fosse Minha é uma música popular brasileira que atravessou gerações e até hoje é lembrada pelas antigas e novas gerações.
Algumas fontes afirmam que a canção foi criada por um autor desconhecido no século XIX em homenagem à Princesa Isabel, mas não se sabe ao certo.
A regravação feita por Ana Carolina data de 2016. Sua voz deixa a música ainda mais bonita e, até mesmo, mais triste.
5. Se Enamora – Tiê
Se Enamora é uma música sobre amor e crush na infância. A canção fala sobre o mais puro e inocente amor, por isso permanece até hoje nos corações de quem viveu na época de lançamento.
A música não é brasileira, mas sim italiana, e sua origem data de 1982. Lá na Itália a música foi batizada como È L’Amore (É o Amor, em tradução literal) e foi gravada pelos cantores infantis Loris Salzano e Monica Martelli.
Depois de muitas versões, inclusive brasileiras, Se Enamora foi regravada por Tiê em meados de 2009.
6. Atirei o Pau no Gato – Nara Leão
É difícil dizer quando e como surgiu a canção Atirei o Pau no Gato, visto que é uma canção de roda bastante antiga. Mas sua atemporalidade é um fato indiscutível.
Em 1975, Nara gravou o sucesso em sua voz no disco Nara Leão Dia das Crianças Especial.
7. Super Fantástico – Péricles feat Maria Helena
A canção Super Fantástico é um dos maiores clássicos da MPB infantil dos anos 80. A música foi originalmente gravada pelo grupo Turma do Balão Mágico, que surgiu em 1982 e, em sua primeira formação, era composto por Simony, Tob e Mike. Posteriormente, o grupo deu origem a um programa infantil na Rede Globo, chamado Balão Mágico.
A canção original foi lançada em 1983 e, este ano, o cantor Péricles lançou uma regravação que contou com a participação de sua filha Maria Helena.
8. O Caderno – Toquinho e Sandy
Outra regravação de um grande clássico é da canção O Caderno. Originalmente, a música faz parte do álbum Casa de Brinquedos, composto por músicas que falem de crianças e para crianças, lançado em 1983 por Toquinho, um dos maiores nomes da música nacional.
Recentemente, o cantor lançou uma nova versão da música com participação de Sandy. A regravação faz parte do projeto de lançamento do álbum Novas Cores, Eternas Canções, onde Toquinho está relançando clássicos da MPB com versões mais modernas e participações especiais, como Giulia Be e Carlinhos Brown.
MPB na educação infantil
Você já sabe a importância das regravações para que músicas como essas se mantenham no imaginário popular, mas você sabia que um dos jeitos de apresentar esses clássicos da música infantil para as crianças é na educação infantil?
O contato com a música na infância é essencial para o desenvolvimento da criança, uma vez que ajuda a desenvolver habilidades cognitivas, além de estimular a expressão e identificação e promover experiências culturais.
Ter contato com a MPB infantil pode ser ainda mais benéfico, uma vez que a criança conhece sua própria cultura e ouve músicas que façam sentido em sua realidade, explorando sentimentos comuns nesta faixa etária.
Uma das maneiras de promover esse contato na educação infantil é por meio da apresentação de regravações de sucessos da MPB, que, por serem mais novas, podem conquistar melhor esse público, por fazer mais sentido em seu contexto social e temporal.
Agora, se você viveu a época das músicas que estão na lista, tenho certeza que bateu uma nostalgia, não é mesmo?!
Com o coração aquecido por cada música infantil citada aqui, você já pode aproveitar para colocar as crianças da nova geração em contato com a MPB infantil, explorando todos os benefícios que essa experiência cultural pode promover na infância. E, se você curtiu este conteúdo, continue acompanhando a Novabrasil para se manter por dentro de tudo o que rola na música popular brasileira!